Eu confesso que não gostei da linha quando saiu, e foi a pá de cal que matou meu interesse em continuar acompanhando os livros finais da 4e, que só fui ler bem mais tarde. Não gosto de algumas mudanças, como o update de Magic Missile pra uma versão "clássica" que na verdade inutilizou ele, ou os novos talentos de Expertise, que beiram a quebra voluntária de power creep.
Porém, eu abro uma exceção pra duas classes Essentials que eu não me incomodo se algum jogador quiser usar: Slayer e Elementalist. Eu gosto da complexidade padrão da 4e, e erroneamente assumo que todo mundo que joga na minha mesa também gosta. Porém, quando uma jogadora minha se mostrou MUITO mais satisfeita quando converteu a feiticeira dela pra uma elementalista, eu não vejo motivos pra impedir essas classes com menos opções, se for a opção do jogador em si.
Dito isso, fique longe, e se mantenha só nos três PHB, nos livros "Power" (Martial Power, Arcane Power, etc), e nos dois Adventurer's Vault. Isso sozinho te dá opção pra jogar por anos.