Eu não vejo Dark Sun como um cenário mais mortal que nenhum outro. Ele é possivelmente um cenário mais hostil, onde você tem poucos portos seguros para se apoiar.
O que eu vejo em Dark Sun é um mundo duro, onde as pessoas são sobreviventes e acostumadas a zelar por sí mesmos antes de olhar pelo outro. Um exemplo clássico seria o seguinte.
Em Forgotten Realms se um viajante chegar as portas de uma vila ferido e sangrando os aldeões possivelmente vão tratar os ferimentos dele e alimenta-lo até ele ficar bom.
Em Ravenloft se um viajante chegar as portas de uma vila ferido e sangrando os aldeões possivelmente vão prende-lo, acusa-lo de ser um monstro e até que ele prove o contrário correrá um sério risco de morrer queimado em uma fogueira.
Em Dark Sun se um viajante chegar as portas de uma vila ferido e sangrando os aldeões possivelmente vão bater com a porta na sua cara, craveja-lo de flechas e usar o seu corpo para alimentar os halflings canibais que atacam a vila periodicamente na esperança de que a sua carne dura e ossuda faça algum deles engasgar e morrer.
O que caracteriza bem o cenário são as escolhas que normalmente são apresentadas onde qualquer opção é ruim devido a hostilidade do cenário. Lembro que tem uma aventura onde você inicia como um escravo capturado, e quando você consegue escapar não há comida para todos os escravos restantes. Você então se vê em um dilema entre deixar os outros morrerem de fome ou correr o risco de morrer de fome junto com eles. Sendo que já vi soluções piores, como matar os outros escravos e até comer os outros escravos...