Aí, está vendo? É exatamente disso que eu estou falando...
"Os magos são mais poderosos"... "Os clérigos são mais poderosos"... "os druidas são mais poderosos"...
Eu só queria que vocês percebessem que ninguém se importa realmente com isso. Ninguém.
Só para citar uma conclusão lógica, qualquer mestre que se importasse o mínimo com isso tomaria uma das seguintes decisões: ou proibiria as classes mais fracas pela sua desvantagem inerente, ou proibiria as classes mais poderosas devido às vantagens inerentes, ou regularia tudo (TUDO) com umas regras caseiras, resolvendo o desequilíbrio. E aí, qual foi a última vez em que você viu um mestre desaconselhar (para não dizer PROIBIR) o uso de um personagem guerreiro, patrulheiro, druida, ladino, etc?
E, novamente, esse desequilíbrio existe deeeeeesde 1974, em todas as edições, e todas elas venderam bem, e todo o mundo jogou, e todo o mundo se diverte... eu realmente falho em ver o problema de um ponto de vista prático, de consumidor e planejador de RPG's.
Eu escrevi no meu dead-blog há uns 3 ou 4 anos atrás um texto sobre uma outra coisa: como não ser um babaca na mesa de jogo. Trocado em miúdos, não é porque seu personagem realmente pode resolver todas as situações sozinho e tem os meios para tal, que ele DEVERIA resolver tudo sozinho. No fim das contas, o jogo é colaborativo, qualquer que seja o sistema de regras. E, caso o "profissional da área" falhe em resolver a situação, é sempre bom contar com uma outra pessoa para realizar uma tentativa nova, não é? Isso tudo, é claro, supondo que há condições de diálogo, coleguismo e respeito na mesa de jogo. Agora, se o que você tem é um JOGADOR problemático, me desculpe, não será um sistema mais equilibrado que resolverá a questão. Quem quer causar problemas sempre vai causar problemas.
Por isso, a minha conclusão sobre esse assunto é a seguinte: sim, o [inserir sistema de regras] é desequilibrado, as classes tem diferenças de poder e etc, portanto não galgue sua experiência de jogo em cima disso, porque isso seria coisa de gente babaca. Galgue sua experiência de jogo na colaboração com os outros jogadores, que é o objetivo final de qualquer sistema de RPG, incluindo o [inserir sistema de regras supracitado].
Vá ser feliz: não seja um babaca.
E.