Autor Tópico: Criando desafios para grupos desequilibrados.  (Lida 32510 vezes)

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Offline Luminus

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #75 Online: Fevereiro 04, 2015, 07:54:55 am »
Aí, está vendo? É exatamente disso que eu estou falando...

"Os magos são mais poderosos"... "Os clérigos são mais poderosos"... "os druidas são mais poderosos"...

Eu só queria que vocês percebessem que ninguém se importa realmente com isso. Ninguém.
Só para citar uma conclusão lógica, qualquer mestre que se importasse o mínimo com isso tomaria uma das seguintes decisões: ou proibiria as classes mais fracas pela sua desvantagem inerente, ou proibiria as classes mais poderosas devido às vantagens inerentes, ou regularia tudo (TUDO) com umas regras caseiras, resolvendo o desequilíbrio. E aí, qual foi a última vez em que você viu um mestre desaconselhar (para não dizer PROIBIR) o uso de um personagem guerreiro, patrulheiro, druida, ladino, etc?

E, novamente, esse desequilíbrio existe deeeeeesde 1974, em todas as edições, e todas elas venderam bem, e todo o mundo jogou, e todo o mundo se diverte... eu realmente falho em ver o problema de um ponto de vista prático, de consumidor e planejador de RPG's.

Eu escrevi no meu dead-blog há uns 3 ou 4 anos atrás um texto sobre uma outra coisa: como não ser um babaca na mesa de jogo. Trocado em miúdos, não é porque seu personagem realmente pode resolver todas as situações sozinho e tem os meios para tal, que ele DEVERIA resolver tudo sozinho. No fim das contas, o jogo é colaborativo, qualquer que seja o sistema de regras. E, caso o "profissional da área" falhe em resolver a situação, é sempre bom contar com uma outra pessoa para realizar uma tentativa nova, não é? Isso tudo, é claro, supondo que há condições de diálogo, coleguismo e respeito na mesa de jogo. Agora, se o que você tem é um JOGADOR problemático, me desculpe, não será um sistema mais equilibrado que resolverá a questão. Quem quer causar problemas sempre vai causar problemas.

Por isso, a minha conclusão sobre esse assunto é a seguinte: sim, o [inserir sistema de regras] é desequilibrado, as classes tem diferenças de poder e etc, portanto não galgue sua experiência de jogo em cima disso, porque isso seria coisa de gente babaca. Galgue sua experiência de jogo na colaboração com os outros jogadores, que é o objetivo final de qualquer sistema de RPG, incluindo o [inserir sistema de regras supracitado].

Vá ser feliz: não seja um babaca.

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #76 Online: Fevereiro 04, 2015, 08:06:45 am »
Citar
Eu só queria que vocês percebessem que ninguém se importa realmente com isso.

Se ninguém se importasse essas reclamações não estariam sendo feitas a principio

Citar
proibiria as classes mais fracas pela sua desvantagem inerente

Muitos mestres não fazem isso por que tem jogadores que mesmo sabendo que essas classes não são grande coisa gostam delas

Citar
ou proibiria as classes mais poderosas devido às vantagens inerentes, ou regularia tudo (TUDO) com umas regras caseiras, resolvendo o desequilíbrio.

AI que esta. o mestre não deveria ser obrigado a consertar o jogo POR QUE ISSO NÃO É TRABALHO DELE


Citar
E, novamente, esse desequilíbrio existe deeeeeesde 1974, em todas as edições, e todas elas venderam bem, e todo o mundo jogou, e todo o mundo se diverte... eu realmente falho em ver o problema de um ponto de vista prático, de consumidor e planejador de RPG's.

Exceto que como o wilken disse um sistema mais equilibrado não machuca quem não se importa com desequilibrio e atrai quem gosta. não vejo por que não se procurar por essa alternativa

Edit: a 4e foi a edição mais equilibrada de D&D e vendeu muito bem

Citar
Agora, se o que você tem é um JOGADOR problemático, me desculpe, não será um sistema mais equilibrado que resolverá a questão.

Não. mas ajuda, por que via de regra ele vai ter que sossegar

Citar
Por isso, a minha conclusão sobre esse assunto é a seguinte: sim, o [inserir sistema de regras] é desequilibrado, as classes tem diferenças de poder e etc, portanto não galgue sua experiência de jogo em cima disso, porque isso seria coisa de gente babaca.

Então eu querer um jogo bem feito onde não importa o personagem que eu faça, ele vai ter utilidade faz de mim um babaca ? eu tenho que me contentar com meu guerreiro tendo só arroz, feijão e bife enquanto o mago tem todo um self service ?



« Última modificação: Fevereiro 04, 2015, 08:33:58 am por Sirus »
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Offline Luminus

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #77 Online: Fevereiro 04, 2015, 08:34:04 am »
Sirus,

É gentileza não distorcer, fatiar e descontextualizar o que eu disse... e, por favor, repita em voz alta essa frase, de sua autoria (fiz só uma contextualização nela, o sentido é o mesmo):

Citar
Muitos mestres não proíbem ou restringem as classes mais fracas porque tem jogadores que mesmo sabendo que essas classes não são grande coisa gostam delas.

Ok.

Pronto.

Entendeu?

Os jogadores GOSTAM DELAS.

Eles GOSTAM DELAS.

Se o desequilíbrio fosse realmente esse problema todo, haveria como gostar? Haveria como se divertir? Não, não haveria. Exceto, talvez, no campo do sadismo e do masoquismo. Mas as pessoas que jogam de guerreiros o fazem porque SE DIVERTEM jogando com guerreiros. "Ah, mas os magos isso, os magos aquilo..." quem liga?

Agora, veja só o tamanho da desimportância da coisa: o mestre mestra, os jogadores jogam, o desequilíbrio está ali, todo o mundo se diverte e pronto. Acabou. Até à próxima sessão de jogo, onde todos os elementos ainda estarão lá, e as pessoas continuarão se divertindo, exceto se houver um babaca à mesa.

Outra coisa: esse "problema" do desequilíbrio é  discutido desde a aurora do RPG e, ao meu ver, ele nunca foi realmente solucionado. Contornado, talvez. Solucionado, nunca. Se vem sendo assim, qual é o diferencial nessa conversa, ou seja, qual é a grande novidade a se apresentar no assunto, qual é a solução mais atual, qual o modelo de sistema de RPG a se seguir, etc? Você por acaso tem essa resposta?

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #78 Online: Fevereiro 04, 2015, 08:42:54 am »
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Se o desequilíbrio fosse realmente esse problema todo, haveria como gostar? Haveria como se divertir? Não, não haveria. Exceto, talvez, no campo do sadismo e do masoquismo.

Exceto que o jogador ficaria bem mais feliz se o guerreiro dele pudesse fazer algo além de eu ataco. eu mesmo já presenciei isso. uma amigo que gostava de guerreiro na 3e gostou ainda mais na 4e, por que, hey ele começou a fazer algo de interessante. Novamente eu gostariade saber o que há de errado em querer uma mudança que não fará mal a ninguém

Citar
Outra coisa: esse "problema" do desequilíbrio é  discutido desde a aurora do RPG e, ao meu ver, ele nunca foi realmente solucionado. Contornado, talvez. Solucionado, nunca. Se vem sendo assim, qual é o diferencial nessa conversa, ou seja, qual é a grande novidade a se apresentar no assunto, qual é a solução mais atual, qual o modelo de sistema de RPG a se seguir, etc? Você por acaso tem essa resposta?

Sabe por que tem tantos jogos alternativos pipocando por ai ? sabe por que tem muito jogador que abandona rpg pra ir procurar por outros tipo de jogo como videogames ? sabe por que a equipe de D&D foi reduzida a meia dúzia de gatos pingados tendo ate seus melhores ilustradores sendo repassados exclusivamente para a divisão de magic ?

Por que os jogadores de hoje em dia não tem mais interesse em rpgs que se mantém presos a 1970
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Offline Luminus

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #79 Online: Fevereiro 04, 2015, 08:59:13 am »
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Exceto que o jogador ficaria bem mais feliz se o guerreiro dele pudesse fazer algo além de eu ataco. eu mesmo já presenciei isso. uma amigo que gostava de guerreiro na 3e gostou ainda mais na 4e, por que, hey ele começou a fazer algo de interessante. Novamente eu gostariade saber o que há de errado em querer uma mudança que não fará mal a ninguém

Bom, todo personagem pode fazer mais do que "eu ataco", exceto se tudo o que há nas aventuras sejam combates. Se a experiência de RPG for reduzida a combates e apenas combates (ou encontros que são uma variação disso) daí temos sim um problema, indiretamente relacionado ao desequilíbrio, mas diretamente relacionado ao foco que se dá ao jogo como um todo. E, se esse seu colega citado realmente passou a "fazer algo de interessante" quando jogou 4e deve ser porque o jogo era basicamente uma sucessão de encontros de combate/testes de perícia, né? Ou tinha alguma coisa fora disso?

Sobre a "mudança que não fará mal a ninguém", é porque ela pode sim fazer mal, muito mal, a muita gente, especialmente porque a primeira coisa que se pensa quando se fala na falta de poder de algumas classes é a redução de poder das classes mais poderosas, o que mexe no âmago dessas classes. É algo como "já que essa classe é incompleta, todas as outras classes também tem de ser incompletas". É como se um ditador manco forçasse a todos nós a mancar também. Não resolve o problema, e faz mal a muita gente.


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Sabe por que tem tantos jogos alternativos pipocando por ai ? sabe por que tem muito jogador que abandona rpg pra ir procurar por outros tipo de jogo como videogames ? sabe por que a equipe de D&D foi reduzida a meia dúzia de gatos pingados tendo ate seus melhores ilustradores sendo repassados exclusivamente para a divisão de magic ?

Por que os jogadores de hoje em dia não tem mais interesse em rpgs que se mantém presos a 1970

Há jogos e jogos dos mais variados tipos porque os seres humanos são propensos a isso. Não tem nada a ver com desequilíbrio. Não tem nada a ver com lucro e prejuízo. Tem a ver com o fato de que algumas pessoas SE DIVERTEM com futebol, e outras com tênis. Algumas com natação, e outras com saltos ornamentais. Alguns com maratona, e outros com alpinismo. As pessoas tem interesses diferentes, pronto. Surgiu um sistema de RPG lá em 1970, ele gerou outros, porque nós seres humanos somos assim. Só isso.

E, sobre a Hasbro mudar funcionários para um lado ou para outro, tem pouco a ver com desequilíbrio, e sim com maximização dos lucros. O que eles fizeram com o D&D Miniatures é testemunho disso.

Finalmente, eu acho que você deveria rever seus conceitos sobre o que é que os RPG's de 1970 propunham, e o que é que os de hoje em dia propõem, especialmente a 4e que você citou. Dê uma olhada também nos "sistemas alternativos" dos dias atuais, nos retroclones e etc... porque se ainda for algo do tipo "heróis em busca de tesouros e itens mágicos invadem subterrâneos repletos de monstros fantásticos e de quebra ainda salvam o mundo", então eu tenho uma notícia ruim para você...

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #80 Online: Fevereiro 04, 2015, 09:09:09 am »
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Há jogos e jogos dos mais variados tipos porque os seres humanos são propensos a isso. Não tem nada a ver com desequilíbrio. Não tem nada a ver com lucro e prejuízo. Tem a ver com o fato de que algumas pessoas SE DIVERTEM com futebol, e outras com tênis. Algumas com natação, e outras com saltos ornamentais. Alguns com maratona, e outros com alpinismo. As pessoas tem interesses diferentes, pronto. Surgiu um sistema de RPG lá em 1970, ele gerou outros, porque nós seres humanos somos assim. Só isso.

E, sobre a Hasbro mudar funcionários para um lado ou para outro, tem pouco a ver com desequilíbrio, e sim com maximização dos lucros. O que eles fizeram com o D&D Miniatures é testemunho disso.

Exceto que não. jogos alternativos fazem sucesso por que tem um design melhor e mais equilibrado. os jogadores podem se divertir sem precisar se contentar com migalha e sem precisar que o mestre intervenha. e isso tira jogadores de D&D, o que significa menos lucro pra wizards/hasbro.  :haha:



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Bom, todo personagem pode fazer mais do que "eu ataco", exceto se tudo o que há nas aventuras sejam combates. Se a experiência de RPG for reduzida a combates e apenas combates (ou encontros que são uma variação disso) daí temos sim um problema, indiretamente relacionado ao desequilíbrio, mas diretamente relacionado ao foco que se dá ao jogo como um todo. E, se esse seu colega citado realmente passou a "fazer algo de interessante" quando jogou 4e deve ser porque o jogo era basicamente uma sucessão de encontros de combate/testes de perícia, né? Ou tinha alguma coisa fora disso?

Ele ficou feliz por que podia fazer coisas interessantes dentro de combate além de causar dano. e ate fora graças aos poderes utilitarios

sem falar que o foco principal de D&D sempre foi o combate

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Sobre a "mudança que não fará mal a ninguém", é porque ela pode sim fazer mal, muito mal, a muita gente, especialmente porque a primeira coisa que se pensa quando se fala na falta de poder de algumas classes é a redução de poder das classes mais poderosas, o que mexe no âmago dessas classes. É algo como "já que essa classe é incompleta, todas as outras classes também tem de ser incompletas". É como se um ditador manco forçasse a todos nós a mancar também. Não resolve o problema, e faz mal a muita gente.

Os únicos jogadores que se incomodariam com classes overpower ficando menos overpower, e com todo mundo se tornando importante seriam os "babacas" que você mesmo sitou  :b


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"heróis em busca de tesouros e itens mágicos invadem subterrâneos repletos de monstros fantásticos e de quebra ainda salvam o mundo"

E se eu disser a você que temática de jogo nada tem haver com funcionalidade de jogo ?

vide dungeon world
« Última modificação: Fevereiro 04, 2015, 09:15:47 am por Sirus »
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Offline Luminus

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #81 Online: Fevereiro 04, 2015, 09:28:49 am »
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Exceto que não. jogos alternativos fazem sucesso por que tem um design melhor e mais equilibrado. os jogadores podem se divertir sem precisar se contentar com migalha e sem precisar que o mestre intervenha. e isso tira jogadores de D&D, o que significa menos lucro pra wizards/hasbro.  :haha:

Por favor, mostre a fonte na qual você embasa esse argumento. Uma entrevista com um autor de um sistema desses de sucesso dizendo isso daí seria o suficiente.

Olha, a Hasbro não dá ao RPG todo esse valor que você pensa... isso está expresso na discrepância de investimentos que há entre Magic e D&D. Mas não estamos aqui discutindo isso, então deixe pra lá. E, como você mesmo disse, a 4e vendeu bem, não é? Vir aqui e dizer que há um argumento embasado em "perda de público" não é/foi o caso até então.

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Ele ficou feliz por que podia fazer coisas interessantes dentro de combate além de causar dano.

sem falar que o foco principal de D&D sempre foi o combate

Foco principal, sim. Única coisa a se fazer, não. Enfim, está explicado: o cara ganhou mais coisas para fazer dentro do combate, e ficou mais feliz. Você por acaso teve um retorno do restante do grupo e do mestre aí dessa mesma mesa? Todo o mundo ficou mais feliz? A campanha continuou? O que é que eles estão jogando hoje em dia?

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Os únicos jogadores que se incomodariam com classes overpower ficando menos overpower, e com todo mundo se tornando importante seriam os "babacas" que você mesmo sitou  :b

Nossa, não mesmo. Nunca. Não é culpa de classes bem refinadas que existam classes rudimentares. E outra, tudo isso se resolve na interação positiva, como já citado. O risco que se corre em retirar de quem tem, nesse caso, é se esbarrar em situações demais onde ninguém pode nada, pois quem podia não pode mais, em função do equilíbrio almejado entre eles e quem já não podia. Frase tosca, mas está aí.

Citar
E se eu disser a você que temática de jogo nada tem haver com funcionalidade de jogo ?

vide dungeon world

Bom, então eu diria que você está errado, mas a discussão aqui não é essa. Ainda não li meu Dungeon World, mas a temática dele não me parece diferente da temática do D&D. Enfim, essa é uma discussão para outro tópico, não esse.

Ainda estou esperando as alternativas que reequilibrem o sistema de jogo, a fim de eliminar essa praga de vez... e, como só temos nós dois aqui discutindo, acho que o restante das pessoas meio que já entendeu o recado.

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Offline Pepilegal

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #82 Online: Fevereiro 04, 2015, 09:48:09 am »
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E pelo visto, eles foram bem sucedidos na empreitada. Claro que tem os mestres Old School puristas que não quiseram nem saber da 5ª edição, mas eu tenho visto um bom número de jogadores/mestres afirmando que essa foi a melhor edição desde o AD&D.
Me encaixo nesse grupo da última linha  :cool:

Citar
Gente, o sistema mudou. Não é só "3e com uma leve polida". É um sistema BEM diferente, apesar das bases similares, e tem muito mais traços da 4e embutidos sob o capô do que parece à primeira vista. Então vale a pena, mesmo, largar um pouco esses preconceitos e conhecer melhor pra ver que muita coisa ruim das edições anteriores foi consertada.
O que eu gostei realmente foi a simplicidade. Tem um resumo das regras na internet de 3 páginas, isso mesmo, as regras do D&D 5e compiladas tem apenas 3 páginas. Tem um novato em RPG jogando comigo que aprendeu a jogar em poucos minutos. Eu adorei isso!

Citar
Edit: a 4e foi a edição mais equilibrada de D&D e vendeu muito bem
Mas teve uma rejeição muito grande e foi uma das edições mais rapidamente descontinuada.

Lunguinho, curti muito teus posts.
Sobre a 5E: joga quem quer, eu tenho jogado semanalmente e tenho gostado. Hoje mesmo vou mestrar a terceira parte da adaptação que fiz da clássica Fuga da Dungeon de Zanzer Tem (aventura original do D&D da Grow). Eles terão que escapar da sala onde ficaram presos com dois ogros famintos por carne pra depois encontrar o mago Zanzer Tem e seu assecla Adorador de Bhaal! Estão ferrados, perderam a maioria dos seus itens. Conseguirão eles ludibriar os ogros ou terão que enfrentá-los e arriscar uma morte horrenda?
 :frenzied:

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #83 Online: Fevereiro 04, 2015, 11:01:10 am »
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Nossa, não mesmo. Nunca. Não é culpa de classes bem refinadas que existam classes rudimentares.
Não. é culpa dos designers


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E outra, tudo isso se resolve na interação positiva, como já citado.

O mestre dizer pro cara com conjurador não ficar fazendo de tudo pode, mas um sistema que faz isso by default e poupa trabalho do mestre não ?

Citar
Olha, a Hasbro não dá ao RPG todo esse valor que você pensa... isso está expresso na discrepância de investimentos que há entre Magic e D&D.

Eu sei. rpg não da tanto lucro quanto magic ou brinquedos é por isso que perder possiveis clientes é um grande tiro no pé

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E, como você mesmo disse, a 4e vendeu bem, não é? Vir aqui e dizer que há um argumento embasado em "perda de público" não é/foi o caso até então.

Sim a 4e vendeu bem e adivinha por que ? eles tentaram inovar

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O risco que se corre em retirar de quem tem, nesse caso, é se esbarrar em situações demais onde ninguém pode nada, pois quem podia não pode mais, em função do equilíbrio almejado entre eles e quem já não podia. Frase tosca, mas está aí.

você leu a parte em que eu disse todo mundo se tornando importante ?

o equlibrio esta em distribuir bem os papeis, cada um tendo sua função sem invasões. quem podia tudo não pode mais tanto (mas é bom naquilo que faz) e quem não podia nada esta podendo algo util.

Novamente os únicos que iriam se queixar disso são aqueles que gostam de ser os faz tudo vulgo: "babacas"  :b

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Foco principal, sim. Única coisa a se fazer, não. Enfim, está explicado: o cara ganhou mais coisas para fazer dentro do combate, e ficou mais feliz. Você por acaso teve um retorno do restante do grupo e do mestre aí dessa mesma mesa? Todo o mundo ficou mais feliz? A campanha continuou? O que é que eles estão jogando hoje em dia?

Sim todos gostaram bastante e a campanha seguiu bem, obrigado pelo interesse. e se você quer saber se ainda jogamos 4e hoje em dia a resposta é sim

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Mas teve uma rejeição muito grande e foi uma das edições mais rapidamente descontinuada.

A rejeição não foi tão grande. ela só parece assim por que grognards são um pessoal bem vocal

Sem falar que descontinuidade se deu pelo olho grande da hasbro e pelos tiros que a wizards deu no proprio pé

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Bom, então eu diria que você está errado, mas a discussão aqui não é essa. Ainda não li meu Dungeon World, mas a temática dele não me parece diferente da temática do D&D. Enfim, essa é uma discussão para outro tópico, não esse.

E quando eu disse que a temática é diferente ? eu me referia ao design

« Última modificação: Fevereiro 04, 2015, 11:09:26 am por Sirus »
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Offline Pepilegal

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #84 Online: Fevereiro 04, 2015, 11:32:30 am »
Quando não mestro, quase sempre jogo com classes não conjuradoras ou semi-conjuradoras. Meu último personagem:

- Humano guerreiro no playtest do D&D Next com valores acima da média em Carisma e Inteligência. Sacrificando o poder ofensivo em nome da interpretação e da capacidade de liderança do personagem.

E me diverti muito com ele. Tinha conjuradores no grupo e nenhum momento fui ofuscado. Seja nos combates, nas interações sociais, em nada.
Por isso continuo batendo na tecla que, pode haver tal desequilíbrio, mas não tanto como alguns afirmam.
Enfim, o D&D 5E é um jogo muito divertido que restaurou minha vontade de jogar D&D que a 4E tinha tirado (joguei, mestrei e juro que tentei gostar dessa edição). Tanto que pra campanhas medievais eu estava usando o sistema do Dragon Age, Savage World ou até o bom e velho GURPS.

[]s Pepi

Offline Wilken

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #85 Online: Fevereiro 04, 2015, 11:58:49 am »
Podem mudar o título do tópico pra "Edition Wars" =x.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #86 Online: Fevereiro 04, 2015, 12:05:06 pm »
Eu juro que não estava tentando fazer disso um edition wars. eu to só tentando entender por que tanta resistência a um sistema mais iguliatario. mas deixa pra lá, eu já disse o que queria dizer então vou parar por aqui
« Última modificação: Fevereiro 04, 2015, 12:08:32 pm por Sirus »
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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #87 Online: Fevereiro 04, 2015, 12:37:36 pm »
Dois centavos,

Equilíbrio perfeito não existe, mas não significa que não devemos buscar equilíbrio nos jogos. Claro, isso também depende do que significa equilíbrio pra você. Meu conceito de equilíbrio é:

"Todos os jogadores tem a oportunidade de influenciar a história com o mesmo peso, mesmo que de formas diferentes."

Cada jogo faz isso da sua maneira. Certos jogos mais tradicionais (como D&D), fazem isso dando habilidades bem delimitadas para os jogadores e separando o que cada um pode fazer em seus próprios subsistemas.

Magos fazem magia. Cada magia tem sua descrição com efeitos definidos.

Guerreiros lutam. Guerreiros atacam usando (manobras/habilidades de classe/etc.) que é bem definida pelas regras.

Meu problema com esse modelo é que fica bem evidente como um tipo de classe ganha todo um subsistema próprio para lidar com as situações, enquanto a outra segue um subsistema que é só uma derivação de algo que todo mundo pode fazer (ou seja, atacar). Não significa que não se possa ter equilíbrio assim ou que isso seja ruim, mas tende a ser mais difícil fazer os dois lados serem igualmente interessantes e terem a mesma capacidade de influenciar a história.

Agora compara com Fate, por exemplo. Onde você pode ser um mago, guerreiro, bárbaro, clérigo, o que for, mas não existem subsistemas (na maioria das suas variações) que são particulares a esta ou aquela classe. Isso facilita equilibrar personagens diferentes e permitir que cada um tenha o mesmo peso na história, sem necessariamente todos terem as mesmas habilidades.

Por isso que não consigo aceitar a idéia de que equilíbrio não importa, ainda mais porque a consequência dela é que sistemas não importam. E se regras não importam e não são capazes de influenciar teu jogo numa ou outra direção, então o próprio uso de sistema de regras é desnecessário.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #88 Online: Fevereiro 04, 2015, 01:22:35 pm »
Não tem problemas em querer um sistema mais igualitário. A própria 5ª edição procurou fazer isso em cima do sistema da 3.x e do AD&D. O grande porém que gera toda essa discussão é que a 4ª edição foi mais bem sucedida nesse campo, superando a versão mais nova nesse quesito. Por isso essa discussão tem sido recorrente por aqui, pois os fãs da 4ªed ficam reclamando daquilo que eles consideram "um passo pra trás".

A 4ª edição vendeu até bem, mas por uma questão de falta de identidade com as versões anteriores acabou desagradando muita gente - tanto que acabou sendo superada em vendas por Pathfinder, uma variante de D&D 3.x e isso não é pouca coisa para um jogo que era o RPG mais vendido há mais de 30 anos. Tudo bem que ele praticamente perdeu para ele mesmo, pois Pathfinder é um clone de D&D, mas ainda assim isso pode ser visto como um fracasso para a empresa.

Por isso, não adianta reclamar e se revoltar pelo fato da empresa ter tomado um rumo diferente do que você esperava. A empresa quer lucro e pra conseguir isso precisa agradar a maior parte dos consumidores. E a maior parte deles quer um D&D de regras simples, com combates rápidos e que se identifique com as primeiras versões (caso contrário o jogo não tem cara de D&D e isso foi um grande fator de rejeição à 4e). A 5e preenche esses requisitos e por isso foi muito bem recebida. Se por caso ela não te agrada, fique com a 4ed mesmo ou procure sistemas de outras empresas.

Claro que é chato ver um jogo de uma linha que você gostava ser descontinuado dessa forma, mas felizmente há várias outras empresas e tem muito jogo indie bom -o próprio Fate mencionado acima é um exemplo. Mas o que eu tenho visto aqui e até o Macnol já comentou a respeito em outro post é o pessoal batendo nessa mesma tecla de que "a 5e voltou a ser caster edition", "a 5e deu um passo pra trás" o tempo inteiro... e sei lá, por mais que esses pontos sejam verdadeiros, cansa ver reclamação disso toda hora (ainda mais quando você não vê um jogador reclamando disso na sua própria mesa de jogo  :delado:).

Quem gosta da 5ª edição não vai deixar de gostar por causa disso, até porque esse pessoal ou não sente esse problema em sua mesa ou consegue contorná-lo com house rules/restrições, e quem não gosta da 5ª edição não vai poder fazer nada a não ser reclamar - inclusive das propostas que os fãs da 5ª edição usam para tornar o jogo mais balanceado, pois na 4ed ele não precisa recorrer a isso...

Enfim, nesse caso em que todos conhecem o problema, reclamar não traz benefício algum. É melhor deixar de lado essas lamentações e ter uma atitude mais propositiva diante do jogo. Inclusive, foi pra isso que esse tópico aqui foi criado.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #89 Online: Fevereiro 04, 2015, 01:30:31 pm »
Apenas um esclarecimento: esse papo de que pathfinder vendeu mais que a 4e é lorota

Mas você tem razão lunguinho. chorar sobre o leite derramado não adianta, se a wizards quer seguir por esse caminho com D&D não a nada que se possa fazer. Apesar disso me entristecer muito  :(
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