O problema que Grid vs. TotM gerou foi que, assim como 3.5e e 4e, ele dividiu a galera. Acho que a questão não é essa, não é ficar checando quem odeia Grid ou quem acha TotM algo antigo e confuso. A questão é se precisa usar ou não.
Em uma conversa, ou quando estão todos numa imensa área plana e sem obstáculos (um campo, deserto, etc.), quando os inimigos geralmente estão em desvantagem numérica e numa sala simples (poucos elementos fora os jogadores), e em diversas outras situações não é necessário usar Grid, isso deixa o combate lento e acaba muitas vezes cortando o clima de uma cena. Mestrei por muitos anos sem usar miniaturas, mas costumava me limitar a cenas assim. Mas ai surgiam batalhas numerosas, salas com meia-dúzia de colunas, escadas, armadilhas, etc. Ai sim, miniaturas são a salvação.
Controlar um combate com umas 10 pessoas ou mais numa sala irregular é um trabalho terrível sem miniaturas, principalmente quando os jogadores são criativos e tomam decisões diferentes do simples "mover a atacar". Mas em muitos combates o simples "você pode chegar nele em um turno e atacar" ou "você precisa correr nesse turno e só no próximo você chega lá" são mais que o suficiente (e as vezes até melhor).
Dúvido muito que todos os mestres se limitem totalmente a usar Grid, tenho certeza que assim como eu eles evitam colocar o grid na mesa para qualquer situação que apareça. Ainda devem ter mestres que não usam grid nunca, mas esses provavelmente vão mudar de opinião quando eles e o grupo conseguirem achar uma forma ideal de usar essa ferramenta.
Grid é independente de sistema. Só acho ruim quando o sistema se limita demais a ele e acaba restringindo ações por falta do mesmo. Um bom sistema tem que servir tanto pro "pode ou não pode" quanto pro "olhe no mapa e decida sua ação".