Desculpem o post duplo, mas só ressuscitando o assunto com as informações sobre grid em Lobisomem 2º edição. Primeiro: eu me equivoquei, não é apenas uma pagina sobre o uso de grid e miniaturas, mas 3 paginas e meia. O grid é feito de hexagonos e a proporção é 1 hexagono = 1 polegada (na tradução da devir eles colocam 1 hexagono = 1 polegada = 1 metro; considerando 1" = 2,5 cm mais ou menos). Garou em crinos ou hispo ocupam dois hexagono, humanos e lupinos ocupam 1. Um personagem pode se movimentar por um hexagono ocupado por um lupino ou hominideo sem penalidades, mas não pode cruzar um hexagono ocupado por crinos ou hispo (a menos que salte, voe ou use manobras especiais). A direção da miniatura importa, se a sua miniatura está com as costas voltadas para o oponente, então ela está de costa para o oponente até você declarar que está se voltando para ele (e assim mudar a mini). Isso influencia a area de ataque e o campo de visão, um personagem só vê e ataca o que estiver nos 3 hexagonos a sua frente (lembrando que ele pode perceber coisas no hexagono atrás, mas isso não é a mesma coisa que ver).
Movimento é uma ação completa (ou seja você não faz mais nada, só se movimenta). Durante um movimento seu personagem pode mudar de direção uma vez a cada hexagono que ele se mover, se quiser mudar de direção mais de uma vez, diminui o movimento em 1". Se o personage resolver andar de costas (recuando, por exemplo) só pode se mover 4" independente da forma. Se o personagem estiver correndo pode mudar de direção 1 vez a cada 3" que se moverem. O terreno influencia diminuindo a taxa de movimentação do personagem (não existe uma tabela, só alguns exemplos).
Durante um combate, sempre que se esquiva com sucesso o personagem pode se movimentar 1 hexagono, ou, no caso de um tiroteio, pular para um abrigo se movendo até 3 hexagonos.
Atacar alguém que está te flanqueando aumenta em dois a dificuldade (a menos que você se vire para ela) e atacar alguém que está atrás de você aumenta em 3 a dificuldade. O alvo de um ataque corporal tem que estar a pelo menos 1 hexagono de distancia, porém, algumas armas aumentam para 2 hexagonos.
Existem diversas dicas de como improvisar miniaturas (uma que eu gostei é de usar um dado para cada personagem no lugar das minis e ir mudando as faces conforme um personagem recebe dano). Além de outras informações sobre como construir o grid ou improvisar com uma régua.