Apenas um update enquanto eu ainda estou re-lendo o Livro:
Humanidade não é mais necessariamente um "compasso moral". Ela é mais ligada a sua habilidade a agir como uma forma idealizada e sociável de ser humano e de experimentar a vida como um humano - tanto que você pode ter sua Humanidade reduzida por ficar sem contato humano por um período de tempo (1 ano até 1 dia, de acordo com o valor), sobreviver a eventos que um humano não sobreviveria, viver mais de 100 anos ou mesmo se ligar a sociedade vampírica de modo a ser respeitado por ela (ter Status em uma Coalização). Obviamente, ela ainda reflete alguma moralidade (especialmente, não matar alguém/s, ferir crianças e coisas do tipo).
Dessa forma, Humanidade agora lembra mais a Clarity que Changelings tem - alta humanidade o torna mais próximo e similar a um ser humano (não necessariamente alguém moralmente superior), enquanto baixa Humanidade te torna distante, estranho, alienígena. Por isso, aqueles com baixa humanidade tem dificuldade maior em compreender como humanos agem.
E como um Vampiro mantém sua Humanidade? Tendo Touchstones, pessoas ou locais que o conectam com o sentimento de ser humano, com a mortalidade e com outras pessoas. Um Vampiro pode utilizar suas Touchstones para ter bônus em suas rolagens para manter sua humanidade, e perder todas elas é algo que automaticamente reduz a Humanidade do personagem.
Outra forma é desenvolvendo Banes. Ao perder Humanidade, o personagem pode desenvolver uma certa fraqueza (ao som de sinos, dias sagrados, presença de pessoas puras ou elos com o solo onde foi enterrado) que permite ao personagem ignorar um dos seus "breaking points" (atos que fazem ele reduzir sua humanidade) a partir desse momento. É uma forma de "um monstro devo ser para um monstro não me tornar".