Heavy Gear eu só li, nunca joguei.
Agora, Battletech (Que é um que eu esqueci de sugerir porque quando nego propõe 3d&t para mecha, vocês não merecem ouvir sobre Battletech
) só tem de complexo a criação de novos mechs e novos personagens.
O combate em si é simples e divertido. E é impressionante quantos tropes e conceitos de combate de mechs ele faz certo com o seu sistema simples de tiro e acerto. É muito legal explodir pedaços dos outros Mechs e ver a reação em cadeia que acontece quando você explode o lança misseis do inimigo e por ai vai.
Como o /tg/ disse:
"Battletech tem regras para representar desde dois robos se socando em uma arena a exercitos de robos lutando em zero gravidade ao lado de espaço naves gigantes se atacando com humanos vesitndo roupas a jato se fuzilando pelo cosmos."
Tendo em vista isso, sim o sistema é simples. Mais complexo do que BESM, mas não MUITO mais complexo. Então fica a dica: Se você quer mechas semi realistas ou apenas busca um sistema foda para mechas que não tem super poderes saindo da bunda, A Time of War é o livro que você busca. Testado e aprovado.
Lembre-se: Se eles estão vivos, jogue um Atlas neles.
Quanto a Brigada Ligeira Estrelar: Meu desgosto pelo 3d&t como um sistema de mechas vem do fato que eu joguei todos os que eu listei aqui e cada um deles funcionou porque os autores não pegaram um sistema generico e socaram regras extras enquanto falavam de um cenário, e sim criaram sistemas inteiros por trás daquilo que buscavam dar como experiencia a jogadores.
Um bom sistema de mechas é sobre os mechas E os pilotos (Nessa ordem, aliás.)
Se abrissem um outro tópico para discutir, se me apontassem as mudanças sendo feitas no sistema de 3d&t para suportar mechas, eu gostaria de ouvir.
Que aliás, SPACE MUDDAFUCKIN' DRAGON é um sistema tão másculo, foda, progressista e sexy que inclue regras MEGA simples de combate com veículos. Um cientista aloprado poderia facilmente construir um mecha com as regras de invenção, aliás.
Eu vou ver inclusive se eu cutuco o criador do jogo sobre isso um dia.