Eu estou surpreso por ninguém aqui ter mencionado o Savage Worlds...
O Savage Worlds é um sistema genérico por Point Buy que tem a premissa de ser Fast, Furious & Fun, cumprindo isso muito bem. Apesar de ser genérico, ele tem um bom suporte para fantasia medieval já no livro básico e você ainda pode obter mais monstros, itens mágicos através do compendio de fantasia, ambos já lançados em português pela Retropunk.
Além disso, se você não tiver problemas com material importado, existem bons cenários de fantasia medieval para o sistema, como o Hellfrost e o Sundered Skies por exemplo. Futuramente deve sair também o Dragon Kings, dos mesmos criadores de Dark Sun, com suporte para o Savage Worlds também.
Eu mesmo joguei uma campanha de Savage Worlds, que durou um ano e foi ambientada em um cenário de fantasia medieval criado por um amigo. Essa mesa só parou porque o mestre ficou sem disponibilidade para continuar, pois todos os jogadores estavam bem empolgados.
Depois da experiência que tive com ele, costumo dizer aqui pros meus amigos que Savage Worlds foi o sistema genérico que trouxe o tempero que faltou ao GURPS. Ambos são sistemas gamistas e simulacionistas, mas enquanto GURPS se foca mais nesse último aspecto, Savage Worlds tem um lado gamista mais proeminente que pode ser evidenciado por mecânicas como os ases nos dados, os benes e a iniciativa com cartas de baralho - regras que garantem muita diversão na mesa de jogo.
Enfim, vale a pena você dar uma conferida e se você gostar, ainda vai dar para aproveitar o sistema para jogos com outras temáticas, pois ele é bem abrangente e flexível. Esse ano mesmo deve estar saindo em português os livros físicos de Deadlands (um cenário de Faroeste Fantástico), o cenário de cyberpunk Interface Zero, e as versões físicas dos compêndios de super poderes e horror também deve estar saindo em breve, então opções para quem quiser jogar algo diferente não vão faltar.