Seja bem vindo, Lokster. Por motivos que me escapam, a Spell tem uma exótica predileção a atrair quem quer otimizar com Clérigo.
Quando vi esse post eu pensei a mesma coisa! hahahahaha
Aparece poucos tópicos voltados à otimização de personagens por aqui, mas quando aparece em 90% dos casos é pedindo build de clérigo.
E o curioso é que a justificativa do pessoal para a escolha da classe quase sempre é a mesma: "Na mesa já tem x ladinos, x guerreiros/bárbaros e um mago, aí resolvi fazer um clérigo. Me ajudem..."
Fenômeno bem parecido com o que sempre acontece na minha mesa: geralmente o pessoal menos powergamer e mais interessado na história do personagem ou roleplay acaba escolhendo sua classe primeiro, aí sobra pros powergames "fechar os buracos do time", por assim dizer.
Sendo assim, quem normalmente joga com clérigo ou classes de suporte (na minha antiga mesa de 4ª edição, o cara mais powergamer era Warlord

) aqui é jogador otimizador.
Talvez isso explique um pouco essa tendência de tantos tópicos de auxílio para otimização de clérigos aqui na Spell. Afinal, os jogadores narrativistas/storytellers não criam esse tipo de tópico.

O irônico nisso é que a classe clérigo dá muito gancho para interpretações diferenciadas e interação com o cenário de campanha, mas a galera do "roleplay acima de tudo" geralmente explora pouco a classe. Pelo visto, muitos deles preferem outras de jogabilidade mais simples, como guerreiro ou ladino (e vão nas enquetes da Wizards dizer que "o guerreiro/ladino tá apelão!"

).
Agora não faço ideia do que buscar em questão de poder ou se posso conseguir mais dominios. almejo criar um personagem que consiga sobreviver no campo de batalha enquanto cura os bersekersloucosrodadoresdemachadodogrupo.
Alguma dica de magias basicas necessárias para sobreviver. Existe formas de adiquirir novos dominios? escolhi os dominios Bem e SOL, que são ligados a PELOR.
Em questão de multiclasses, qual seria a mais indicada pra um clerigo? Ou nem vale a pena isso?
Agradeço qualquer ajuda possivel.
O pessoal já mencionou a classe de prestígio Servo Radiante de Pelor, que eu também acredito que seja uma ótima opção para você, já que o seu personagem não perde praticamente nada por evoluir nela.
Com relação a dicas de magia, vai um aviso importante para quem joga de clérigo
no D&D 3.x:
Só use magias de cura
dentro da batalha quando você ou algum aliado estiver realmente em risco, próximo de tombar no combate - e se o combate estiver bem próximo do fim, espere ele terminar para curar o aliado.
Pois no 3.x não existe magia de cura como ação rápida, como se vê em edições mais recentes. Sendo assim, você vai deixar de bater ou usar magias que permitiriam o combate acabar mais rápido para curar o seu aliado, o que não compensa visto que a quantidade de PVs curados por essas magias é bem modesta quando se leva em conta o nível a que elas pertencem, então acaba sendo mais vantagem priorizar o uso delas fora de combate. Sem contar que a cura fora de combate acaba ficando bem mais barata depois que o grupo tiver acesso a varinhas de Curar Ferimentos Leves.
Outra dica, essa bem útil para conjuradores em geral: o talento escrever pergaminhos é uma excelente opção, quase obrigatória para quem quiser fazer um conjurador realmente eficiente.
Não sei se você percebeu, mas em D&D 3.x, existem magias que podem ser usadas frequentemente, por serem aplicáveis a várias situações (magias de cura, buffs genéricos como bênção e afins, magias ofensivas que afetam qualquer tipo de inimigo, etc) e existem magias de uso restrito, que só se aplicam a situações específicas (magias de adivinhação, magias que removem debilidades como doença e envenenamento, magias para superar obstáculos fora de combate, etc), mas causam um grande impacto na cena quando são utilizadas no momento certo.
O talento escrever pergaminhos permite que você se foque em preparar como suas magias diárias apenas as de uso mais frequente (lembrando que você por ser clérigo, já não precisaria preparar magias de cura por causa da conversão espontânea) e faça pergaminhos das magias de uso restrito a um custo pequeno para usá-las quando a situação aparecer.
Essa é a maior carta na manga para quem for jogar de conjurador na 3.x, e dessa forma você consegue realmente aproveitar a versatilidade do seu personagem e da sua lista de magias. O mais engraçado é que eu vi pouca gente fazendo isso na prática, pois a maioria dos jogadores de conjuradores que eu vi nas mesas jogava da forma mais automática e menos inteligente possível: nunca preparavam as magias situacionais, mas também não conseguiam pergaminhos para utilizá-las nos raros momentos em que elas se faziam necessárias, além de fazer uso pouco criativo de suas magias (o que eu já vi de mago que só ficava soltando Fireball, Misseis Mágicos e esquecia de umas pérolas na sua lista de magias não é brincadeira...).
Enfim, as dicas básicas são essas. Você pode encontrar bem mais informações nos outros tópicos criados para builds de clérigo na 3.5 aqui no fórum.
Por favor não me diga que quer ser um healbot
Pra isso talvez seja melhor usar o Healer do Miniatures Handbook
