Não sei se morte seria a palavra adequada, eu usaria moda, atualmente a moda seria por listas, mas acho que sistemas com listas de magia sempre foram mais populares... é mais fácil de trabalhar e de saber o que fazer, mesmo Mago a Ascensão tinha listas de rotinas e efeitos. Sistemas de magia livres acabam dando margem a muito desequilíbrio com o tempo (vide o texto "transformando vampiros em cadeira de jardim e outras obras de alta magia"no Book of Shadows de MaA) e não é todo grupo que tem a maturidade para lidar com eles, assim como a maior parte dos mestres não tem saco para ficar resolvendo os problemas decorrentes desse tipo de sistema.
D&D nunca teve um sistema de magia livre, ele tinha sim magias com subsistemas e leque de utilidade muito amplo. Nesse ponto concordo com o Skar, rituais de D&D 4e são incrivelmente práticos, úteis e abertos.
Quanto a sua dúvida de outros sistemas, existem ainda sistemas de magia livre. O pessoal mais antenado deve saber alguns mais populares, mas de cabeça eu lembro de Witchcraft, onde você não tem nada de esferas/trilhas, e cada tipo de magia (invocação, necromancia, poderes mentais, milagres etc) tem um sistema diferente, alguns deles tem níveis (como necromancia) enquanto outros não (como milagres e invocação). Você é um bruxo que faz invocações, basta mentalizar o que você quer, consultar a tabela e ver quanto de essência você precisa acumular para invocação funcionar (isso pode levar mais de um turno). As invocações são divididas, a titulo de explicação em coisas genéricas como Benção, Maldição, Elemental do Ar, Ilusão etc e dentro desses campos, que não possuem níveis, você pode fazer qualquer coisas relacionada a eles... Witchcraft é gratuito no Drivethru rpg.