Autor Tópico: [WIR] Mage: The Ascension 2ed  (Lida 11505 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Online: Maio 08, 2013, 11:02:00 am »
E depois de fazer um WIR de Pendragon, resolvi fazer um de Mage: The Ascension (Mago: A Ascensão).

Pequena explicação para quem não viveu na incrível era das katanas e sobretudos, também conhecida como RPG nos anos 90.

Mago: A Ascensão é uma das cinco linhas principais do antigo Mundo das Trevas, junto com Wraith: The Oblivion, Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse e Changeling: O Sonhar.

Comercialmente as três linhas principais eram Mago, Vampiro e Lobisomem, pois eram as que mais vendiam. Isso faz também com que elas tenham mais material que as outras e tenham sido as únicas a durarem até o final do antigo Mundo das Trevas, enquanto Changeling e Wraith foram cancelados ainda na segunda edição.

Para o pessoal que não tem a mínima idéia do porque "munição dragon's breath + escopeta = win",  as três linhas passaram por várias revisões entre a 2e e a 3e (chamada de Revisada). As mudanças tentavam vender a idéia que o fim estava próximo e que logo o [insira aqui a versão personalizada do apocalipse de cada linha] logo iria chegar. No caso de Lobisomem isso seria a batalha final contra a Wyrm, para os Vampiros o retorno dos Antediluvianos e para os Magos... bem, aí é um pouco diferente.

Enquanto o "fim" das outras duas linhas ainda iria acontecer, no caso dos Magos um dos elementos importantes do metaplot sempre foi a guerra que os magos travavam contra a Tecnocracia. Mas no final da 2e para a 3e os magos perderam e a Tecnocracia ganhou (mesmo que tenha sido uma vitória pífia). Então a 3e de Mago era sobre os Magos tentando sobreviver num mundo onde eles perderam a guerra. Isso se refletia numa magia mais difícil de executar e numa ambientação mais pé no chão (segundo alguns jogadores antigos me disseram).

Eu gostava muito da 3e de Mago mas nunca li a 2e do jogo. Sempre li opiniões sobre como a 2e era muito superior, fantástica e permitia aventuras incríveis. Finalmente resolvi comprar o pdf do livro semanas atrás, quando a White Wolf fez uma promoção na DriveThru RPG. E já que vou ler ele no computador, não custa dividir a experiência com os outros.

Como o sistema do WoD é conhecido, não vou me perder muito tempo discutindo esses pontos. Vou preferir me concentrar nas regras somente quando é algo muito específico de Mago ou for algo que me chama a atenção. E, claro, vou aproveitar pra comentar bastante o estilo "anos 90" que era marca da White Wolf na época.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #1 Online: Maio 08, 2013, 11:10:26 am »
Apenas para reforçar o que o Kimble quis dizer com "Estilo Anos 90":


The Ultimate BAD ASS!
« Última modificação: Maio 08, 2013, 11:13:31 am por Stormbringer »

Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #2 Online: Maio 08, 2013, 11:11:58 am »
Comentários sobre o pdf do DriveThru RPG:

A capa do livro foi obviamente escaneada. Chega a dar pra notar algumas pequenas falhas causadas por desgaste no livro. O texto inicial também. Depois disso, as imagens parecem ter sido escaneadas mas o texto foi editado para ser copiável e facilitar a leitura.

Chamada na capa final do livro:

Citar
Magick is not dead.
Open your eyes and see with mystick sight.
A War rages,
A Reckoning is at hand.
On one side stand the Others,
Who would twist our world with their mad designs;
On the other hand, the snare of Pride,
And Power's lure,
Await an inner Fall.
Is our Path too narrow?
You decide.
Come forth,
A journey beckons.
Open your eyes
And Awaken.

Palavras escritas de forma diferente para mostrarem importância, check. Palavras aleatórias em maiúsculo, check. Frases curtas, check. Frases falando com o leitor, check. Atitude "Fight the Man!", check.

Anos 90, que saudades de você.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #3 Online: Maio 08, 2013, 11:14:13 am »
Apenas para reforçar o que o Kimble quis dizer com "Estilo 90ista":

Exatamente. Notem a camisa aberta na gola, o tapa-olho, as tatuagens, a aparência suja e o cabelo longo e desarrumado. As três primeiras características podem até não aparecer num personagem, mas aparência suja e cabelo longo e desarrumado eram a descrição básica de 90% dos "bad ass" da época.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #4 Online: Maio 08, 2013, 02:25:34 pm »
[...] Mas aparência suja e cabelo longo e desarrumado eram a descrição básica de 90% dos "bad ass" da época [anos 1990].

É a era do grunge, cara. Você até poderia colocar uma trilha sonora com Nirvana, Alice in Chains (com o Layne Staney, por favor), Pearl Jam, Silverchair e Soundgarden aí.  :P

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #5 Online: Maio 08, 2013, 03:34:27 pm »
Apenas para reforçar o que o Kimble quis dizer com "Estilo Anos 90":


The Ultimate BAD ASS!


Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #6 Online: Maio 08, 2013, 03:39:49 pm »
A Versão revisada tm um dos suplementos mais legais. Blood Treachery e vamos dizer que nesse suplemento você tem bastante bolas de fogo voando por aew. Sempre achei estranho dizerem que a versão 3 é mais pé no chão.

Está bem que não tem mais nenhum mestre, mas mesmo assim adeptos não são tão incomuns de serem encontrados.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #7 Online: Maio 08, 2013, 04:03:40 pm »
Lembrei de:

"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #8 Online: Maio 08, 2013, 11:15:35 pm »
Mano, eu tinha a versão br de Mage 2ed. Esse vai ser um tópico delicioso. E Kimble, se você aceita sugestões, eu sugiro o Complete Book of Master Race Elves de AD&D, que é uma pérola fantástica.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #9 Online: Maio 08, 2013, 11:19:05 pm »
Isso vai ser bem interessante. E imagino que se fosse Vampiro, seria mais trash ainda o negócio XD

Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #10 Online: Maio 08, 2013, 11:40:13 pm »
Citar
Mano, eu tinha a versão br de Mage 2ed.

Eu tenho uma grande curiosidade em saber como era Mage na sua primeira edição, mas nunca encontrei ela para comprar. Ou nunca tive coragem, dado o status de incompreensível e nonsense que ela tinha.

Citar
E imagino que se fosse Vampiro, seria mais trash ainda o negócio

No CORE, não seria. Vampire 2e cortou muito do besteirol que havia na primeira edição, como os clãs orientais ou os romances que incluíam uma "Poção da Golconda". Mas isso foi imediatamente remediado com a criação de mais clãs bizarros ou dos crossovers oficiais.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #11 Online: Maio 08, 2013, 11:42:14 pm »
Já ouvi falar da tal Poção da Golconda, mas como funcionaria isso?

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #12 Online: Maio 08, 2013, 11:55:55 pm »
Eu nunca li a Red Death Trilogy, a série de romances em que isso aparece. Mas de um resumo de um fã que leu isso:

Sobre a Criação da "Poção da Golconda":

He is stated to have, in the past (possibly 2000-3000 years back), worked on such a formula (and succeeded to create it). But, it is also stated, that there was no way to recreate it, since integral ingredients were not to be found on earth any more (which hints, that bygones or such are needed (horn of a unicorn) and that Banality/Static Reality/the Gauntlet removed these beings. However, the protagonist in question tries to find substitutes, with the help of Horus, a formidable sorcerer (and mummy, obviously).

Sobre quem fez isso:

Lameth (Lamech), the Dark Messiah <4> (~ -7000 or -6000) Progeny of Ashur. As a vampire he became the most powerful sorceror to exist, and as a result of centuries of effort he devised the Elixir of Lameth, which could artificially induce Golconda in its imbiber. Two doses were all that could be made (due to the rarity, and now extinction, of some of the ingredients). Lameth took one draught for himself and gave another to his lover, Anis. Able to lie in torpor and use a chosen mortal as his active form, Lameth chose to escape the bonds of his sire by the early Middle Ages. He manipulated a powerful necromancer, Augustus Giovanni, so that the necromancer would "make himself attractive" to Cappadocius (Asshur) as a new childe. This worked and Augustus eventually did scheme against his new sire as the invisible Lameth hoped. In 1444 Augustus' ambitions were partially fulfilled and he diablerized Cappadocius to become an Antediluvian himself. Never once then, nor even today, had he suspected that his own power and plans are being used by the now forgotten Lameth. Lameth is greatly aided in his actions by his ability to work entirely through a mortal (actually, Lameth "is" the mortal, in a sense). Lameth has used many guises, his most recent being an actual Euthanatos mage, the St. Louis detective Dire McCann. Because of his chosen form, Lameth actually possesses the complete powers of a mage, including complete access to True Magick. He has also literally erased all records and memories of his own existence off the face of the earth, including those beings of might almost equal to his own. Without a doubt, Lameth is truly the most powerful sorceror in existence.
« Última modificação: Maio 08, 2013, 11:58:39 pm por Stormbringer »

Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #13 Online: Maio 09, 2013, 08:23:08 am »
E Kimble, se você aceita sugestões, eu sugiro o Complete Book of Master Race Elves de AD&D, que é uma pérola fantástica.

Ah, eu estava acompanhando um tópico no RPGnet que fazia um WIR dele. Era ótimo :)
O autor até hoje pede desculpas por ele.
« Última modificação: Maio 09, 2013, 09:11:13 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Resposta #14 Online: Maio 09, 2013, 10:48:45 am »
Citar
Eu tenho uma grande curiosidade em saber como era Mage na sua primeira edição, mas nunca encontrei ela para comprar. Ou nunca tive coragem, dado o status de incompreensível e nonsense que ela tinha.
Não tem pra vender no drivethru rpg? Vampiro e Lobisomem tem.

[quoteHe is stated to have, in the past (possibly 2000-3000 years back), worked on such a formula (and succeeded to create it). But, it is also stated, that there was no way to recreate it, since integral ingredients were not to be found on earth any more (which hints, that bygones or such are needed (horn of a unicorn) and that Banality/Static Reality/the Gauntlet removed these beings. However, the protagonist in question tries to find substitutes, with the help of Horus, a formidable sorcerer (and mummy, obviously).
[/quote]
Ela aparece em um dos finais da Gehenna, não aparece? Ou pelo menos fazem uma referencia a ela com a poção que o Seth obrigado Saulot a beber.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.