Autor Tópico: [Vampiro] Curiosidade: Como vampiros falam?  (Lida 1356 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Roderick Usher

  • a.k.a. Heliot
    • Ver perfil
[Vampiro] Curiosidade: Como vampiros falam?
« Online: Janeiro 16, 2012, 11:10:55 pm »
Perdoem a pergunta cretina, mas estava dando uma lida descompromissada n'O Réquiem e vi que, assim como n'A Máscara, os vampiros do cenário não respiram. Lembro que no oWoD havia uma vantagem para vampiros que lhes permitia simular a respiração. Não sei se isso se manteve no nWoD (baita preguiça de conferir...), mas de qualquer forma, surgiu-me a dúvida: como os vampiros falam?

Bem, sabemos que a fala humana é resultado das alterações no fluxo de ar que entra e sai dos pulmões pelas vias aéreas, fazendo com que as ondas sonoras se comportem de maneira diferente conforme atravessam o aparelho respiratório. Logo, respirar é essencial para a fala. E a vantagem que eu mencionei dá a entender que respirar para um vampiro não é tarefa fácil (do contrário, não faria sentido colocá-la como uma vantagem). Então, teoricamente, só vampiros com a tal vantagem poderiam falar. Pode isso, Arnaldo?

Enfim, só quero saber se a White Wolf já justificou isso em algum suplemento obscuro ou mesmo numa seção dos corebooks que eu nunca tenha lido com atenção. Só pra saciar minha curiosidade. Talvez os vampiros respirem irrefletidamente enquanto falam, mas precisam se esforçar para fazê-lo fora dessa situação específica...

Re:[Vampiro] Curiosidade: Como vampiros falam?
« Resposta #1 Online: Janeiro 17, 2012, 12:19:54 am »
Vampiros falaram da mesma forma que andam e se regeneram: poder inerentemente mágico do sangue humano, filtrado através da Maldição de Caim. A explicação mais coerente que eu me lembro é que o sangue flui de acordo com os desejos da Besta e da vontade do Vampiro, assumindo funções que seriam úteis a ele (a Besta funcionaria de forma análoga a parte basal do sistema nervoso, como a Ponte, Bulbo, Cerebelo e a própria Medula Espinal, ou seja, realizaria funções "inconscientes" do Vampiro) - dessa forma, ele pode falar porque o Vampiro apresenta o aparato anatômico necessário para respirar ainda nele e o sangue pode fluir para permitir isso.

E não é que Vampiros não respiram, é que isso não é mais algo natural a ele e a respiração constante (exceto para os fins de fala) exigiria considerável concentração e esforço para ele, já que a Besta não parece se interessar por esse detalhe, assim como não se preocupa com o corar da face ou o crescimento de unhas e cabelos (lembre-se que vampiros não estam "mortos", mas sim em estase celular induzido misticamente).

Isso é explicado mais ou menos pela perícia Masquerade do Storyteller's Companion (que até diz: Every vampire can pretend to breathe, but not every vampire can do it well), pelo que o Netchurch escreveu no Time of Thin Blood/Tempos do Sangue Fraco e no Ghouls: Fatal Addiction e algumas outras vantagens que permitem ao Vampiro preservar "a aparência mortal" e também porque Vampiros das gerações de sangue fraco e aqueles com maior Humanidade tem mais facilidade em em aparentar e agir de forma humana - sua Vontade, sua mente Humana é maior do que a da Besta.

Citar
Talvez os vampiros respirem irrefletidamente enquanto falam, mas precisam se esforçar para fazê-lo fora dessa situação específica...

Essencialmente, isso. :p
« Última modificação: Novembro 16, 2012, 08:10:49 pm por Ahura Mazda »

Offline Roderick Usher

  • a.k.a. Heliot
    • Ver perfil
Re:[Vampiro] Curiosidade: Como vampiros falam?
« Resposta #2 Online: Janeiro 17, 2012, 02:02:00 pm »
Valeu a resposta, Jigoku.

Eu acabei encontrando um comentário en passant sobre a questão no Réquiem, na página 221 da edição brasileira:
Citar
Acima de tudo, lembre-se de que os personagens da Família são vampiros. Seus corpos são pálidos e frios; eles não respiram, exceto para falar (...)

Re:[Vampiro] Curiosidade: Como vampiros falam?
« Resposta #3 Online: Janeiro 18, 2012, 03:10:06 am »
Do ponto de vista da "dificuldade" de se respirar, podemos também assumir que aquele ponto de sangue que o vampiro perde todo dia inclua coisas do tipo, seria a energia consumida inconscientemente para manter esses atos reflexivos básicos ao vampiro que são inerentes de seres humanos/vivos, como falar, andar, etc... Respirar por respirar em específico não é o caso porque não representa nenhum tipo de necessidade básica do vampiro, então seria constado como um "esforço à parte".