Autor Tópico: [Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?  (Lida 29177 vezes)

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Offline Smaug

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #30 Online: Março 23, 2012, 06:14:26 pm »
Não era esse que comparou o monge de D&D com um monge franciscano?
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Offline Madrüga

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #31 Online: Março 23, 2012, 07:05:10 pm »
Eu, pelo contrário, chorei de emoção ao jogar com o monge da 4e e ver que ele arrebentava: voava pelo campo castigando, empurrando, derrubando, distribuindo efeitos e dando dano. Eu fiquei satisfeitíssimo.
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Offline Smaug

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #32 Online: Março 23, 2012, 07:08:51 pm »
Somos dois, na 3.x eu queria muito jogar de monge, mas na primeira vez que tentei achei uma classe ruim e chata... na segunda concertei um pouco isso misturando ele com psion fist e ranger (continuou uma droga, mas uma droga um pouco mais legal e brilhante). Quando mestrei Dark Sun e vi a Fada jogando com o monge eu jpa fiquei empolgado, quando tive a chance de jogar com ele então... foi só alegria!
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Offline Malena Mordekai

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #33 Online: Março 23, 2012, 07:48:57 pm »
Exatamente, é o Takeru.
Eu só não sabia o nick dele aqui, se era esse mesmo. Mas esse é o "nome real" dele, as pessoas às vezes se espantam ao ouvir seu nome real, mais ainda ao saber que ele tem nome composto. Também conhecido como "O Afronipônico".

Se alguém achar esse tópico pra eu reler umas coisas, agradeço xD
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Offline Smaug

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #34 Online: Março 23, 2012, 08:41:35 pm »
Achei!!! Não dá pra cotar o Takeru pq ele substitui tudo por caras de macaco, mas tem um comentário do WillDice:

Citar
Monge franciscano combatente? De onde veio isso? Ele é, e sempre foi, monge shaolin combatente, ou iogue indiano com ataques místicos, ou lutador de filme wire-fu. O conceito dele não é o Sean Connery em O Nome da Rosa, ele é o Jet Li em Era Uma Vez na China ou Herói. Sempre foi, e continua sendo.

link pro tópico: http://www.spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=4635&start=315

E uma imagem bônus postada pelo Madruga captando toda a essencia do Monge de D&D:

(click to show/hide)
« Última modificação: Março 23, 2012, 08:43:24 pm por Smaug »
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Offline Madrüga

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #35 Online: Março 23, 2012, 08:52:10 pm »
Ri litros, nem lembrei dessa imagem. Mas imagina um monge com companheiro animal, estilão São Francisco?
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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #36 Online: Março 23, 2012, 11:43:17 pm »
Cara, a foto foi simplesmente épica, ÉPICA!

Tou rindo litros aqui! hauhuahUAhUAhuAHuHAuAHUhuHuA

Sobre o monge, em si. Bom, a questão é que o "marketing", digamos assim, da classe é muito bom. É o que eu tava até comentando com o Elfo em algum outro tópico: quando você dá uma lida pela primeira vez no monge, você vê e pensa "poxa, uma porrada de habilidades únicas, muitas delas bem "mágicas", quase todo nível, capacidade de suportar as coisas mais adversas, com um certo nível até "pseudo-imortal" ele fica, isso fora os 48732483264 golpes que ele dá". (Nesse momento, fazer ataque total ainda parecia algo tipo "putz, é muito dano atingir o inimigo 4 vezes por turno", ainda mais se sua "arma", supostamente seria de 1d20 de dano, e você faria, o que, uns 6 ou 7 ataques? Enquanto isso, o guerreiro SUPOSTAMENTE, atacaria com, sei lá 4 vezes 1d10 + força.)

Nesse momento você olha pras outras classes porradeiras:

- Ranger: francamente, fala sério. O cara ganha 2 talentos no primeiro nível e... só. Nem as magias soam "ok" nessa primeira leitura da coisa, muito menos +1 pra ataque e dano contra uma criatura dentre todas as do livro do monstro;

- Guerreiro: tem os talentos e tudo, mas não é nada que possa se igualar a ser imune a veneno, imune a não-sei-mais-lá-o-quê, temporalmente imortal (em tempo de jogo normal, é uma habilidade simplesmente inútil - "nossa, eu agora não morro de velhice, mas a campanha se passa durante alguns meses de minha vida" - contudo, a abordagem pseudo-simulacionista de uma "vida real medieval" da 3e dá a doce ilusão, a meu ver, de que isso é algo foda)...

- Bárbaro: ok. A Fúria é algo única. Ter a oportunidade de reduzir o dano dos inimigos é legal, ele até corre um pouco mais. Mas o monge, teoricamente, tem uma caralhada de golpes para compensar e uma CA teoricamente alta o suficiente para não precisar se preocupar em levar dano;

- Paladino: Habilidades interessantes, tem até imunidade ao medo, faz uma curazinha, etc... maass... não faz, supostamente, tanto dano quanto 874712367 ataques de 1d20 + força de dano.

E assim, não é muito difícil ter a ilusão de que a classe é roubada. Principalmente quando na 3.5, você acaba que, com a construção correta, você até tem um monge pseudo-imune a tudo, com todas - ou quase todas - as defesas altíssimas ao ponto de não sofrerem praticamente nada. E é só isso que eles conseguem mesmo: não sofrerem.

Num jogo mecanicamente orientado ao personagem (mas que tenta se propor a ser orientado ao grupo) não poderia dar outra:
Aos olhos do jogador que assimilou a mecânica focada no personagem como um ser auto-suficiente, ser sempre o sobrevivente dos combates mais escrotos soa bom (mas, uma vez que ele não ajuda em porcaria nenhuma, é um inútil para a proposta do enfoque ao grupo).

Como o próprio Cook disse, ele curte a ideia de fazer o jogo com opções ruins, mas que não pareçam ruins, justamente pra que o jogador as encontre, determine quais opções são realmente melhores e... se sintam inteligentes com isso. Pois é... somos da "elite" de intelectos que pagou por 100% de um jogo e usou, sei lá, 50% (supondo grosseiramente que apenas metade das opções do jogo básico são boas).

Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #37 Online: Março 23, 2012, 11:47:49 pm »
Publicano, sério que esse Takeru realmente age daquele jeito na vida real, e até hoje continua odiando o monge tanto quanto ele fez parecer no tópico? :blink:


Manda um :macaco: pra ele.

Offline Malena Mordekai

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #38 Online: Março 24, 2012, 01:01:04 am »
Ele fala quase que daquele jeito na vida real.
Na internet ele SEMPRE fala desse jeito.

Aliás, olha a máfia D&D 4e do Kinn, primeira postagem de jogador, é a minha, tem um spoilerbox... ah foda-se vou pegar pra vc ver:
Citar
‎"Reabrimos para determinação a respeito das representações lúdicas dos distintos aqui presentes, bem como a maleabilidade destas e seu respectivo impacto no exercício de tal atividade."

Isso foi Takeru dizendo que queria mudar a ficha e/ou a personagem dele, depois do jogo já começado, estruturado e pá.
Como ele já fez isso zilhares de vezes na vida (putz, o dono do albergue onde o Kinn mora tinha proibido eu chamar Takeru pra jogar, por um tempo), o Kinn retou com a cara dele, eu comecei a falar uma porção de verdades e aí a gente não fala mais com ele, agora. Daí eu não poder mandar esse macaco de volta pra ele... mas acho que ele não precisa...

E sim, como eu disse, ele odeia o monge 4e, tanto que a personagem original dele nesse jogo era uma berseker sohei sem armadura e multiclasse de monge (aquele talento que só dá o unarmed strike), blah blah, tentando emular um monge.
E olha q nem assim ele ficou satisfeito, pq ele queria dar flurry of blows/vários ataques múltiplos sem ser monge, se frustrou, como sempre (Kinn diz q ele deve ter TDAH de RPG) e deu nisso.

Pelo menos no final de tudo eu ri.   :macaco:
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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #39 Online: Março 24, 2012, 02:58:19 am »
Cara, e o pior é que, tipo, já vi até esse tipo de coisa na internet e eu concordo: o ranger com dano desarmado de, sei lá, d8 ou d10, dependendo da boa vontade do mestre, já dá um bom "eu sou o monge frescão que dá rajada de golpes similar à 3e". Ele vai ser ágil e vai se movimentar bastantes, assim como o monge, vai fazer dano com múltiplos ataques, não vai ser psiônico e shit.

O único problema é que ele ainda vai morrer de velhice (:P), ele não vai ser semi-imune à magia (como se isso fosse possível na 4e) e não vai mover zilhões de quadrados por turno em níveis altos (ele sempre pode ser um elfo, que vai correr bastante, anyway), mas ainda vai servir pra algo como monge 3e. Eu até estranhei adaptar um bárbaro... o.O

Offline kinn

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #40 Online: Março 24, 2012, 06:53:08 am »
Isso porque existem outros estilos monásticos além do rápido e explosivo.
A berserker ainda conseguia emular ser calma e defensiva a móvel e agressiva. O personagem tinha ficado muito bom. Ele gostou do resultado mas não que não emular os milhares de ataque de monge. Ele mesmo admitia que existiam monges que não eram assim, mas esse era o padrão que ele gostava: personagens jovem, ágeis e fortes mas que batem milhares de vezes por segundo.

Não sei em que sistema ele vai conseguir tudo isso, mas não será em D&D
Pesquisas provam:
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Offline Madrüga

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #41 Online: Março 24, 2012, 09:23:35 am »
Huntmaster of the fells!

Mas como disseram, até que o monge não é ruim para um dip de dois níveis...
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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #42 Online: Março 24, 2012, 09:33:02 am »
Daí o ranger. O monge 3e passa um tempinho razoável só atacando duas vezes com o flurry. Talvez demore um pouco mais pro ranger, mas com o tempo ele pega poderes que vão permitir fazer mais ataques (embora apenas por encontro ou diário) e tudo e tal.

Isso fora aqueles poderes de reação ou interrupção em que ele leva o golpe e anda prum outro lado e ataca, ou "esquiva" do golpe e põe o atacante numa situação desvantajosa, etc.... São coisas bem no estilo do que o monge 3e queria ser.

Lembro-me de uma vez eu ter tentado fazer uma ficha de monge nível 7 ou nível 5, não lembro direito, usando o ranger como base para testar como ficaria em termos de build. Na teoria, eu fiquei satisfeito: ele tinha alguns poderes "out-of-turn", gerando aquele "efeito surpresa", fazia ataques duplos todo turno, se movimentava bastante, etc... pra mim, pelo menos, tudo a ver com o monge icônico da 3e.

Mas, claro, foi na teoria. Eu não cheguei a jogar com isso porque, até então, o único narrador de 4e que eu conhecia era, tipo, eu mesmo. xD Só depois é que eu fui montar um grupo relativamente grande de 4e pra poder me folgar um pouco mais desse encargo de mestre.


E só pra constar: esse tipo de "adaptação" para mim se tornou completamente desnecessário pois, embora eu tenha torcido o nariz inicialmente para o fato de ele ser psiônico, na mesa, ele foi um dos strikers mais legais e divertido de se ver rolando (imagine jogando). Do tipo que batia no cara enquanto dava uma rasteira no outro e o jogava pra cima de outro striker ou defender, subia em uma árvore "quicando" entre duas delas, corria saltando entre as árvores passando pelos "linha de frente" só pra chegar primeiro no líder dos inimigos e "abrir os portões da guerra" com ele dando aquele dano magnífico para poder de encontro só porque o alvo estava claramente com 100% do HP (e isso é porque na 4e a negada não improvisa, não sei de onde). Lindo. *.*
« Última modificação: Março 24, 2012, 09:39:36 am por Kasuya »

Offline Malena Mordekai

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #43 Online: Março 24, 2012, 10:38:37 am »
Até hoje eu não entendo essa birra pelo monge ser psiônico.
Não havendo uma power source ki, é a única onde ele poderia se encaixar, salvo marcial/psiônico ao mesmo tempo.
Até pq a diferenciação do Takeru não faz sentido: ki é energia vital, mas vc só pode "manifestar seus poderes ki" através de meditação, disciplina... mental... ou seja... acho que ele estava viciado na figura do psion. Mas como vimos, o ardente e o battlemind são bem diferentes do tropo do psion.

@Kasuya
Não é o bárbaro normal; é o berseker do Heroes of the Feywild. Uma de suas builds dá trocentos bônus pra vc não usar armadura, e ele é um defensor que ao entrar em fúria vira agressor. O melhor design pós-essentials, creio eu.

E como o kinn falou, putz, a imagem do monge wuxia não necessariamente impõe milhares de golpes. Existem trocentas artes marciais, a adaptação do Takeru na verdade era bastante elegante.
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Offline Madrüga

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #44 Online: Março 24, 2012, 11:01:34 am »
Monge é psiônico? Quem liga pra essas coisas quando você voa, bate em todo mundo e distribui efeitos?
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