Autor Tópico: [Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos  (Lida 5069 vezes)

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[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Online: Junho 06, 2013, 09:35:51 am »
Alguém interessado em discutir alguma coisa D20 ainda?

Vamos lá... vou falar especificamente de PFRPG porque já não me recordo dos detalhes de criação de itens mágicos no D&D3.x. Para isso, seguem os links primários dessa discussão.

Criação de Itens Mágicos
Tabela de Valores na Criação de Itens Mágicos

A minha principal motivação para abrir este tópico é a relação entre as CD's de criação com a possibilidade de minimização de valores do custo de produção. Vou tentar fazer um resumo da criação de itens de acordo com o PFRPG:

CD geral para criar item mágico: 5 + Nível de Conjurador (NC)
* Armas/armaduras/escudo mágicos requerem NC3 para cada +1 de bônus de aprimoramento.
* Alguns poderes mágicos possuem pré-requisitos em forma de magias. Se o criador do item não conhecer a magia, a CD aumenta em 5. Ainda sim ele deverá prover essa magia de alguma outra forma.
* PFRPG não requer mais custo em XP para criação de itens. Acho que tinha alguma coisa nesse sentido na 3.x.

Toda criação de itens requer um teste da perícia Spellcraft (não me recordo a tradução) ou outra perícia relacionada ao item. Por exemplo, um mago armeiro pode usar sua perícia Craft Armor no lugar de Spellcraft.

Comecei a achar estranho, pois pegando um exemplo mediano, um conjurador nível 5 teria, ao menos int 12 (+1 bonus), 5 graduações na perícia e 3 graduações por ser perícia de classe, totalizando +9 para efetuar o teste. Lembrando que a soma é esta mesmo, pois o sistema de perícias do PF é um pouco diferente na distribuição de pontos.

Em resumo, a CD para criação de um item com NC 5 seria 10, e um conjurador do esmo nível teria a perícia com valor 9, resultando na necessidade dele precisar tiar um 1 (um) em um D20. Está correto isso? Ou estou sendo muito restritivo em achar que um teste necessitando de ao menos um 5 no D20 seria algo mais plausível para um personagem mediano do nível precisar fazer algo do seu próprio nível?

Para aumentar o sabor, vamos as regras monetárias. A tabela que linkei acima é relativamente clara. A coluna "Base Price" se refere ao valor de venda do item. O valor de construção é 50% do valor de venda. Por exemplo, uma espada +1 custa 1000po e CD8 para ser produzida. Se o personagem inserir uma restrição de raça, o valor cai 30%, indo para 700po.

Adicione isso ao fato do jogador estar pretendendo criar seus próprios itens. As conjecturas que fiz foi baseado nesse cenário. Ele possui um bardo 5, com int 14 e spellcraft maximizado, mas sem bônus extras, o que lhe confere 10 pontos na perícia. Ele pretende usar todos seus recursos para criar sua própria coletânea de itens mágicos, com restrições de uso para sua própria raça (humano).

Ele não possui todas as magias conhecidas para o que deseja, mas a CD aumentada em 5 será irrisória após ele contruir para si mesmo um item que conceda Spellcraft +5 (cujo NC para construção é 3).

Em resumo, eu não queria simplesmente vetar esse interesse do jogador, mas não concordei com a regra da forma que ela é proposta. CD's ínfimas e custos irrísórios não me parecem uma boa combinação. E desde então temos dicutido a regra como está.

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« Última modificação: Junho 06, 2013, 09:48:03 am por oculto »
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Offline Atmo

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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #1 Online: Junho 06, 2013, 09:40:29 am »
Spellcraft = Identificar Magia
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #2 Online: Junho 06, 2013, 10:14:39 am »
Oculto, as tabelas de criação de itens mágicos são feitas pro benefício do personagem conjurador, pra estimular a criação. Até mesmo na 3.x, o custo em XP é irrisório (literalmente 1000 po = 40 xp), você tem que fazer o "talento valer a pena".


Como se isso fosse preciso, haha.
« Última modificação: Junho 06, 2013, 10:19:02 am por Lumine Miyavi »

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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #3 Online: Junho 06, 2013, 10:46:24 am »
Eu já lidei com personagens querendo criar seu arsenal de itens mágicos, e acho normal que eles o façam já que no PF não há perda de xp.

Antes de mais nada, eu particularmente não levo a sério essa idéia de "itens feitos para X são mais baratos e só podem ser usados por X". Se isso for levado em consideração, então porque as criaturas que o grupo enfrenta ou tesouros que o grupo acaba encontrando não está forrado de itens que foram criados para orcs? Pro criador foi mais barato, e, de acordo com a aventura, faz todo o sentido. (O feiticeiro, ladino e bardo iriam usar esses itens, pelo Usar instrumento mágico, e os demais iam chupar dedo. legal?)

A CD é realmente muito baixa, mas é válido lembrar que o personagem gastou um (ou mais) talentos especificamente pra isso. E ele estará gastando tempo fazendo equipamento (1 dia para cada 1000 PO do preço base é bastante). Eu considero que uma pequena margem de falha é interessante, mas 5 ja me parece abusivo, uma vez que o conjurador perde todo o recurso investido se fracassar.

Ainda na CD, no entanto, percebe-se que só ao criar armas e armaduras o personagem parece precisar do NC 3x bonus. Em qualquer outra situação, ele pode adicionar 5 na CD e ignorar o fato de ele não ter o NC necessário. (por RAW)

Quanto ao sistema proposto:

Qual o motivo da redução da CD por ter habilidades diferentes no item ? É possível furar o sistema nesse ponto (Criando um item com uma habilidade forte, e diversas habilidades ridiculas, como +1 em ride e +1 em heal, abaixando assim a CD de criação do item)

E pelos motivos que eu citei antes, eu tiraria a parte do "requisito de perícia/raça/classe/tendencia". Eu diria ao jogador que ele pode SIM fazer um item que só humanos possam usar, ou ainda, só humanos monges com 10 graduações em handle animal podem usar, mas que isso de nada alteraria na CD ou no preço do item.

Agora, supondo um mago trabalhando no seu sistema. Ele teria inteligência 19, 5 graduações em spellcraft, 3 por ser perícia de classe, totalizando +12 na perícia. Criar um item de +5 em spellcraft, como você mesmo sugeriu, teria CD 13, ele passaria automaticamente, e teria +17 para futuros testes (deixando-o praticamente sem chance de falhar)

Talvez utilizar algo parecido ao teste para conjurar na defensiva do PF ? algo do tipo CD 5 + 2xNC? ou mesmo CD 10 + 2xNC?

Um personagem de 20° nível teria algo como 27 em spellcraft (e provavelmente +10 proveniente de algum item, ja que ele mesmo pode criar os itens) levando a +37. Segundo o que eu propus, a CD de um item com NC 20 seria 45 ou 50, mas seria bem fácil criar itens com NC 19 ou menos (para este personagem).




Offline Lumine Miyavi

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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #4 Online: Junho 06, 2013, 10:49:16 am »
Citar
Eu já lidei com personagens querendo criar seu arsenal de itens mágicos, e acho normal que eles o façam já que no PF não há perda de xp.

Antes de mais nada, eu particularmente não levo a sério essa idéia de "itens feitos para X são mais baratos e só podem ser usados por X". Se isso for levado em consideração, então porque as criaturas que o grupo enfrenta ou tesouros que o grupo acaba encontrando não está forrado de itens que foram criados para orcs? Pro criador foi mais barato, e, de acordo com a aventura, faz todo o sentido. (O feiticeiro, ladino e bardo iriam usar esses itens, pelo Usar instrumento mágico, e os demais iam chupar dedo. legal?)
Porque você pode teorizar que os itens foram roubados de seus devidos donos.

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Offline Arcane

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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #5 Online: Junho 06, 2013, 10:51:46 am »
O resultado desse cenário é que o personagem terá todos os "slots" com itens mágicos no ápice para seu nível de conjurador, isso a um custo 85% (5% extra devido uma habilidade extra que ele possui) inferior ao preço de compra do item.

Cenário normal: 2370po = uma espada longa +1 (para um personagem comprar).

Cenário demonstrado: 2370po = uma espada longa +1 (~670po), uma cota de malha +1 (~450po), escudo +1 (~320po), manoplas da força do ogro +2 (~600po), 3 poções de curar ferimentos graves (~330po).

Pronto, com os mesmos recursos de uma espada mágica simples você torna um guerreiro elfo feliz. Só que, numa campanha de baixa renda os recursos de um personagem seria em torno de 60~70% do proposto para o nível. Imagina o que um personagem poderia fazer nesse canário de contrução de itens a troco de um talento! Sério, só é necessário o talento mesmo, pq os testes de perícias relacionados nunca serão necessários.

pós maceh:
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Antes de mais nada, eu particularmente não levo a sério essa idéia de "itens feitos para X são mais baratos e só podem ser usados por X". Se isso for levado em consideração, então porque as criaturas que o grupo enfrenta ou tesouros que o grupo acaba encontrando não está forrado de itens que foram criados para orcs? Pro criador foi mais barato, e, de acordo com a aventura, faz todo o sentido. (O feiticeiro, ladino e bardo iriam usar esses itens, pelo Usar instrumento mágico, e os demais iam chupar dedo. legal?)
Um argumento razoável.

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A CD é realmente muito baixa, mas é válido lembrar que o personagem gastou um (ou mais) talentos especificamente pra isso. E ele estará gastando tempo fazendo equipamento (1 dia para cada 1000 PO do preço base é bastante). Eu considero que uma pequena margem de falha é interessante, mas 5 ja me parece abusivo, uma vez que o conjurador perde todo o recurso investido se fracassar.
Na verdade, 5 foi a margem que indiquei pra um personagem mediano naquele cenário (int 12 + spellcraft bom, o que se espera de qq personagem mediano). Acho que não deixei claro. Um mago com int 18 a rolagem diminuiria para 3 e se comprar um talento de bonus em perícias, a rolagem iria para 0. Bem, eu até aceitaria, pois o personagem sacrificou bastante para não precisar rolar dados, mas uma hora iria quebrar o jogo, infelizmente.

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Ainda na CD, no entanto, percebe-se que só ao criar armas e armaduras o personagem parece precisar do NC 3x bonus. Em qualquer outra situação, ele pode adicionar 5 na CD e ignorar o fato de ele não ter o NC necessário. (por RAW)
Ele ainda precisa prover a restrição de alguma forma. Tipo, um mago criando poções de cura precisa de um clérigo do lado, ou meio de conjurar uma varinha ou pergaminho, ou qq outra forma de conjurar uma magia de cura. Depois disso ele rola o teste com +5.

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Qual o motivo da redução da CD por ter habilidades diferentes no item? É possível furar o sistema nesse ponto (Criando um item com uma habilidade forte, e diversas habilidades ridiculas, como +1 em ride e +1 em heal, abaixando assim a CD de criação do item)
Adicionar "habilidades não similares" tem um custo de +50% na construção.
Adicionar "habilidades similares" tem um desconto de 25% para a segunda habilidade e 50% para qq outra depois da segunda.
Não sei como ou pq chegaram a este cálculo, mas é o que está lá. :/

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E pelos motivos que eu citei antes, eu tiraria a parte do "requisito de perícia/raça/classe/tendencia". Eu diria ao jogador que ele pode SIM fazer um item que só humanos possam usar, ou ainda, só humanos monges com 10 graduações em handle animal podem usar, mas que isso de nada alteraria na CD ou no preço do item.
Vou avaliar, parece razoável.

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Agora, supondo um mago trabalhando no seu sistema. Ele teria inteligência 19, 5 graduações em spellcraft, 3 por ser perícia de classe, totalizando +12 na perícia. Criar um item de +5 em spellcraft, como você mesmo sugeriu, teria CD 13, ele passaria automaticamente, e teria +17 para futuros testes (deixando-o praticamente sem chance de falhar)

Talvez utilizar algo parecido ao teste para conjurar na defensiva do PF ? algo do tipo CD 5 + 2xNC? ou mesmo CD 10 + 2xNC?

Um personagem de 20° nível teria algo como 27 em spellcraft (e provavelmente +10 proveniente de algum item, ja que ele mesmo pode criar os itens) levando a +37. Segundo o que eu propus, a CD de um item com NC 20 seria 45 ou 50, mas seria bem fácil criar itens com NC 19 ou menos (para este personagem).
Vou colocar as contas na ponta do lápis, mas gostei bastande da sugestão de (CD = x + y*NC).
« Última modificação: Junho 06, 2013, 11:14:38 am por oculto »
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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #6 Online: Junho 06, 2013, 10:58:11 am »
Sim, Lumine, mas a questão não é essa. Minha abordagem no assunto leva em consideração que, em algum momento da campanha, os personagens acabarão enfrentando inimigos (mais inteligentes e com mais recursos do que orcs e goblins) que poderiam ter feito muitos, se não todos, dos seus equipamentos mágicos. Imagine a diversão que eventos como esse proporcionariam ao jogador.


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a troco de um talento!
Vários talentos, na verdade.


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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #7 Online: Junho 06, 2013, 11:23:12 am »
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a troco de um talento!
Vários talentos, na verdade.

Tudo bem, incluamos então apenas o talento Creating Wondrous Items. Substitua as armas e armaduras por luvas, capas, botas, cintos, etc.

De qq forma, o que quero demonstrar, é apenas que em um mês ele teria meios de criar uma sequência de itens que já começaria a chamar a atenção Mestre Arsenal (inclusão anedótica!  :haha:). No, sei lá, 8º nível, ele poderia ameaçar a economia da região de forma boçal. Em um ano, voltamos a era de Netheril, pq outros conjuradores veriam como é fácil ganhar dinheiro assim e tudo mundo teria um cadeira com braços servindo vinho para as visitas.
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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #8 Online: Junho 06, 2013, 11:49:36 am »
Quanto a múltiplas habilidades em um item.

Vamos supor sem perda de generalidade, que um personagem quer fazer uma capa que lhe conceda:
Invisibilidade 1x/dia, +2 destreza, +3 furtividade.

São habilidades similares? bom, eu diria que sim, então vamos calcular.

Invisibilidade 1x/dia: NC 3 x Nivel Magia 2 x 1800po (palavra de comando) / 5 = 2160po preço base.
Destreza +2: 2² x 1000 po = 4000po preço base.
Furtividade +3: 3² x 100 = 900 po preço base.

Agora, se fossem 3 itens separados, o valor seria 2160+4000+900 = 7060 po. (e ocuparia 3 espaços no corpo)
No entanto, como é um item só, tem-se o seguinte:

Habilidade mais cara (4000) + 75% da segunda habilidade mais cara (0.75 x 2160) + 50% das demais habilidades (0.5 x 900) para um total de 6070po. (lembrando que ocuparia apenas 1 espaço no corpo)

Faz sentido?


E Quanto as diferentes habilidades? Vamos supor um cinto com Invisibilidade 1x/dia, +3 Cavalgar e +2 em Inteligência (os preços são os mesmos ja vistos) . São habilidades distintas, certo? então, aos calculos:

Habilidade mais cara (4000) + 150% da segunda habilidade mais cara (1.5 x 2160) + 150% das demais habilidades (1.5 x 900) para um total de 8590po.
É mais caro, naturalmente, mas ainda usa um espaço apenas no corpo.

Minha dúvida: Parecem corretas essas afirmações? Digo, segundo o que eu li, parece que sim, mas é isso mesmo?

Se sim, apresento calculos para quebra do sistema proposto pelo oculto (com relação a baixar CD com habilidades diferentes)
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« Última modificação: Junho 06, 2013, 11:53:07 am por Maceh »

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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #9 Online: Junho 06, 2013, 01:01:40 pm »
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Faz sentido?
Não, a regra normal com está escrita não faz sentido. Muitos gaps e situações quebradas. Por isso esse tópico.  :haha:

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Se sim, apresento calculos para quebra do sistema proposto pelo oculto (com relação a baixar CD com habilidades diferentes)
Só um questão no seu raciocínio. Toma-se por CD base o maior nível de conjurador na hora do teste. Na  minha regra a CD base para os bônus em constituição é CD18. A CD final para criar o item não pode ser inferior a essa CD base. Ou seja, ele pode incluir outros efeitos similares e aumentar a CD, mas pode incluir não similares e diminuir.

De qq forma a regra realmente quebra, não no ponto que vc tocou, mas quebra pq o personagem pode criar uma real árvore de natal numa dificuldade igual ou muito próxima da dificuldade base.
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Re:[Pathfinder/D20] Criação de Itens Mágicos
« Resposta #10 Online: Junho 06, 2013, 01:11:46 pm »
Sim, verdade, falha minha.