Autor Tópico: [Eberron] A Hoste Soberana  (Lida 3752 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[Eberron] A Hoste Soberana
« Online: Março 11, 2013, 03:35:45 am »
Religião predominante em quatro das Cinco Nações, a Hoste Soberana (e sua contraparte, a Héxade Sombria) é provavelmente o sistema de crença dominante em toda Khorvaire, especialmente em suas porções urbanas e civilizadas. Ele é talvez o sistema de crença mais fácil de assimilar ao jogador médio de D&D, acostumado com panteões de divindades com personalidade e temperamento humano – contudo, essa similaridade é apenas superficial.


Símbolo da Hoste Soberana

A primeira coisa a se ter em mente quanto a Hoste é o seu aspecto de Soberania (ou a Doutrina da Soberania Universal). Uma divindade que faz parte da Hoste não tem uma personalidade ou comportamento como esperado para algo limitado, como são criaturas mortais ou mesmo a maioria dos extraplanares. Um Soberano não (apenas) faz algo – ele é algo. Onatar não é uma figura de um anão barbudo criando machados para seus filhos (embora alguns anões talvez o vejam assim) - Onatar é cada vez que alguma criatura aquece um metal, o resfria e faz tomar forma. Onatar é o calor da forja, o produto de sua criação e o próprio conceito de ferramenta. Ele não precisa agir - ele é a inspiração e força por trás da ação.

A Soberania Universal é representada pela frase "Assim como é o Mundo, São os Deuses. Assim como são os Deuses, é o Mundo". Tal frase indica que não há nenhum aspecto de Eberron que escape do alcance da Hoste - exceto a Morte. Salvo alguns grupos pequenos, o fiel da Hoste Soberana não espera um pós-vida proveitoso, pois a Hoste não tem influência em Dolurrh. Todos terão o mesmo fim na indiferença cinzenta e nebulosa - e aqueles sectos que não creem nisso esperam que um dia, a Hoste Soberana passe a exercer sua Soberania ali, divinizando essa região. Dessa maneira, a fé na Hoste é depositada na esperança de uma vida feliz e um mundo melhor aos seus descendentes, não na eternidade.


As Above, So Down Below

Também uma extensão da ideia da Soberania Universal, é a visão que todos os deuses são reflexos, aspectos ou interpretações diferenciadas de outras culturas, que ainda não conheceram a Hoste ou que a interpretam de outra maneira. Assim, a Chama Prateada nada mais é do que a crença em um aspecto menor de autossacrifício de Dol Arrah, enquanto a maioria dos sectos druídicos são interpretações primitivas que misturam a crença em Balinor, Arawai (em seus aspectos positivos) com a Fúria (em seus aspectos negativos).

Ao mesmo tempo, essa ideia leva a interessantes problemas ao fiel, pois o que fazer quanto a Héxade Sombria? Eles também são divindades com a mesma origem da Hoste Soberana, então porque são tratados como um grupo a parte? Uma interpretação é que tal separação ocorreu devido ao estupro que o Devorador cometeu em Arawaii, fazendo com que tais divindades se distanciassem, mas como isso é possível, se nada escapa aos deuses? Outra explicação possível é que tal divisão não veio dos Soberanos ou Sombrios, mas sim dos seus fieis, que separam o panteão entre divindades da civilização, da ordem e do crescimento daquelas que representam aspectos selvagens, incontidos ou dramáticos do mundo.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:[Eberron] A Hoste Soberana
« Resposta #1 Online: Março 11, 2013, 10:49:08 am »
O parco conhecimento de Eberron que tenho é basicamente o que está no jogo DDO (já devo ter dito isso anetriormente). Em uma as missões do jogo, um sacerdote da Chama Prateada meio que ve seguidores da Hoste como hereges. Existe esse conflito mesmo?
Somos todos bots!

Re:[Eberron] A Hoste Soberana
« Resposta #2 Online: Março 11, 2013, 12:28:39 pm »
O parco conhecimento de Eberron que tenho é basicamente o que está no jogo DDO (já devo ter dito isso anetriormente). Em uma as missões do jogo, um sacerdote da Chama Prateada meio que ve seguidores da Hoste como hereges. Existe esse conflito mesmo?

Vale citar que em outra quest mais pra frente, este mesmo sacerdote...

(click to show/hide)


Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:[Eberron] A Hoste Soberana
« Resposta #3 Online: Março 11, 2013, 12:55:17 pm »
Ahn... verdade. Nesse ponto faz sentido. Havia me esquecido dele na nova chain.
Somos todos bots!

Re:[Eberron] A Hoste Soberana
« Resposta #4 Online: Março 11, 2013, 05:10:29 pm »
Citar
Em uma as missões do jogo, um sacerdote da Chama Prateada meio que ve seguidores da Hoste como hereges. Existe esse conflito mesmo?

É possível que exista, mas não é comum entre a maioria dos seguidores de cada crença.

A Chama Prateada não tem nenhum problema em reconhecer que a Hoste Soberana existe e pode até mesmo ter criado ou manter todo o universo (afinal, a primeira Voz da Chama Prateada era uma Paladina de Dol Dorn), enquanto os seguidores da Hoste provavelmente veem a Chama Prateada como uma versão estranha do culto de Dol Dorn (assim como existem outros cultos incomuns para diversos outros Soberanos, ou mesmo para os Sombrios).

Por outro lado, um seguidor radical da Chama pode ver a Hoste Soberana como deuses incompetentes (afinal, eles criaram ou mantém esse mundo, e well, ele tem defeitos de sobra) e indignos de reconhecimento, cujos seguidores se focam em manter esse mundo em um estado decaído, enquanto um seguidor radical da Hoste pode ver a Chama como algo muito suspeito, um falso culto de Dol Dorn que na verdade pode ser a fachada para venerar um Overlord.

Uma boa comparação entre a Hoste e a Chama seria entre Judeus e Cristãos.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[Eberron] A Hoste Soberana
« Resposta #5 Online: Março 16, 2013, 10:55:37 pm »
Um amigo meu leu o texto e comentou que também, a Hoste lembra os Eternos de Neil Gaiman.
« Última modificação: Março 17, 2013, 06:37:31 pm por publicano »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[Eberron] A Hoste Soberana
« Resposta #6 Online: Março 17, 2013, 11:10:44 am »
Perpétuos, Arthur. Também pensei a mesma coisa. Com a diferença que eles não precisam "pedir licença" a ninguém.

Re:[Eberron] A Hoste Soberana
« Resposta #7 Online: Março 18, 2013, 03:36:54 am »
Comparar com os Perpétuos é algo interessante, até porque existe um certo enigma sobre "Quando a Hoste se originou?". Se a teologia dos dragões está correta, é bem provável que eles não sejam Perpétuos - mas se o que a maioria dos humanóides defende for correto, eles de fato seria Perpétuos.

O que não impede até mesmo mortais planejarem contra eles - a Biblioteca de Korranberg foi criada como parte de um plano para superar até mesmo o conhecimento e poder de Aureon e tomar o seu lugar. :)