Autor Tópico: [DnD 5e/Next] UA: Psiônicos  (Lida 1123 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[DnD 5e/Next] UA: Psiônicos
« Online: Julho 07, 2015, 07:47:36 pm »
Queimei minha língua: saiu hoje o primeiro material oficial de DnD 5e/Next voltado exclusivamente para psiônicos. É a coluna do Unearthed Arcana deste mês.

De maneira geral, ela apresenta:

i) um histórico pros psiônicos em DnD (com aquela historinha de Far Realm);

ii) conceitos gerais da mecânica de psiônicos (disciplinas, psi points, interação entre psiônicos e magia, entre outros)

iii) uma nova classe, o Mystic. Basicamente ele é o chassi onde os conceitos de Psion e Psychic Warrior/Battlemind são desenvolvidos por meio das ordens psiônicas e suas disciplinas. Por ora, a classe vai até o nível 5 e apresenta uma mecânica própria para os poderes psiônicos, que me lembraram a estrutura do XPH da 3.X (embora seja possível reconhecer a 4e também). 

Teria que testar em mesa para ter uma ideia melhor de como as disciplinas funcionam, mas dessa leitura rápida, posso dizer que as disciplinas da Order of Awakened são extremamente versáteis (e difíceis de resistir, dado que a maioria dos saves dos oponentes é baseado em Inteligência -- geralmente o teste de resistência mais baixo dos monstros) e Surge Action (Celerity, 5 psi points, Order of the Immortal) tem um potencial abusável.


Como a WotC (M. Mearls) gosta de salientar, o material do UA é um tanto cru, com refinamentos ainda a serem feitos. Mas a premissa parece boa. Aliás, aproveite que com um level-dip no Mystic, vc ganha proficiência em qualquer teste de resistência (Save) e de brinde ainda leva disciplinas e psi points.

Re:[DnD 5e/Next] UA: Psiônicos
« Resposta #1 Online: Julho 07, 2015, 08:26:14 pm »
Eu estou positivamente surpreso com o que li, já que a estrutura geral do Psiquismo me parece bastante interessante, ainda mais o "Order of the Immortal" (Vulgo - Suck it, Guerreiro).

E isso me deixa curioso em como essa classe vai evoluir e quanto espaço ela pode ocupar, já que os poderes mágicos são colocados como habilidades da classe e se o número deles crescer como aparenta, não só a classe terá um book keeping considerável como também ocupará bastante espaço em um livro (assumindo que a Wizards ainda lance isso - em um ano, não fizeram nada fora do CORE).

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[DnD 5e/Next] UA: Psiônicos
« Resposta #2 Online: Julho 07, 2015, 09:34:46 pm »
Finalmente saiu o artigo completo. Tinham vazado o artigo com esse documento incompleto. [attachmini=1]
« Última modificação: Julho 07, 2015, 09:40:44 pm por Heitor® »

Re:[DnD 5e/Next] UA: Psiônicos
« Resposta #3 Online: Julho 08, 2015, 05:33:14 am »
Apenas para reforçar um ponto:

Guerreiro do tipo Champion, Habilidade de Nível 18:At 18th level, you attain the pinnacle of resilience in battle. At the start of each of your turns, you regain hit points equal to 5 + your Constitution modifier if you have no more than half of your hit points left. You don’t gain this benefit if you have 0 hit points

Mystic, Order of the Immortal, Habilidade de Nível 3: At the end of your turn, if your current hit point totalis half or less of your hit point maximum, you regain hit points equal to half your mystic level.

Diabos, o Mystic da Order of the Immortal no nível 5 consegue emular todas as habilidades "distintivas" do Guerreiro (um dos Fighting Styles, Second Wind e Action Surge) e mesmo de algumas subclasses dele e não tem que lidar com com limitações como "Uma vez por Encontro", apenas tendo que gerenciar seu gasto de Psi-Points.

Aliás, não apenas o Guerreiro teve suas habilidades "roubadas' - o Paladino também. Lethal Strike faz miséria de Smite, já que seu dano é superior por diversos nívels(até 5d10 no nível 5 - Smite causará 2d8 nesse nível) e é canalizada por Psi Points, que parecem ser bem mais abundantes do que slots de magias.
« Última modificação: Julho 08, 2015, 05:39:45 am por Khalid al-Walid »

Re:[DnD 5e/Next] UA: Psiônicos
« Resposta #4 Online: Julho 08, 2015, 10:59:36 am »
[...] Psi Points, que parecem ser bem mais abundantes do que slots de magias.

O cálculo do número de Psi Points por nível é igual àquela tabela de Spell Points do DMG. Então, na teoria, o número de Psi Points é equilibrado com o número de slots de magias de fullcasters. (Na teoria porque nunca vi os Spell Points serem usados em mesa, então, não tenho ideia de como funciona o gerenciamento deles na prática).

Quanto ao seu mindfucking sobre "Psychic Warrior of the Immortal" vs. Guerreiro: tem a resposta cretina e a resposta "panos quentes". Sobre essa última, já falei no primeiro post: as regras do UA são material cru, que ainda precisa ser testado, polido, etc. A cretina é aquela de sempre: na lógica de DnD, magia (psiquismo incluso) > mundano. O curioso é que ambas servem nesse caso.