Autor Tópico: [DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido  (Lida 122352 vezes)

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Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #15 Online: Janeiro 15, 2015, 11:55:02 am »
    • Ação "Ajudar Outro" virou "Trabalhar Juntos" (apenas para perícias), que concede Vantagem no teste, mas ambos personagens precisam ser capazes de realizar o teste de perícia, pra funcionar.

    Existe também a ação Help, que pode inclusive ser usada em combate para conceder vantagem a um aliado que ataque um inimigo adjacente ao personagem. Muito útil para garantir que o conjurador do grupo acerte aquela magia decisiva que requer uma rolagem de ataque para acertar o oponente.

    Offline Lumine Miyavi

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    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #16 Online: Janeiro 15, 2015, 12:10:13 pm »
    Verdade, eu nem lembrava da existência de help hauehuae.

    E é literalmente "gaste sua ação pra dar vantagem a um aliado", bem, BEM melhor que um Flanquear.

    Alias, Flanquear é a campeã de house rules em uns 3 grupos de D&D que eu participo no Caralivro. É tão importante assim, ou é só o pessoal sentindo falta?

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    Offline kinn

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    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #17 Online: Janeiro 15, 2015, 03:13:23 pm »
    Me parece saudosismo + preciosismo, porque,o principal interessado nisso (ladino) não precisa mais de flanquear adversários para usar o furtivo. O que mais vejo é, ao invés, gente achando isso forte demais do ladino e nerfando para exigir flanqueio - mas magia ninguém nerfa, porque coitadinho dos casters...
    Pesquisas provam:
    (click to show/hide)

    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #18 Online: Janeiro 15, 2015, 03:46:37 pm »
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    Alias, Flanquear é a campeã de house rules em uns 3 grupos de D&D que eu participo no Caralivro. É tão importante assim, ou é só o pessoal sentindo falta?

    Estritamente, não é tão importante assim - mas para quem gosta de combates onde o posicionamento do personagem e movimentação são mais precisos, ela é uma regra decente. O mesmo vale para a Mark (D&D 4e), os tipos de Forced Movement (também da 4e) e algumas Manobras de Combate.

    Todos com implementação meio "meh" em Next - mas isso é mais culpa da ideia "Shine on, you Crazy Spellcasters" que move o sistema, onde se você não tem magias, "cale a boca" e fique no All-Sneak-Attack, All-the-Way(ou All-Power-Attack).
    « Última modificação: Janeiro 15, 2015, 04:47:07 pm por Khalid al-Walid »

    Offline Macnol

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    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #19 Online: Janeiro 15, 2015, 03:57:34 pm »
    Kinn, o que você mais vê é gente querendo ressuscitar coisas de edições antigas nessa. O povo é resistente a mudanças. Parte da minha intenção com esse tópico é justamente combater isso, porque achei a 5e muito bem amarrada dentro de si mesma, e essas regras velhas enfiadas no meio (seja de propósito ou por engano) só tendem a atrapalhar.

    Estou sentido o Macnol muito corporativista neste tópico.

    Aplicando um comportamento assertivo;
    Sendo empático;
    Gerenciando as expectativas do clientes;
    Agindo com leitura ativa;
    Documentando os tópicos;
    Gerindo o stress...

    Se ele fosse da área de TIC*, eu diria que ele fez algum treinamento de certificação do HDI...

    Daqui a pouco ele vai virar coxinha também...

     :linguinha:

    *sarcasm

    Obrigado... eu acho...  :b

    Acho que uma algumas diferenças pra quem tá muito entranhando com edições anteriores são:

    • Saves atrelados aos 6 atributos básicos, ao invés de Fort / Ref / Will, onde cada classe adiciona proficiência a certos tipos.
    • Perícias não são distribuídas, ou você é proficiente ou não
    • Não existem PVs negativos, 0 é o limite final (FINALMENTE)
    • Arredondar pra baixo sempre em caso de divisões
    • Ação "Ajudar Outro" virou "Trabalhar Juntos" (apenas para perícias), que concede Vantagem no teste, mas ambos personagens precisam ser capazes de realizar o teste de perícia, pra funcionar.

    Addedados!

    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #20 Online: Janeiro 15, 2015, 04:15:11 pm »
      • Não existem PVs negativos, 0 é o limite final (FINALMENTE)

      Mas tem Instant Death (PHB, p. 197), o que na prática mantém o "tracking" de PVs abaixo de zero. (O que nas mãos de um DM sádico, significa Coup de Grace).

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #21 Online: Janeiro 15, 2015, 04:59:07 pm »
      Citar
      Parte da minha intenção com esse tópico é justamente combater isso, porque achei a 5e muito bem amarrada dentro de si mesma, e essas regras velhas enfiadas no meio (seja de propósito ou por engano) só tendem a atrapalhar.

      Mas D&D Next é todo sobre DM Empowerment, com regras escritas de modo intencionalmente vago (Stealth é o exemplo-mor) para que o DM tenha a palavra final e oficial sobre regras. Então não faz o menor sentido defender a "Interpretação Original" de regras ou protegê-la de regras antigas - D&D Next é para ser assim. It's not a bug, it's a feature.
      « Última modificação: Janeiro 15, 2015, 05:07:10 pm por Khalid al-Walid »

      Offline Macnol

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #22 Online: Janeiro 15, 2015, 05:11:27 pm »
      O problema é que na maior parte das vezes essas regras antigas são avaliadas de acordo com seu contexto original e jogadas na edição nova, em que muita coisa mudou, sem levar isso em consideração. Muitas vezes, sem nem sequer terem conhecido a edição nova direito. Aí dá problema.


      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #23 Online: Janeiro 15, 2015, 05:14:18 pm »
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      O problema é que na maior parte das vezes essas regras antigas são avaliadas de acordo com seu contexto original e jogadas na edição nova, em que muita coisa mudou, sem levar isso em consideração. Muitas vezes, sem nem sequer terem conhecido a edição nova direito. Aí dá problema.

      O que não é um problema - é o direito do DM de fazer isso, ainda mais quando equilíbrio e balanço não são prioridades da edição. :)

      Offline Agnelo

      • Pai
      • O que se escreve num campo desses?
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      [DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #24 Online: Janeiro 15, 2015, 05:24:46 pm »
      É um direito do df não entender a regra direito?

      Se depois que o cara entender a regra optar por usar ela de outro jeito ninguém vai achar errado, mas é importante tomar uma decisão informada mesmo.
      « Última modificação: Janeiro 15, 2015, 05:28:46 pm por Agnelo »
      Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

      Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

      E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

      Offline Macnol

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #25 Online: Janeiro 15, 2015, 05:27:51 pm »
      Eu acho um problema quando qualquer um toma decisões desinformadas, mas prefiro não alongar a conversa aqui - pode dar pano pra manga em outro tópico!

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #26 Online: Janeiro 15, 2015, 05:28:06 pm »
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      É um direito do df não entender a regra direito?

      Claro que é.

      É um dos mitos mais antigos a ideia que DMs entendem regras e sabem arbitrá-las. Eu ficaria surpreso se em um grupo de 5-6 jogadores, mais de um deles (não necessariamente o DM) leu o PHB e o DMG.  :b

      Adicionando mais:

      Vantagem ou Desvantagem não acumulam - Caso você tenha mais de uma condição que te dê Vantagem em uma rolagem (digamos, usar Inspiração para atacar um oponente Cego), apenas uma dela conta.

      Não importa o número de situações que te deem Vantagem e Desvantagem ao mesmo tempo, uma Desvantagem sempre cancela todas as Vantagens e vice-versa. Por exemplo, usar Inspiração (Vantagem) quando você está Envenenado (Desvantagem) e atacando um oponente Cego (Vantagem) faz com que você role o d20 normalmente (sem Vantagem ou Desvantagem)
      « Última modificação: Janeiro 15, 2015, 05:34:54 pm por Khalid al-Walid »

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #27 Online: Janeiro 15, 2015, 10:26:26 pm »
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      É um direito do df não entender a regra direito?
      Claro que é.

      É um dos mitos mais antigos a ideia que DMs entendem regras e sabem arbitrá-las. Eu ficaria surpreso se em um grupo de 5-6 jogadores, mais de um deles (não necessariamente o DM) leu o PHB e o DMG.  :b

      Sim e a culpa disso é do sistema!

      Offline Macnol

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #28 Online: Janeiro 16, 2015, 12:14:52 am »
      Valeu, Elfo. Adicionado, junto com:

      :dado: Criaturas que tenham sido invocadas durante o combate (por magia ou habilidade sobrenatural de outra criatura) adicionam seu XP ao total recebido pelo combate. (MM 9)


      « Última modificação: Janeiro 16, 2015, 12:07:03 pm por Macnol [top] »

      Offline Macnol

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #29 Online: Janeiro 16, 2015, 12:07:30 pm »
      Novas:

      :dado: Pontos de Vida Temporários não se acumulam, a menos que sua fonte diga isso explicitamente.

      :dado: Apesar de não precisar dormir como um humano, um elfo ainda precisa de 8 horas de descanso para ter os benefícios de um Descanso Longo.