Previsão: O que ele acaba de descrever é a inclusão de builds prontas com X níveis, progressão completa, já nos livros básicos. Ao escolher um ladino, você tem a opção de escolher entre o background A, B ou C e os temas Y ou Z. Podem até existir alguns temas ou backgrounds livres pra qualquer um, mas alguns vão ser restritos para certas classes. E não é nada terrivelmente específico como "Guilda de Ladrões de Blablabla" serve só para ladinos. Vai ser algo como:
a) "Vida nos limites da sociedade": perícias menores de sobrevivência, alguma coisa como Gather Information, qualquer um pode pegar;
b) "Brutamontes fora-da-lei": ladinos e guerreiros podem pegar, rende algumas perícias um pouco mais específicas para carreira de fora da lei, mas não é o pacote que torna o personagem um 'ladrão' realmente;
c) "Gatuno": só ladinos, tem o pacote completo de perícias de ladrão.
De novo, ilusão de escolha.
A, B e C serão perícias já escolhidas e alguma habilidade menor que seja interessante. O que vai acabar definindo pra muita gente o que eles vão escolher não são as perícias, mas essa habilidade menor. E rapidamente vão surgir coisas que são claramente superiores por causa disso.
Os temas vão começar como lista de habilidades prontas ganhas a partir de certos níveis, que podem ser escolhidas como feats na sua maioria para quem não quiser lidar com isso. Se os jogadores gostarem da idéia, rapidamente vão se tornar uma forma exclusiva de adquirir habilidades que não podem ser compradas com feats e são superiores a eles, conseguindo assim substituir o nicho deixado pelas prestiges class/paragon path/epic destinies das edições anteriores.