Autor Tópico: [DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!  (Lida 6351 vezes)

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Offline Macnol

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Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #15 Online: Setembro 24, 2012, 10:20:48 am »
É verdade.

E é perfeitamente natural; a 3E foi a edição que repopularizou o jogo depois de anos no limbo, claro que uma porcentagem enorme dos jogadores e ex-jogadores atuais derivou dela seus conceitos de "identidade" do jogo.

Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #16 Online: Setembro 24, 2012, 10:48:11 am »
@Lunguinho

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Não tenho desinteresse no Next. Pelo contrário, senão não me preocuparia em lê-lo e mesmo fazer playtest do sistema. Gosto de conhecer mecânicas diferentes para propostas diferentes de jogo, já que quase sempre aparece algo inovador (como a Dis/Advantage).

Quanto à questão dos combates demorados na 4e: é um debate extenso. Isso já foi assunto de dezenas de posts internet a fora e foi levantado em algum tópico recente aqui mesmo na Spell.  O Smaug e outros poderiam argumentar em outra direção, por exemplo. Minha posição resumidamente é que sim, a 4e tende - tende - a estender os combates. Mas isso se dá pela gama maior de opções possíveis que cada personagem e NPCs têm*. Lógico que tal situação pode afundar o combate, em alguns casos, mas imho, é um ponto muito bom do sistema, pois mostra que todos têm relevância nos conflitos.

Quando jogava 3.X os combates eram "rápidos" (em comparação à 4e), mas porque o turno só demorava na vez dos fullcasters. Eles tinham considerações a fazer sobre o andamento do combate. As outras classes, por mais que investissem recursos em ir além do "eu ataco!", pouco faziam do que seguir seu "script" de funcionamento. Na 4e, o script se mantém, mas todos têm o seu - e com mais opções de roteiro.

O problema do Next é que ele parece retomar essa "rapidez" da 3.X, não por agilidade intrínseca do jogo - um sistema simples, talvez. Mas por privilegiar certos aspectos, como a diferença natural de complexidade entre as classes - bárbaros só fazem isso, magos fazem isso e mais aquilo, mas tem de dominar o sistema para se beneficiar.


*Um paralelo rápido: numa mesa só de fullcasters/martial adepts em níveis altos em fins da era 3.X, a complexidade de combate e "demora" era tão grande quanto um combate da 4e, por exemplo.

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Não, falo de um artigo/post dissecando a 4e mesmo, cirurgicamente preciso. Pegando cada classe dentro de seus papeis e comparando uma a uma. Embora acredite que o panorama geral não deve sair muito do que falei (Fighter, Warlord, Ranger e Wizard ligeiramente superiores), alguns resultados podem surpreender.

Mas sua fala me lembrou de dois pontos importantes:

O primeiro é que sim, é impossível um sistema ser mecanicamente perfeito. Uma hora ele vai quebrar, é natural que os jogadores o forcem até o limite. Mas isso não impede que o jogo seja mal-feito, repetindo fórmulas amplamente conhecidas que incorrem no problema - caso de um subsistema restrito que oferece uma infinidade opções.

Outro, testar os limites, ver até onde ele aguenta, faz parte do jogo também. E essa preocupação excessiva com o min/max-powergamer-combista "apelaum!1!!" é um saco. Aí, para contornar esse "problema" promove-se o retorno ao "poder absoluto" do Mestre. Faça-me o favor, né? Isso é uma coisa que deve ser resolvido internamente na mesa. Os designers tem que se preocupar em oferecer um sistema sólido e que atenda das expectativas e propósitos do jogo.

(Embora cada vez mais eu pense que o problema não são os desenvolvedores em si, mas as minhas ideia de jogo que já não bate mais com esses sistemas - uma coisa meio "O Alienista" isso, mas enfim).



De maneira geral, não vou deixar de acompanhar o Next, ele pode trazer inovações boas como mencionei acima. Apenas tenho consciência de que ele provavelmente, dado os rumos que segue até agora - inclusive com o que M. Mearls falou nesse último L&L-,  não vá atender as minhas expectativas de jogo de RPG em fantasia medieval. A verdade é que estou virando um velho ranzinza :P

Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #17 Online: Setembro 24, 2012, 11:08:43 am »
A verdade é que estou virando um velho ranzinza :P [/justify]

Você sempre pode ser um dos caras que gosta de uns jogos alternativos. *Coloca a boina e tamborila num bongô*
« Última modificação: Setembro 24, 2012, 11:11:03 am por kimble »
Lido esse ano:
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Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #18 Online: Setembro 24, 2012, 12:00:41 pm »
Quanto à questão dos combates, talvez foi experiencia pessoal minha, mas até os turnos "rápidos" dos combatentes na 3e eram demorados porque um ataque total demorava um tempão pra ser resolvido. Principalmente quando o jogador usava duas armas. E era especialmente lento quando tinha um mestre pokemon na mesa (druida com 580 criaturas invocadas ou similar)

O caso é que o "combate total" da 3e era mais rápido, mas os turnos individuais eram bem mais lentos. A 4e fez turnos individuais mais rápidos (comparado com a 3e), mas inflou o HP dos monstros para elevar um pouco o combate total. Mas é algo que não se sente muito quando o mestre tem habilidade de não travar o jogo pra decidir pelos monstros. Você age, faz sua ação, e em 2 minutos é a sua vez de novo.
Vendo meus mangás
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-Dom Pedro I

Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #19 Online: Setembro 26, 2012, 11:01:35 am »
Você sempre pode ser um dos caras que gosta de uns jogos alternativos. *Coloca a boina e tamborila num bongô*

Mas aí vc é jogador de RPG ou cosplay do Jô Soares?



Uma última especulação sobre os rumos que o Next vem tomando. No post anterior falei de público e etc. Lendo o relato do John du Bois, um escritor do Living Forgotten Realms, sobre o porque dele não mestrar mais DnD em convenções grandes, dei-me conta de uma coisa.

No relato, John fala sucintamente sobre a Edition Wars e as rusgas entre jogadores de DnD e Pathfinder (aliás, embora a dimensão não seja tão grande quanto uma Gen Con, é uma coisa que o pessoal da recentemente fundada RPG Con 2012 deveria estar de olho).

O que me chamou a atenção na verdade foi o destaque do Pathfinder. No caso do John, não foi um jogador de 3.X que falou que "DnD's dead", e sim um jogador de Pathfinder. (Por mais estranho que isso possa parecer...)

Não é novidade que o sistema da Paizo vem abocanhando uma fatia grande do mercado desde seu lançamento. Uma breve lista dos RPGs mais vendidos de 2011 mostra a preponderância do Pathfinder em todos os trimestres do ano. Isso é confirmado tanto pelo ICv2 quanto  pelos revendedores.* Isso ainda foi referendado pelos prêmios que a Paizo ganhou nos últimos Ennies, inclusive de "Produto do Ano" com seu Pathfinder Role Playing Game Beginner Box.

Então, essa retomada da 3.X no Next se dá não só pela ânsia do público. Ela é uma decisão de mercado também. Não só baseada no boom de vendas/público que a 3.X causou em sua época, mas pela disputa com seu principal concorrente que, vejam só, tem como carro-chefe da empresa um produto derivado da 3.X e sua OGL.

Isso pode parecer uma conclusão lógica bem besta, mas esclarece alguns pontos. O primeiro de que há coisas além do discurso de "todo poder aos grognards" quem vem sendo propagado por aí e segundo do porque o Next se apegar tanto à mecânicas dessa edição, principalmente tendo como seu designer chefe um cara como M. Mearls, criador das melhores opções para combatentes no DnD 3.X: o Iron Heroes.



* A questão das listagens de mais vendidos é controversa. Tendo em vista que a WotC não libera seus números, a classificação é sempre especulativa. Por isso a diferença de posição entre os diversos rankings. No caso, o que quero chamar a atenção é que mesmo com essa flutuação de nomes, o Pathfinder sempre está entre os primeiros.
« Última modificação: Setembro 26, 2012, 11:03:22 am por Bispo »

Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #20 Online: Setembro 26, 2012, 09:19:27 pm »
Citar
No relato, John fala sucintamente sobre a Edition Wars e as rusgas entre jogadores de DnD e Pathfinder

O que é muito engraçado já que pathfinder é D&D
War never changes

Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #21 Online: Setembro 26, 2012, 09:50:14 pm »
Agora pensa bem...

A Wizards, se estiver esse seguindo a linha que o Bispo falou, está apostando exclusivamente na força do nome/marca D&D.

Se eu jogo Pathfinder, por que diabos iria trocar pra um sistema que será quase a mesma coisa?!

Quando o Pathfinder nasceu, ele não concorria com um sistema igual, que seria o 3.X, mas sim serviu como "continuidade" espiritual deste último, por isso cativou grande parte do público que não mudou pra 4e.

Aposto que se a Wizards tivesse decidido continuar o 3.X, o Pathfinder nada mais seria do que um outro jogo OGL, nada mais.

Dai, agora, ao invés de tentarem algo diferente, inclusive da 4e, que para eles é considerado um fracasso, decidem repetir o passado.

Obviamente que criar algo totalmente novo é arriscado, mas na atual conjectura, acredito que seria muito mais saudável para o D&D em todos os sentidos.

Offline Macnol

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Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #22 Online: Setembro 26, 2012, 10:24:27 pm »
Tá, já digo de cara que meu conhecimento de Pathfinder é pífio, mas acho difícil dizer que o DDN está ficando parecido com ele.

Pelo menos mecanicamente, claro. O "feeling" do jogo eu aceito que tá indo numa direção parecida.

Offline Madrüga

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Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #24 Online: Setembro 27, 2012, 01:49:29 am »
Em teoria, com errata é uma novidade.

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Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #25 Online: Setembro 27, 2012, 08:57:25 am »
Que eu lembre também vai sair o Unearthed Arcana da 1e e o Spell Compendium da 3.5.

Eles estão aproveitando pra relançar todos esses livros antigos, já que estão prontos e precisam só de pequenos ajustes (erratas, capas novas, etc.). Isso é fácil de fazer e não exige muito pessoal, o que permite não desviar muitos recursos do D&D Next.

O engraçado é que pra muita gente, essas reimpressões tem sido mais interessantes que as notícias do playtest. Eu estou só esperando pra eles publicarem alguma coisa que realmente me interesse, como alguns dos cenários da 2e.
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Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #26 Online: Setembro 27, 2012, 09:33:18 am »
Como disse, é só uma especulação.

Citação de: Eltor
Tá, já digo de cara que meu conhecimento de Pathfinder é pífio, mas acho difícil dizer que o DDN está ficando parecido com ele.

Pelo menos mecanicamente, claro. O "feeling" do jogo eu aceito que tá indo numa direção parecida.

Não disse que o DDN está ficando parecido com o Pathfinder, só apontei possíveis motivos para esse "retrocesso" ao 3.X para além do "Old School rules", como algo que provavelmente a WotC (ou a Hasbro) estão entendendo do mercado de jogos de RPG. Simploriamente assim: "Mas, hey, esses caras da Paizo fazem sucesso com algo que nós também fizemos. Há gente querendo isso. Vamos voltar a esse mercado e dar isso a eles também - só que com a marca D&D". Daí voltar o sistema ao chassi da 3.X (embora seja possível traçar aspectos desse "chassi" para edições anteriores também).

Re:[DDN] Novo Q&A: Você quer magos da 4E? Aqui estão seus magos da 4E!
« Resposta #27 Online: Setembro 27, 2012, 01:28:55 pm »
Citar
O engraçado é que pra muita gente, essas reimpressões tem sido mais interessantes que as notícias do playtest. Eu estou só esperando pra eles publicarem alguma coisa que realmente me interesse, como alguns dos cenários da 2e.

Você não é o único. Eu espero com alguma esperança (pequena) ver uma reimpressão da Rules Cyclopedia (eu raramente sou nostálgico, mas abro uma exceção para esse livro), pois a que tenho já viu dias melhores. E não me incomodaria em ver os boxed sets de Planescape e Spelljammer relançados.