Autor Tópico: [DDN] A resposta do Guerreiro  (Lida 8453 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[DDN] A resposta do Guerreiro
« Resposta #30 Online: Julho 30, 2012, 07:16:01 pm »
Citar
E só relembrando, já faz tempo que feats deixaram de ser abertos pra todo mundo. Na 4e toda classe tinha uma lista boa de feats exclusiva pra ela. Que aliás, muitas vezes modificavam ou adicionam novas habilidades em cima das manobras/características já disponíveis para cada classe.
Não deixou não, como D&DNext tá ignorando a 4e, retroativamente isso nunca existiu! ♪

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[DDN] A resposta do Guerreiro
« Resposta #31 Online: Julho 30, 2012, 07:31:39 pm »
Me diz se assim a frase fica melhor:

Eu tinha notado o sarcasmo. Meu questionamento foi exatamente em cima disso. Ele TINHA uma habilidade só dele: GANHAR mais feats relacionados a combate. Nota que ênfase aqui está no processo (ganhar) e não no que ele recebia de recurso (feat). Por isso que eu repito, não basta ter uma "habilidade única de classe" para tornar uma classe interessante.


Citar
O teu medo também é o meu medo, acho que a única diferença é que você já está presumindo o pior, enquanto eu estou esperando pra xingar só depois que eles fizerem a cagada.

Engraçado. Eu pensei que desde o começo eu vinha colocando dois cenários, um como eu gostaria que fosse e um como eu temo que fosse. Podia jurar que eu tinha dito:
Eu estou a vários posts tentando alertar quanto a um problema que PODE ocorrer e dizendo continuamente que torço que eles sigam por um caminho e não pelo outro. Por algum motivo, você entende isso como 'que sistema horrível essa idéia é idiota tomara que caia um avião na sede da WotC'.

Deixa eu simplificar então: eu tenho medo que esse modelo leve a vários problemas que ocorriam com o guerreiro da 3e. Os problemas e o porque do meu medo podem ser lidos nos posts anteriores. Torço pra que eles não cometam o mesmo erro de novo. Não estou dizendo que VÃO fazer bobagem de novo.


Melhor resgatar a máquina no tempo e voltar algumas horas atrás, pra escrever isso em algum post anterior.

Citar
Mas a promessa é que isso seja à escolha do jogador, se quiser pegar habilidades só em um "tema" específico (por exemplo, proteger os aliados e restringir o movimento dos inimigos) ele pode, se quiser variar e pegar habilidades pra várias funções diferentes também poderia. Em tese isso é bom, bastaria eles não botarem requisitos retardados de "precisa Habilidade X pra ter Habilidade Y" ou, pior ainda, "Improved Habilidade X".

Nota que isso não lida ou nega o problema hiper-especialização. Se eu preciso das habilidades X, Y e Z para ser um bom lutador de Espada e Escudo, não é porque elas já são escolhidas para mim automaticamente que isso se resolve. Entretanto, ter "temas" prontos para pegar corrige outro problema relacionado a ela, que são as armadilhas para iniciantes.

De novo, essa é uma suposição que eu levantei pela existência de "temas" que vão te permitir se especializar dentro de um estilo de combate. Pode ser que essas habilidades não sejam realmente complementares e somente façam sentido em conjunto (como uma habilidade para se mover melhor, outra pra desviar golpes e uma terceira para desarme, todas no tema do Duelista). Ou pode ser que elas se complementem, mesmo que não na forma de uma "árvore de habilidades", com bônus que geram uma sinergia grande para realizar um certo tipo de manobra. O que de novo, seria similar ao problema dos feats de combate na 3e.
« Última modificação: Julho 30, 2012, 07:34:06 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[DDN] A resposta do Guerreiro
« Resposta #32 Online: Julho 31, 2012, 11:16:27 am »
Legal, digamos que o guerreiro tenha muitas opções e possibilidades, possa defender, fazer ataques brutais, acertar dois inimigos ao mesmo tempo e no final vire o guerreiro da 4e.

Isso não resolve o problema da todas as outras classes que não mandam magia, e no final vai acabar que todas as classes mandarão magia em algum momento para não ficarem chatas? Quero saber como vão resolver o problema do Rogue (que estava muito chato no playtest), e se da mesma forma estará o Bárbaro, o Ranger, o Assassino, o Avenger, o Warlord?

Eu acho interessante as regras do guerreiro (parece psiônico da 4e, que turbina seus poderes at-will), mas a edição como um todo parece não permitir muitas coisas novas. Eu também acho que a 4e fez as classes em moldes muito rígidos, e estou disposto a perder um pouco de class balance pra ganhar mais possibilidades.

No entanto, mesmo com toda a rigidez da 4e, parecia haver mais possibilidade de estilos de personagens que qualquer outra edição criou, especialmente nos livros mais novos (No PHB1 os strikers eram ridiculamente iguais). Mesmo fora do combate, com os poderes utility e os rituais.

Eu entendo o pessimismo do Kimble, ele gosta da 4e tanto quanto eu, e gostaria de ver um revamp nessa edição e não uma edição que tem como objetivo negar tudo que fez a nossa edição preferida, preferida.

Outra coisa que me deixa muito pessimista é o nível de detalhe que eles já estão dando para cada classe, isso quer dizer que se esses features do guerreiro já estão no core, você terá menos espaço para modificá-lo nos famosos modules. Como disse em outro post, preferia que nem classes existissem no core, e que mesmo as coisas mais básicas fossem opcionais, no core só deveria existir as regras de jogo, tudo que é costumização deveria estar em módules.

« Última modificação: Julho 31, 2012, 11:20:48 am por DaviSalles »

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[DDN] A resposta do Guerreiro
« Resposta #33 Online: Agosto 01, 2012, 12:22:23 pm »
Esse tópico mostra como o Kimble já se saturou nesse assunto. Já virou birrento, naysayer e só quer discordar de tudo por pura implicância. Deixou de ser uma opinião informada, agradável de ler faz tempo. Agora é esperar os tópicos dos outros ou simplesmente ler os artigos sem indicação.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[DDN] A resposta do Guerreiro
« Resposta #34 Online: Agosto 01, 2012, 12:32:01 pm »
 :linguinha:

Sério, eu to apresentando dois pontos de vista. Um positivo (usando a idéia de tabelas ou várias manobras abertas, etc.) e outro negativo (usando um modelo de ganho de manobras por feats como na 3e). Se as pessoas querem se focar no aspecto negativo, dizer que eu só reclamo e acham que o fato de eu apontar duas possibilidades é uma "crítica a algo que nem foi lançado", e não uma análise dessas duas possibilidade, não posso fazer nada.
« Última modificação: Agosto 01, 2012, 12:34:32 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG