Antes de tudo - Dá-lhe Necromancia de Tópico.
Mas a minha maior preocupação é que minha mesa acha que todos os inimigos são sacos de pancadas cuspidores de XP, e eles não 'arredam' pé de uma luta de jeito nenhum, em quanto o personagem não morrer.
Algo que eu aprendi com o tempo, especialmente depois de 2-3 anos como jogador depois de quase uma década praticamente como DM: Salvo alguns sistemas distintos ou cruéis, Jogadores geralmente não veem Combate como algo arriscado, perigoso ou negativo - Combate é a parte mais divertida e empolgante do jogo, algo que você tem que ir atrás.
Eu me considero um RBDM (Rat Bastard DM) e sempre vi Jogadores como idiotas kamikazes dispostos a entrar em situações idiotas - até que me vi com meu Chaladino pragmático e diplomático aceitando enfrentar mais de 20 oponentes muito bem treinados que prepararam uma emboscada para meu personagem e o de outro jogador.
Portanto, se quer que os jogadores passem a cogitar fugir de um combate, você precisa deixar claro, obviamente claro, não apenas uma dica ou sugestão, que ele é imensamente perigoso e indesejável.
Em uma analogia onde o combate é como um doce, não diga aos jogadores que eles podem engordar a médio-longo prazo - mostre que o doce é radiativo, recheado de aspargo e que ainda vai deixar o personagem broxa pelo resto de sua vida.