Confesso que quando vi a notícia, fiquei com um pé atrás. Principalmente depois da bola fora (mecanicamente falando) que foi o Mystic (aka Psion).
Mas até me surpreendi ao ler essa primeira versão de apresentação das CdPs no contexto do Next --- não mecanicamente, mas vá lá, é um rascunho e é a WotC. Isso à parte, é louvável a iniciativa de disponibilizar mais opções de costumização de personagem (ainda que tanto as CdPs quanto as outras opções (feats e multiclasse) devam passar necessariamente pelo crivo do DM*).
De qualquer forma, com um certo refinamento mecânico (a questão dos proficiency saves e dos modificadores temporários são realmente problemáticos), a proposta tem potencial. A meu ver, é mais promissora que a ideia de multiclasse como implementada oficialmente.
Resta saber se isso vai pra frente. Afinal, foram quantos artigos do UA até agora? Oito, contando este (o
index do EnWorld ainda näo foi atualizado) Não vi revisão de nenhum e tãopouco vi algum deles aproveitados em produtos publicados (até porque, o número desses são mínimos).
Enfim, esperar para ver.
*De novo a questão do "GM Empowerment". Vejam, não tenho isso por algo negativo
a priori. Realmente, alguém precisa tomar a responsabilidade para si na hora de arbitrar os conflitos que certamente ocorreráo em mesa. Acontece que, do meu ponto de vista atual, a coisa deveria ser mais colaborativa, numa via de mão dupla entre mestre e jogadores. No fundo, se você ler o DMG, é isso que os designers incentivam. Mas, mecânicas à parte ("Inspiration"), por reforçar tanto esse "GM Empowerment", as coisas podem sair por outro viés -- o DM mão-de-ferro/ditatorial é o pior deles.