Em minhas mesas, uso um sistema que eu mesmo desenvolvi, para criação de armas e armaduras apenas. Quanto aos demais ofícios, nunca vi em jogo*
Antes de mais nada, o sistema que eu uso supõe que você trabalhe 4 horas por 'vez'.
Alem disso, você pode trabalhar em paralelo em diversas criações ao mesmo tempo (1, +1 a cada 3 graduações que você possui. Vale lembrar que o sistema que uso é pathfinder)
Ofícios Armeiro:Arma normal
Tempo do trabalho: Dano máximo da arma em intervalos de 4 horas (imagine fazer uma adaga, ela demoraria 4 intervalos de 4 horas)
CD: Armas simples 12, armas comuns 15, armas exóticas 18
Obra prima:
Tempo de trabalho: 2x Dano máximo da arma em intervalos de 4 horas
CD: Simples 14, comuns 19, exóticas 24
Ofícios Armoraria:Armaduras normais:
Tempo do trabalho:
* Armadura leve: 10 + CA
* Armadura média: 10 + 2.CA
* Armadura pesada: 10 + 3.CA
CD: 10+CA
Armaduras Obra-Prima:
Aumente o tempo em 6, e multiplique a CA por 1.5
Multiplique a CA por 1.5
Cravos:
Aumente o tempo em 2
Aumente a CD em 1
Escudos:
Tempo de trabalho: 2.CA
CD: 10 + CA
Escudos Obra prima:
Aumente o tempo em 2
Aumente a CD em 2.
Exemplo de jogo:
O cidadão tem livre 3 dias, ele aproveita então para criar algumas adagas obra primas.
Supondo uma graduação 6, e um bonus final de +10.
Com essa graduação, ele pode trabalhar em 3 projetos paralelos ao mesmo tempo.
Digamos que ele trabalhará 12 horas por dia, em 3 adagas obras primas.
o tempo para concluir cada adaga será de 8 'intervalos' e a CD será 14.
Ao final do primeiro dia de trabalho, ele terá feito 3/8 de cada adaga (supondo que ele tirou mais de 4 em cada um dos testes). Assim, no segundo dia, 6/8, e no terceiro dia ele concluirá as 3 adagas.
Caso falhe em qualquer teste, ele não progrediu naquele 'intervalo' naquele item.
Os jogadores preferem esse método do que o método do livro, embora isso gere um subsistema para cada ofício em jogo
* = Alem dos citados, com frequencia vejo alquimia, e tambem tenho algumas anotações para ela, mas não sei dizer se peguei de algum lugar ou se eu mesmo criei.