Como o Nibe se baseou em algumas impressões minhas, deixa eu colocar de forma mais completa.
1. Há uma certa confusão ao lidar com ítens mágicos. Segundo o começo do trecho sobre ítens mágicos, os monstros foram feitos levando em conta que você não precisa ter tais ítens para prosseguir no jogo (o que tornaria, em teoria, ítens mágicos como uma "Regra Opcional"). Ao mesmo tempo, há muitos detalhes que indicam que você vai precisar deles (porque ocupar cerca de 1/10 das páginas de um futuro livro com uma Regra Opcional?)
1.1 - Existem tabelas aleatórias para "Ítens Mágicos obtidos de Acordo com Monstro". AD&D bateu na porte e disse Oi.
2. Você pode vender ítens mágicos (por menos do que eles em teoria valem no mercado, como quase sempre foi) - o que é indicado que você não pode fazer, salvo exceções , é comprar ítens mágicos (e nenhuma indicação de como criá-los).
3. Attunement é talvez "a sacada" desse playtest. É uma regra até interessante, mas os pré-requisitos de alguns "Attunement" são irritantes (certos Cajados só são usáveis por Magos, a Holy Avenger não precisa ser só restrita ao Paladino, o Martelo das Tempestades vem de novo com "Você tem que ter Força 18 para usá-lo").
4.Cajados e Varinhas dão magias extras, mas geralmente requerem Attunnement para isso e você só pode usá-los se já for capaz de conjurar magias. Em geral, Cajados tem 10 cargas e Varinhas tem 7 cargas, e você recupera 1d6+5 cargas do Cajado e 1d6+1 cargas da Varinha por dia - a menos que tire 1 no d20 quando fizer isso. Nesse caso, tais ítens não se recarregam mais.
4.1 - Em teoria, é muito fácil você usar múltiplos cajados e varinha por dia - as regras de Attunement permitem você ter no máximo 3 ítens ligados a você ao mesmo tempo - mas não limitam quantas vezes por dia você pode se ligar/desligar de um ítem (você gasta 10 minutos para se ligar a ele e outros 10 para sair). Ou seja, ao menos para efeitos de utilidade e suporte, o uso dessa tática é bastante viável.
5. Como podem notar, a Aleatoriedade e as Tabelas voltaram com tudo.
6. Ítens de Aumento de Atributos voltaram.
6.1 - Ioun Stones podem adicionar +1 em um atributo, de acordo com o tipo.
6.2 - Eu guardei o melhor para o final.
A Manopla da Força do Ogro e o Cinto da Força dos Gigantes retornaram, mas agora dançando a "Conga da Humilhação" para Combatentes (ou qualquer um que use Força). Tais ítens não dão bônus em atributos, mas sim elevam o valor do seu atributo para um número determinado (19, no caso da Manopla da Força do Ogro).
Ou seja, se você é um Mago franzino, um Clérigo bundão ou Kratos, você vai ter os mesmos efeitos ao usar tal Manopla da Força do Ogro. E quer os detalhes ainda mais divertidos? Esse é um ítem Uncommon (a classificação mais baixa de ítens mágicos usado), barato (custaria entre 100-500 GP, algumas armaduras normais custam mais que isso) e acessível a partir do nível 3 e nem requer Atunnement.
Resumindo - Se você tem Força alta, seu personagem é oficialmente um idiota. Custa 500 GP tem 19 de Força (e você pode ir aumentando para 21, 23, 25, 27 e 29, de acordo com seu nível de poder e grana).