Autor Tópico: [D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock  (Lida 10379 vezes)

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #15 Online: Outubro 09, 2012, 05:43:16 am »
Como o Nibe se baseou em algumas impressões minhas, deixa eu colocar de forma mais completa.

1. Há uma certa confusão ao lidar com ítens mágicos. Segundo o começo do trecho sobre ítens mágicos, os monstros foram feitos levando em conta que você não precisa ter tais ítens para prosseguir no jogo (o que tornaria, em teoria, ítens mágicos como uma "Regra Opcional"). Ao mesmo tempo, há muitos detalhes que indicam que você vai precisar deles (porque ocupar cerca de 1/10 das páginas de um futuro livro com uma Regra Opcional?)

1.1 - Existem tabelas aleatórias para "Ítens Mágicos obtidos de Acordo com Monstro". AD&D bateu na porte e disse Oi.

2. Você pode vender ítens mágicos (por menos do que eles em teoria valem no mercado, como quase sempre foi) - o que é indicado que você não pode fazer, salvo exceções , é comprar ítens mágicos (e nenhuma indicação de como criá-los).

3. Attunement é talvez "a sacada" desse playtest. É uma regra até interessante, mas os pré-requisitos de alguns "Attunement" são irritantes (certos Cajados só são usáveis por Magos, a Holy Avenger não precisa ser só restrita ao Paladino, o Martelo das Tempestades vem de novo com "Você tem que ter Força 18 para usá-lo").

4.Cajados e Varinhas dão magias extras, mas geralmente requerem Attunnement  para isso e você só pode usá-los se já for capaz de conjurar magias. Em geral, Cajados tem 10 cargas e Varinhas tem 7 cargas, e você recupera 1d6+5 cargas do Cajado e 1d6+1 cargas da Varinha por dia - a menos que tire 1 no d20 quando fizer isso. Nesse caso, tais ítens não se recarregam mais.

4.1 - Em teoria, é muito fácil você usar múltiplos cajados e varinha por dia - as regras de Attunement permitem você ter no máximo 3 ítens ligados a você ao mesmo tempo - mas não limitam quantas vezes por dia você pode se ligar/desligar de um ítem (você gasta 10 minutos para se ligar a ele e outros 10 para sair). Ou seja, ao menos para efeitos de utilidade e suporte, o uso dessa tática é bastante viável.

5. Como podem notar, a Aleatoriedade e as Tabelas voltaram com tudo.

6. Ítens de Aumento de Atributos voltaram.
6.1 - Ioun Stones podem adicionar +1 em um atributo, de acordo com o tipo.

6.2 - Eu guardei o melhor para o final.

A Manopla da Força do Ogro e o Cinto da Força dos Gigantes retornaram, mas agora dançando a "Conga da Humilhação" para Combatentes (ou qualquer um que use Força). Tais ítens não dão bônus em atributos, mas sim elevam o valor do seu atributo para um número determinado (19, no caso da Manopla da Força do Ogro).

Ou seja, se você é um Mago franzino, um Clérigo bundão ou Kratos, você vai ter os mesmos efeitos ao usar tal Manopla da Força do Ogro. E quer os detalhes ainda mais divertidos? Esse é um ítem Uncommon (a classificação mais baixa de ítens mágicos usado), barato (custaria entre 100-500 GP, algumas armaduras normais custam mais que isso) e acessível a partir do nível 3 e nem requer Atunnement.

Resumindo - Se você tem Força alta, seu personagem é oficialmente um idiota. Custa 500 GP tem 19 de Força (e você pode ir aumentando para 21, 23, 25, 27 e 29, de acordo com seu nível de poder e grana).
« Última modificação: Outubro 09, 2012, 05:51:34 am por Ahura Mazda »

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #16 Online: Outubro 09, 2012, 07:58:04 am »
'Nós estamos preocupados em não deixar os conjuradores dominarem o jogo!'
'Nós não vamos deixar os conjuradores dominarem o jogo!'
'Com certeza o problema dos conjuradores dominarem o jogo é uma das nossas preocupações principais!'

Playtest: Varinhas com cargas voltaram!* E agora elas recuperam cargas!**

*Problema recorrente na 3e.
**Problema recorrente na 3e elevado ao quadrado.

Kimble separa mais 100 reais pro kickstarter de Exalted no final do ano.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #17 Online: Outubro 09, 2012, 08:07:50 am »
Recuperar cargas não é exatamente um problema - a existência de Varinhas/Cajado/Pergaminhos, com poderes mágicos que replicam magias, com pré-requisitos espúrios (ser de uma classe ou lançar magias) e cuja mecânica que deveria "limitar"  isso sendo facilmente contornável, isso é uma problema. A recuperação de carga é a cereja do bolo.  :P

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Kimble separa mais 100 reais pro kickstarter de Exalted no final do ano.

Gaste no de Werewolf - o sucesso dele vai determinar a chance de Mage 20 years e talvez até Changeling, livros que quero muito  :P

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #18 Online: Outubro 09, 2012, 08:20:02 am »
Recuperar cargas não é exatamente um problema - a existência de Varinhas/Cajado/Pergaminhos, com poderes mágicos que replicam magias, com pré-requisitos espúrios (ser de uma classe ou lançar magias) e cuja mecânica que deveria "limitar"  isso sendo facilmente contornável, isso é uma problema. A recuperação de carga é a cereja do bolo.  :P

Exato. A disponibilidade de magias extras através desses itens aumentava ainda mais os recursos disponíveis para os conjuradores afetarem a trama. O que já era problemático, porque os não-conjuradores continuam limitados a habilidades menores e 'eu ataco'. Esse é o ponto do 'problema da 3e'.
Agora eles incluem uma regra pra recuperar carga, sem o gasto de XP ou grana que existe na 3e. Palmas pra eles, conseguiram ter uma idéia pior do que a aplicada na 3e.

Citar
Gaste no de Werewolf - o sucesso dele vai determinar a chance de Mage 20 years e talvez até Changeling, livros que quero muito  :P

Tudo depende de quando sai o financiamento coletivo de Savage Worlds e quando meu cartão vira o mês. Mas eu quero comprar o o W20 também, mesmo que não seja pra mestrar tão cedo.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #19 Online: Outubro 09, 2012, 08:35:06 am »
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Agora eles incluem uma regra pra recuperar carga, sem o gasto de XP ou grana que existe na 3e. Palmas pra eles, conseguiram ter uma idéia pior do que a aplicada na 3e.

Não diria que é pior - já existiam Eternal Wands em D&D 3.5 (apareceram ou no ECS ou no Magic of Eberron), limitadas a 2 usos por dia, mas ou menos como a maioria das Varinhas no Next (mas não os cajados).

O que me incomoda é que isso é tipo de erro que qualquer um poderia notar, até mesmo Tormenta RPG tem mecanismos menos ruins para limitar acesso de poder arcano/divino. Além disso, é algo consideravelmente burocrático e um tipo de recurso diário que facilita ainda mais o uso de "Novas".

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Tudo depende de quando sai o financiamento coletivo de Savage Worlds e quando meu cartão vira o mês. Mas eu quero comprar o o W20 também, mesmo que não seja pra mestrar tão cedo.

Well, eu ainda não estou certo quanto a Werewolf, eu tenho certeza que é um livro que só serviria para ocupar espaço aqui. Mas eu sou um fã de longa data de Mage e tenho que fazer o possível para ele sair - se for para jogar algo onde é fácil quebrar o jogo, que seja em um sistema onde todo mundo pode fazer isso.

Edit: Como o Eltor colocou antes para o Lunguinho, coloque um avatar, Kimble. Todas as crianças legais do playground usam um.
« Última modificação: Outubro 09, 2012, 08:37:46 am por Ahura Mazda »

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #20 Online: Outubro 09, 2012, 08:38:31 am »
Exato. A disponibilidade de magias extras através desses itens aumentava ainda mais os recursos disponíveis para os conjuradores afetarem a trama. O que já era problemático, porque os não-conjuradores continuam limitados a habilidades menores e 'eu ataco'. Esse é o ponto do 'problema da 3e'.
Agora eles incluem uma regra pra recuperar carga, sem o gasto de XP ou grana que existe na 3e. Palmas pra eles, conseguiram ter uma idéia pior do que a aplicada na 3e.

Basicamente eles se aproveitaram do fato dos itens mágicos não serem mais incorporados à progressão para criar os itens sem se preocupar com o impacto que eles podem causar, pois afinal "é uma regra opcional, o mestre usa somente se quiser". Assim, existem itens pra todos os gostos, inclusive itens que causavam desequilíbrio nas edições anteriores, pois o raciocínio deles parece ser: ''Hey man, se você não quer desequilíbrio no seu jogo, barre os itens! Você é o mestre, quem manda é você, deixe esses itens aí para o pessoal que não tá nem aí com esse aspecto do jogo!''

O problema é que dessa forma eles transferem a responsabilidade com o equilíbrio do jogo para o já sobrecarregado DM e ainda por cima não precisam se dar ao trabalho de modificar a mecânica dos itens para torná-los menos problemáticos, o que é uma pena. Não gostaria, mas pelo visto vou ser obrigado a barrar um monte desses itens mágicos na minha mesa.  :(

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #21 Online: Outubro 09, 2012, 08:41:33 am »
Eu não consigo ver ítens Mágicos como algo opcional - a mecânica é rebuscada e detalhada, ocupa um bom espaço e ainda aparecem nas aventuras normais.

Soa mais a um trecho de lip-service onde eles juram por Deus que tais objetos são estritamente opcionais, mas se você for observar as aventuras oficiais, eles saltitam por ali.

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #22 Online: Outubro 09, 2012, 08:52:24 am »
Agora é esperar que a porção descontente com essas medidas se pronuncie. Lembrem-se que ainda está em playtest e se essas regras não repercutirem bem podem acabar cortadas da versão final. O que não é bom é ver o estado desse pacote de regras, não gostar e reclamar, mas não passar seu feedback para os designers.

Dito isso, achei interessante essa coisa de se ligar a itens mágicos destravando um potencial maior. Só precisam rever alguns detalhes (como inserir uma limitação a quantidade de vezes em que você pode se ligar a itens diferentes por dia, e.g. se ligar a no máximo 1 item por "socket"; ou ainda incluir um período de 1 semana após se desligar de um item para poder voltar a se ligar a ele).

Fora isso, nenhuma grande surpresa  :(

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #23 Online: Outubro 09, 2012, 09:49:21 am »
O que não é bom é ver o estado desse pacote de regras, não gostar e reclamar, mas não passar seu feedback para os designers.

Pessoalmente, eu já desisti. A quantidade de gente que quer AD&D 1e/2e de volta é muito grande, e estão fazendo o grosso do feedback recebido. Dá pra notar isso nos comentários de todo L&L do Mearls. Especialmente quando o povo elogia qualquer "solução" que já existia na 4e, mas que é apresentada como novidade, como os dados de vida/pulsos de cura.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #24 Online: Outubro 09, 2012, 11:39:29 am »
Pessoalmente, eu já desisti. A quantidade de gente que quer AD&D 1e/2e de volta é muito grande, e estão fazendo o grosso do feedback recebido. Dá pra notar isso nos comentários de todo L&L do Mearls. Especialmente quando o povo elogia qualquer "solução" que já existia na 4e, mas que é apresentada como novidade, como os dados de vida/pulsos de cura.

Muitos jogadores querem o AD&D 1e/2e de volta, porém acredito que a maioria quer mesmo é o retorno do D&D 3.x. Basta verificar as mudanças que aconteceram do 1º para o 2º playtest, que tornaram o jogo mais distante do AD&D e mais próximo da 3ª edição. Se o povo quisesse mesmo o AD&D de volta, as regras do primeiro playtest ainda estariam em vigor e não haveria tantas reclamações quanto ao sistema vanciano e à pouca quantidade de cura disponível no jogo (que ainda é consideravelmente maior do que a cura no contexto do AD&D), pontos esses já comentados pelo Mearls nos seus artigos.

Mas embora existam essas reclamações, esses mesmos artigos também demonstraram que o povo não quer um jogo parecido com a 4ª edição, como você mesmo já apontou. O grosso dos jogadores quer mesmo é um D&D 3.x melhorado, que incorpore algumas coisas novas ou de outras edições, mas que mantenha a base dessa, que foi a edição de D&D mais famosa entre os jogadores.

Quem não gosta de D&D 3.x dificilmente gostará do Next. Tanto é que não é só os fãs mais fervorosos da 4e que torceram o nariz para o Next; o pessoal Old School mais radical também não gostou do playtest (argumento mais comum entre eles: "os personagens estão super-heróis demais!"). Já entre os fãs da 3.x, a aceitação parece maior do que nesses grupos.

Pelo visto o D&D Next vai vir pra concorrer com o Pathfinder, que tem se mostrado a maior pedra no sapato da Wizards.
« Última modificação: Outubro 09, 2012, 11:42:18 am por Lunguinho »

Offline AKImeru

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #25 Online: Outubro 09, 2012, 12:24:05 pm »
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A Manopla da Força do Ogro e o Cinto da Força dos Gigantes retornaram, mas agora dançando a "Conga da Humilhação" para Combatentes (ou qualquer um que use Força). Tais ítens não dão bônus em atributos, mas sim elevam o valor do seu atributo para um número determinado (19, no caso da Manopla da Força do Ogro).


Então deixa ver se eu entendi, casters ganham itens mágicos que funcionam melhor para eles e apenas eles, e mudanos ganham itens mágicos que...Funcionam tão bem neles quanto qualquer outra classe? E que não auxiliam os mudanos em seus modus operanti?


Mas que merda.

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #26 Online: Outubro 09, 2012, 12:58:55 pm »
Só para deixar claro - concordo em quase tudo que o Lunguinho escreveu. Mas o problema é que embora elementos da 3e estejam voltando (para mim, dos males, o menor), também aparecem algumas coisas mais próximas do que havia de ruim em AD&D (como aleatoriedade estranha em ítens mágicos).

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Então deixa ver se eu entendi, casters ganham itens mágicos que funcionam melhor para eles e apenas eles, e mudanos ganham itens mágicos que...Funcionam tão bem neles quanto qualquer outra classe? E que não auxiliam os mudanos em seus modus operanti?


Mas que merda.

Não tão extremo assim, mas é. Alguns ítens mágicos para "Não-Conjuradores" tem habilidades realmente interessantes, como o Spellguard Shield (Resistência contra todos os poderes mágicos) - mas ainda sim, nada tão próximo do que um Cajado faz para Magos.

Vulgo - leia o que o Kimble escreveu.

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #27 Online: Outubro 09, 2012, 01:26:09 pm »
Mas os conjuradores também podem usar o escudo, não?
Vendo meus mangás
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-Dom Pedro I

Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #28 Online: Outubro 09, 2012, 01:32:45 pm »
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Mas os conjuradores também podem usar o escudo, não?

Claro. Existe algo que eles não possam fazer no D&D Next? :b

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
« Resposta #29 Online: Outubro 09, 2012, 01:35:14 pm »
Manobras de combate que usam dados! \o/

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