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RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Macnol em Agosto 18, 2012, 02:03:47 pm

Título: [D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Macnol em Agosto 18, 2012, 02:03:47 pm
A Wizards lançou um novo pacote de playtest do D&D Next meio na surdina, apenas 4 dias após o último - e esse conta com a adição das classes Sorcerer e Warlock, trazendo duas alternativas de conjuradores arcanos, e uma nova aventura: Reclaiming Blingdenstone.

Para baixar o material novo, clique aqui: http://dndplaytest.wizards.com/ (http://dndplaytest.wizards.com/)


(Ou clique no anexo abaixo para ver apenas o PDF com as classes novas)  :haha:
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Heitor em Agosto 18, 2012, 02:36:09 pm
Por esta ninguém esperava mesmo. Nem eu e meus poderes psíquicos!  :rolando:
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Lunguinho em Agosto 18, 2012, 05:23:54 pm
Achei as duas classes bem interessantes. O warlock não possui nenhuma habilidade diária, possuindo assim invocações que podem ser usadas à vontade ou que podem ser recuperadas através de um descanso curto. Já o sorcerer usa magias através do gasto de Willpower points, que nada mais é do que o velho sistema de mana que todo mundo já conhece.

Um detalhe interessante é que o sorcerer no primeiro nível escolhe um tipo de herança para o seu poder, algo que determina várias características de classe e o estilo do seu personagem, da mesma forma que acontece no feiticeiro da 4e. No playtest está disponível a herança dracônica, que no caso é uma herança mais combativa, ideal para quem quer jogar com um personagem gish.

Deve haver outras heranças que pendem mais para o lado conjurador da classe, mas é bom saber que logo nas regras básicas teremos uma opção para se construir um ''Battle Sorcerer''.  :)
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Heitor em Agosto 18, 2012, 06:05:03 pm
Ambas as classes novas casaram bem descrição e mecânica.

Fiquei animado quando comecei a ler sobre a herança do feiticeiro. O texto descritivo diz que quanto menor a Força de Vontade (ou Pontos de Magia), mais parecido com a fonte de sua magia fica, até mesmo monstruoso. Pensei que, conforme usasse suas magias, ele ganharia pequenas habilidades ou bônus temporários para não ficar um inútil até descansar, já que é menos versátil que o mago. Mas pelo contrário, você deve gastar FdV para ativá-las. A mecânica é fiel ao descrito, mas é meio frustrante. Gostaria muito que as outras habilidades seguissem a linha daquele bônus que ganha quando gasta pelo menos 3 pontos com OUTRA coisa.

Já o Bruxo, ficou bem parecido com o 3.5. Essa coisa de ritualista deu mais identidade, em contraponto com o 4e, que parecia um mero 'blaster' com uns debuffs.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Macnol em Agosto 18, 2012, 07:00:54 pm
Cara, eu fui pego totalmente de surpresa pelo Sorcerer. Quando já tava basicamente jogando a toalha pra 5e, os desgraçados fisgam meu interesse de volta fazendo exatamente algo como a sugestão que eu tinha mencionado aqui no fórum: um conjurador que ganha bônus conforme vai gastando suas magias, aliviando a pressão do "dia de 15 minutos" e o problema de magos serem deuses pela manhã e plebeus no fim da tarde.

Maldita Wizards!  :frenzied:   

( :bwaha: )


Fiquei animado quando comecei a ler sobre a herança do feiticeiro. O texto descritivo diz que quanto menor a Força de Vontade (ou Pontos de Magia), mais parecido com a fonte de sua magia fica, até mesmo monstruoso. Pensei que, conforme usasse suas magias, ele ganharia pequenas habilidades ou bônus temporários para não ficar um inútil até descansar, já que é menos versátil que o mago. Mas pelo contrário, você deve gastar FdV para ativá-las. A mecânica é fiel ao descrito, mas é meio frustrante. Gostaria muito que as outras habilidades seguissem a linha daquele bônus que ganha quando gasta pelo menos 3 pontos com OUTRA coisa.

Não sei se você chegou a reparar nesse detalhe, mas tem outro poder além do de 3 pontos:

Additionally, each day, after you have spent
10 willpower, you manifest dragon scales that
cover large portions of your skin. Until you
complete a long rest, you have resistance to
the damage type associated with your type of
dragon.


Presumo que a intenção seja ele ganhar mais poderes assim ao longo dos níveis.

Mas eu concordo que os poderes ganhos quando o WP está no fim deveriam ser mais fortes, pra rivalizar com o poder que ele teria antes de gastar os WPs, e que as classes em geral não dependessem tanto de gastos de recursos e descansos.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Heitor em Agosto 18, 2012, 07:41:00 pm
Não sei se você chegou a reparar nesse detalhe, mas tem outro poder além do de 3 pontos:

Additionally, each day, after you have spent
10 willpower, you manifest dragon scales that
cover large portions of your skin. Until you
complete a long rest, you have resistance to
the damage type associated with your type of
dragon.


Presumo que a intenção seja ele ganhar mais poderes assim ao longo dos níveis.

Mas eu concordo que os poderes ganhos quando o WP está no fim deveriam ser mais fortes, pra rivalizar com o poder que ele teria antes de gastar os WPs, e que as classes em geral não dependessem tanto de gastos de recursos e descansos.

Não tinha visto. Seria legal se quando este bônus estivesse ativo, o poder Dragon Scales concedesse não resistência, mas imunidade ao dano da energia associada.

Aliás, me chamou atenção o fato de que Dragon Scales só dá resistência SE a herança do feiticeiro for draconiana. Ou seja, os Sorcerous Powerrs parecem não ser limitados a uma ou outra herança, embora seja mais vantajosas certas escolhas de acordo com aquela que você possui. Proteção de nicho intraclasse: checada!
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Lunguinho em Agosto 18, 2012, 07:41:51 pm
Pensei que, conforme usasse suas magias, ele ganharia pequenas habilidades ou bônus temporários para não ficar um inútil até descansar, já que é menos versátil que o mago.

Mas é assim mesmo que a coisa funciona.  :)

Mas pelo contrário, você deve gastar FdV para ativá-las. A mecânica é fiel ao descrito, mas é meio frustrante. Gostaria muito que as outras habilidades seguissem a linha daquele bônus que ganha quando gasta pelo menos 3 pontos com OUTRA coisa.

Não, aí você se enganou. Perceba que está que escrito: ''after you have spent 3 willpower, your hands become claw-like and your body grows more imposing.''  Ou seja, DEPOIS que o feiticeiro gasta 3 pontos de força de vontade, ele ganha as características em questão. Se é depois que ele gasta os pontos, então ele pode gastar os pontos como bem entender, inclusive para conjurar magias, não concorda? 

Se fosse pra ele gastar os pontos para ganhar as características, eles teriam escrito assim:

''Additionally, each day, you can spend 3 willpower for your hands become claw-like and your body grows more imposing.''

Ou então, no caso de obrigar o gasto com sorcerous powers para ganhar as características, estaria escrito assim:

''Additionally, each day, after you spend 3 willpower to use your sorcerous powers, your hands...''

Então, a regra dá margem à interpretação de que o sorcerer pode gastar os seus pontos com magias e ainda sim ganhar os bônus providos pela herança dracônica. Se não é essa a intenção dos designers, eles vão ter que clarificar a regra ou alterar o seu texto, mas acredito que esse não seja o caso.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Heitor em Agosto 18, 2012, 08:07:07 pm
Me enganei? Ali mesmo eu escrevi que, após gastar 3 pontos (com outra coisa), ele recebe as garras (bônus). E também não havia visto que havia outra habilidade passiva ganha ao gastar 10 pontos. Os poderes que eu digo são os Sorcerous usados ativamente, em que é necessário o gasto de Força de Vontade diretamente nos mesmos.

Não achei estes muito condizentes com o fluff, o qual diz que as transformações se dão por abusar da magia inata, que é 'encoleirada' pela vontade do feiticeiro. Ou seja, as magias seriam a parte da herança sob controle do feiticeiro. Os poderes de herança seriam transformações 'involuntárias' (entre aspas porque uma hora ele se dá conta do que as causa).

Em resumo, usar a força de vontade para usar um sopro de dragão, me parece incoerente. Já ganhar o tal sopro após gastar muita vontade usando magias e ficar sem força para conter o monstro, não.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Lunguinho em Agosto 18, 2012, 09:24:43 pm
Ah, acho que entendi o que você quis dizer. Então a sua crítica é que pelo fluff da classe os sorcerous powers deviam estar disponíveis depois que o feiticeiro se transformasse, é isso?

Bem, eu entendi esses sorcerous powers simplesmente como magias específicas de cada linhagem de feiticeiro, e as transformações pelo uso das magias (sejam específicas como os sorcerous powers ou gerais como as demais) é que seriam as consequências desse uso excessivo do poder inato do feiticeiro. Veja que isso não vai de encontro ao fluff da classe.

Acredito que você teve essa impressão porque pra você faz mais sentido que o feiticeiro tenha poderes como sopro de dragão e afins apenas depois de transformado, mas por outro lado se os poderes dele de forma geral vem do seu sangue draconico, também é plausível que ele possa usar um poder específico dessa natureza antes de se transformar. 

No fim acaba sendo uma questão de gosto pessoal mesmo.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Heitor em Agosto 18, 2012, 10:21:05 pm
O problema em si que vejo não é quando é acessado, mas o 'combustível' usado.

Mas quanto a esta idéia dos sorcerous como 'magias de dragão', me faz lembrar de daquela reclamação de que o feiticeiro usava aquelas magias com nome de mago, que supostamente, não são 'naturais'. Seria uma boa resolução.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Macnol em Agosto 18, 2012, 10:30:03 pm
Eu entendo o raciocónio do Troiano, mas dá pra racionalizar uma explicação legal: ao usar os poderes dracônicos o feiticeiro não está exercendo esforço mental, e sim se deixando dominar momentaneamente pelo dragão interior - por isso, depois de ativar o poder, ele acaba ficando com a sua força de vontade mais fraca/desgastada que antes, e mais perto de ser dominado de vez pela magia em seu sangue.

Acho que seria fácil explicar dessa forma o "gasto" de WP pra ativar os poderes inatos.  :)


(Ei, Lunguinho, coloca um avatar aí! Todas as crianças legais tão usando avatar!  :haha: )
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Elven Paladin em Agosto 19, 2012, 03:52:40 am
Eu ainda não sei o que comentar exatamente. O primeiro playtest quase afundou meu interesse em D&D Next, mas essa segunda rodadas de playtests mostra que pode haver algo bom sendo feito.

Eu adorei o fluff e execução do Feiticeiro (embora ainda não sei estimar o poder dele), só vendo esse playtest eu tenho a mesma sensação de ver o Factotum 3.5 ou o LazyLord da 4e. E o Warlock parece muito decente, vê-lo como um Ritualista com "Poderes à Vontade" é algo divertido.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Heitor em Agosto 19, 2012, 01:33:14 pm
Relendo o bruxo, a sensação é que ele não possui nada que não pudesse ser encaixado como uma especialidade. É como a situação do paladino, que podia ser um simples clérigo de combate, em mecânica.

Suas magias comuns são limitadas à versão ritual. Suas magias de bruxo à vontade não estão muito mais fortes que os de outros conjuradores, exceto com a passagem de níveis. E a mecânica de favores não é algo que não pudesse ser replicado com a força de vontade do feiticeiro ou slots de magia vanciana.

Poderia ser perfeitamente uma especialidade e ainda manter o fluff. Um bruxo-mago seria alguém com um tutor sobrenatural ativo em outro plano, ou talvez como um templário de rei-feiticeiro de Darksun. Um bruxo-feiticeiro seria alguém que descobriu que seu ascendente sobrenatural ainda vive, talvez sendo um tipo de herdeiro da espécie ou mesmo semideus.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Maceh [bot] em Agosto 29, 2012, 03:20:07 am
E ai, alguem fez uma sessão dessa nova rodada de playtest? O que acharam?
Estou programando para fazer um mini playtest antes da sessão padrão do meu grupo, sábado que vem, mas seria interessante outros pontos de vista
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Nibelung em Outubro 09, 2012, 01:35:30 am
E saiu um pacote novo hoje. Ia abrir outro tópico, mas esse nem chegou na segunda página, então posto aqui mesmo.

Basicamente, é um pacote com itens mágicos e mais alguns monstros.

Não dá pra vender itens.
Tem seis categorias de raridade, onde entre outras coisas, altera o preço do item (sendo que previamente alegam que itens mágicos não tem mercado).
Itens mágicos não são presumidos na matemática do jogo, mas são esperados.
Tabelas aleatórias!
Regra de attunement ("vincule-se" a um item pra destravar poderes maiores, limite de 3 itens)
Itens com "quirks", que dão uma personalidade extra ao personagem que o empunhar
Itens com cargas por dia dia
Cajados e varinhas para dar mais magias pros magos (que recarregam TODO DIA)

Resumo da ópera, mais itens bons pra magos, itens que requerem attunement pra darem alguma coisa interessate pros guerreiros além de "arma +1".
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 09, 2012, 05:43:16 am
Como o Nibe se baseou em algumas impressões minhas, deixa eu colocar de forma mais completa.

1. Há uma certa confusão ao lidar com ítens mágicos. Segundo o começo do trecho sobre ítens mágicos, os monstros foram feitos levando em conta que você não precisa ter tais ítens para prosseguir no jogo (o que tornaria, em teoria, ítens mágicos como uma "Regra Opcional"). Ao mesmo tempo, há muitos detalhes que indicam que você vai precisar deles (porque ocupar cerca de 1/10 das páginas de um futuro livro com uma Regra Opcional?)

1.1 - Existem tabelas aleatórias para "Ítens Mágicos obtidos de Acordo com Monstro". AD&D bateu na porte e disse Oi.

2. Você pode vender ítens mágicos (por menos do que eles em teoria valem no mercado, como quase sempre foi) - o que é indicado que você não pode fazer, salvo exceções , é comprar ítens mágicos (e nenhuma indicação de como criá-los).

3. Attunement é talvez "a sacada" desse playtest. É uma regra até interessante, mas os pré-requisitos de alguns "Attunement" são irritantes (certos Cajados só são usáveis por Magos, a Holy Avenger não precisa ser só restrita ao Paladino, o Martelo das Tempestades vem de novo com "Você tem que ter Força 18 para usá-lo").

4.Cajados e Varinhas dão magias extras, mas geralmente requerem Attunnement  para isso e você só pode usá-los se já for capaz de conjurar magias. Em geral, Cajados tem 10 cargas e Varinhas tem 7 cargas, e você recupera 1d6+5 cargas do Cajado e 1d6+1 cargas da Varinha por dia - a menos que tire 1 no d20 quando fizer isso. Nesse caso, tais ítens não se recarregam mais.

4.1 - Em teoria, é muito fácil você usar múltiplos cajados e varinha por dia - as regras de Attunement permitem você ter no máximo 3 ítens ligados a você ao mesmo tempo - mas não limitam quantas vezes por dia você pode se ligar/desligar de um ítem (você gasta 10 minutos para se ligar a ele e outros 10 para sair). Ou seja, ao menos para efeitos de utilidade e suporte, o uso dessa tática é bastante viável.

5. Como podem notar, a Aleatoriedade e as Tabelas voltaram com tudo.

6. Ítens de Aumento de Atributos voltaram.
6.1 - Ioun Stones podem adicionar +1 em um atributo, de acordo com o tipo.

6.2 - Eu guardei o melhor para o final.

A Manopla da Força do Ogro e o Cinto da Força dos Gigantes retornaram, mas agora dançando a "Conga da Humilhação" para Combatentes (ou qualquer um que use Força). Tais ítens não dão bônus em atributos, mas sim elevam o valor do seu atributo para um número determinado (19, no caso da Manopla da Força do Ogro).

Ou seja, se você é um Mago franzino, um Clérigo bundão ou Kratos, você vai ter os mesmos efeitos ao usar tal Manopla da Força do Ogro. E quer os detalhes ainda mais divertidos? Esse é um ítem Uncommon (a classificação mais baixa de ítens mágicos usado), barato (custaria entre 100-500 GP, algumas armaduras normais custam mais que isso) e acessível a partir do nível 3 e nem requer Atunnement.

Resumindo - Se você tem Força alta, seu personagem é oficialmente um idiota. Custa 500 GP tem 19 de Força (e você pode ir aumentando para 21, 23, 25, 27 e 29, de acordo com seu nível de poder e grana).
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: kimble em Outubro 09, 2012, 07:58:04 am
'Nós estamos preocupados em não deixar os conjuradores dominarem o jogo!'
'Nós não vamos deixar os conjuradores dominarem o jogo!'
'Com certeza o problema dos conjuradores dominarem o jogo é uma das nossas preocupações principais!'

Playtest: Varinhas com cargas voltaram!* E agora elas recuperam cargas!**

*Problema recorrente na 3e.
**Problema recorrente na 3e elevado ao quadrado.

Kimble separa mais 100 reais pro kickstarter de Exalted no final do ano.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 09, 2012, 08:07:50 am
Recuperar cargas não é exatamente um problema - a existência de Varinhas/Cajado/Pergaminhos, com poderes mágicos que replicam magias, com pré-requisitos espúrios (ser de uma classe ou lançar magias) e cuja mecânica que deveria "limitar"  isso sendo facilmente contornável, isso é uma problema. A recuperação de carga é a cereja do bolo.  :P

Citar
Kimble separa mais 100 reais pro kickstarter de Exalted no final do ano.

Gaste no de Werewolf - o sucesso dele vai determinar a chance de Mage 20 years e talvez até Changeling, livros que quero muito  :P
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: kimble em Outubro 09, 2012, 08:20:02 am
Recuperar cargas não é exatamente um problema - a existência de Varinhas/Cajado/Pergaminhos, com poderes mágicos que replicam magias, com pré-requisitos espúrios (ser de uma classe ou lançar magias) e cuja mecânica que deveria "limitar"  isso sendo facilmente contornável, isso é uma problema. A recuperação de carga é a cereja do bolo.  :P

Exato. A disponibilidade de magias extras através desses itens aumentava ainda mais os recursos disponíveis para os conjuradores afetarem a trama. O que já era problemático, porque os não-conjuradores continuam limitados a habilidades menores e 'eu ataco'. Esse é o ponto do 'problema da 3e'.
Agora eles incluem uma regra pra recuperar carga, sem o gasto de XP ou grana que existe na 3e. Palmas pra eles, conseguiram ter uma idéia pior do que a aplicada na 3e.

Citar
Gaste no de Werewolf - o sucesso dele vai determinar a chance de Mage 20 years e talvez até Changeling, livros que quero muito  :P

Tudo depende de quando sai o financiamento coletivo de Savage Worlds e quando meu cartão vira o mês. Mas eu quero comprar o o W20 também, mesmo que não seja pra mestrar tão cedo.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 09, 2012, 08:35:06 am
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Agora eles incluem uma regra pra recuperar carga, sem o gasto de XP ou grana que existe na 3e. Palmas pra eles, conseguiram ter uma idéia pior do que a aplicada na 3e.

Não diria que é pior - já existiam Eternal Wands em D&D 3.5 (apareceram ou no ECS ou no Magic of Eberron), limitadas a 2 usos por dia, mas ou menos como a maioria das Varinhas no Next (mas não os cajados).

O que me incomoda é que isso é tipo de erro que qualquer um poderia notar, até mesmo Tormenta RPG tem mecanismos menos ruins para limitar acesso de poder arcano/divino. Além disso, é algo consideravelmente burocrático e um tipo de recurso diário que facilita ainda mais o uso de "Novas".

Citar
Tudo depende de quando sai o financiamento coletivo de Savage Worlds e quando meu cartão vira o mês. Mas eu quero comprar o o W20 também, mesmo que não seja pra mestrar tão cedo.

Well, eu ainda não estou certo quanto a Werewolf, eu tenho certeza que é um livro que só serviria para ocupar espaço aqui. Mas eu sou um fã de longa data de Mage e tenho que fazer o possível para ele sair - se for para jogar algo onde é fácil quebrar o jogo, que seja em um sistema onde todo mundo pode fazer isso.

Edit: Como o Eltor colocou antes para o Lunguinho, coloque um avatar, Kimble. Todas as crianças legais do playground usam um.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Lunguinho em Outubro 09, 2012, 08:38:31 am
Exato. A disponibilidade de magias extras através desses itens aumentava ainda mais os recursos disponíveis para os conjuradores afetarem a trama. O que já era problemático, porque os não-conjuradores continuam limitados a habilidades menores e 'eu ataco'. Esse é o ponto do 'problema da 3e'.
Agora eles incluem uma regra pra recuperar carga, sem o gasto de XP ou grana que existe na 3e. Palmas pra eles, conseguiram ter uma idéia pior do que a aplicada na 3e.

Basicamente eles se aproveitaram do fato dos itens mágicos não serem mais incorporados à progressão para criar os itens sem se preocupar com o impacto que eles podem causar, pois afinal "é uma regra opcional, o mestre usa somente se quiser". Assim, existem itens pra todos os gostos, inclusive itens que causavam desequilíbrio nas edições anteriores, pois o raciocínio deles parece ser: ''Hey man, se você não quer desequilíbrio no seu jogo, barre os itens! Você é o mestre, quem manda é você, deixe esses itens aí para o pessoal que não tá nem aí com esse aspecto do jogo!''

O problema é que dessa forma eles transferem a responsabilidade com o equilíbrio do jogo para o já sobrecarregado DM e ainda por cima não precisam se dar ao trabalho de modificar a mecânica dos itens para torná-los menos problemáticos, o que é uma pena. Não gostaria, mas pelo visto vou ser obrigado a barrar um monte desses itens mágicos na minha mesa.  :(
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 09, 2012, 08:41:33 am
Eu não consigo ver ítens Mágicos como algo opcional - a mecânica é rebuscada e detalhada, ocupa um bom espaço e ainda aparecem nas aventuras normais.

Soa mais a um trecho de lip-service onde eles juram por Deus que tais objetos são estritamente opcionais, mas se você for observar as aventuras oficiais, eles saltitam por ali.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Iuri em Outubro 09, 2012, 08:52:24 am
Agora é esperar que a porção descontente com essas medidas se pronuncie. Lembrem-se que ainda está em playtest e se essas regras não repercutirem bem podem acabar cortadas da versão final. O que não é bom é ver o estado desse pacote de regras, não gostar e reclamar, mas não passar seu feedback para os designers.

Dito isso, achei interessante essa coisa de se ligar a itens mágicos destravando um potencial maior. Só precisam rever alguns detalhes (como inserir uma limitação a quantidade de vezes em que você pode se ligar a itens diferentes por dia, e.g. se ligar a no máximo 1 item por "socket"; ou ainda incluir um período de 1 semana após se desligar de um item para poder voltar a se ligar a ele).

Fora isso, nenhuma grande surpresa  :(
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Nibelung em Outubro 09, 2012, 09:49:21 am
O que não é bom é ver o estado desse pacote de regras, não gostar e reclamar, mas não passar seu feedback para os designers.

Pessoalmente, eu já desisti. A quantidade de gente que quer AD&D 1e/2e de volta é muito grande, e estão fazendo o grosso do feedback recebido. Dá pra notar isso nos comentários de todo L&L do Mearls. Especialmente quando o povo elogia qualquer "solução" que já existia na 4e, mas que é apresentada como novidade, como os dados de vida/pulsos de cura.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Lunguinho em Outubro 09, 2012, 11:39:29 am
Pessoalmente, eu já desisti. A quantidade de gente que quer AD&D 1e/2e de volta é muito grande, e estão fazendo o grosso do feedback recebido. Dá pra notar isso nos comentários de todo L&L do Mearls. Especialmente quando o povo elogia qualquer "solução" que já existia na 4e, mas que é apresentada como novidade, como os dados de vida/pulsos de cura.

Muitos jogadores querem o AD&D 1e/2e de volta, porém acredito que a maioria quer mesmo é o retorno do D&D 3.x. Basta verificar as mudanças que aconteceram do 1º para o 2º playtest, que tornaram o jogo mais distante do AD&D e mais próximo da 3ª edição. Se o povo quisesse mesmo o AD&D de volta, as regras do primeiro playtest ainda estariam em vigor e não haveria tantas reclamações quanto ao sistema vanciano e à pouca quantidade de cura disponível no jogo (que ainda é consideravelmente maior do que a cura no contexto do AD&D), pontos esses já comentados pelo Mearls nos seus artigos.

Mas embora existam essas reclamações, esses mesmos artigos também demonstraram que o povo não quer um jogo parecido com a 4ª edição, como você mesmo já apontou. O grosso dos jogadores quer mesmo é um D&D 3.x melhorado, que incorpore algumas coisas novas ou de outras edições, mas que mantenha a base dessa, que foi a edição de D&D mais famosa entre os jogadores.

Quem não gosta de D&D 3.x dificilmente gostará do Next. Tanto é que não é só os fãs mais fervorosos da 4e que torceram o nariz para o Next; o pessoal Old School mais radical também não gostou do playtest (argumento mais comum entre eles: "os personagens estão super-heróis demais!"). Já entre os fãs da 3.x, a aceitação parece maior do que nesses grupos.

Pelo visto o D&D Next vai vir pra concorrer com o Pathfinder, que tem se mostrado a maior pedra no sapato da Wizards.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: AKImeru em Outubro 09, 2012, 12:24:05 pm
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A Manopla da Força do Ogro e o Cinto da Força dos Gigantes retornaram, mas agora dançando a "Conga da Humilhação" para Combatentes (ou qualquer um que use Força). Tais ítens não dão bônus em atributos, mas sim elevam o valor do seu atributo para um número determinado (19, no caso da Manopla da Força do Ogro).


Então deixa ver se eu entendi, casters ganham itens mágicos que funcionam melhor para eles e apenas eles, e mudanos ganham itens mágicos que...Funcionam tão bem neles quanto qualquer outra classe? E que não auxiliam os mudanos em seus modus operanti?


Mas que merda.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 09, 2012, 12:58:55 pm
Só para deixar claro - concordo em quase tudo que o Lunguinho escreveu. Mas o problema é que embora elementos da 3e estejam voltando (para mim, dos males, o menor), também aparecem algumas coisas mais próximas do que havia de ruim em AD&D (como aleatoriedade estranha em ítens mágicos).

Citar
Então deixa ver se eu entendi, casters ganham itens mágicos que funcionam melhor para eles e apenas eles, e mudanos ganham itens mágicos que...Funcionam tão bem neles quanto qualquer outra classe? E que não auxiliam os mudanos em seus modus operanti?


Mas que merda.

Não tão extremo assim, mas é. Alguns ítens mágicos para "Não-Conjuradores" tem habilidades realmente interessantes, como o Spellguard Shield (Resistência contra todos os poderes mágicos) - mas ainda sim, nada tão próximo do que um Cajado faz para Magos.

Vulgo - leia o que o Kimble escreveu.
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Nibelung em Outubro 09, 2012, 01:26:09 pm
Mas os conjuradores também podem usar o escudo, não?
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 09, 2012, 01:32:45 pm
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Mas os conjuradores também podem usar o escudo, não?

Claro. Existe algo que eles não possam fazer no D&D Next? :b
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Lumine Miyavi em Outubro 09, 2012, 01:35:14 pm
Manobras de combate que usam dados! \o/
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 09, 2012, 01:38:32 pm
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Manobras de combate que usam dados! \o/

Espere até mais material sair e deve surgir alguma magia ou ítem mágico que conceda Expertise Dices para qualquer classe (conjuradora, claro). Quer apostar?  :b
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: kimble em Outubro 09, 2012, 04:53:33 pm
Manobras de combate que usam dados! \o/

Regras de multiclasse. Não que eles precisem.

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Só uma nota, sou só eu que acho engraçado pessoal que começou a jogar usando o Ad&d 2e/3e dizendo que é 'old school'?

O Ad&d 1e eu até entendo, mas a 2e?!
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 09, 2012, 11:39:12 pm
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Só uma nota, sou só eu que acho engraçado pessoal que começou a jogar usando o Ad&d 2e/3e dizendo que é 'old school'?

O Ad&d 1e eu até entendo, mas a 2e?!

Eu não vejo tanta estranheza em alguém que começou jogar em AD&D 2e (ou mesmo o 2.5, quando apareceu o "Black Book" e a série Player's Option) se considerar Old School - a começar que os critérios para isso são bem nublados. Agora, eu não duvido que exista por aí, gente que começou a jogar em D&D 3e, passou a adotar um retro-clone e se veja como Old School. Isso sim é engraçado.  :P
Título: Re:[D&D Next] Novo Playtest - agora com Sorcerer e Warlock
Enviado por: kimble em Outubro 10, 2012, 12:02:34 am
Eu não vejo tanta estranheza em alguém que começou jogar em AD&D 2e (ou mesmo o 2.5, quando apareceu o "Black Book" e a série Player's Option) se considerar Old School - a começar que os critérios para isso são bem nublados. Agora, eu não duvido que exista por aí, gente que começou a jogar em D&D 3e, passou a adotar um retro-clone e se veja como Old School. Isso sim é engraçado.  :P

É que muitas das coisas que o pessoal reclama quanto as edições mais novas começaram na 2e. Rules over ruling, excesso de complexidade dos personagens, sistemas com maior definição, regras pra tudo, etc. e etc. Claro, era uma salada de sistemas incompatíveis, mas eles adoravam lançar um suplemento com regras específicas para cada possibilidade que os designers pudessem imaginar.

Ver o pessoal se intitulando old school por gostar da 2e, me parece mais ou menos o tipo de pessoa que diz que não haviam combos ou desequilíbrio na época. Amigo, não é porque você não tem acesso ao material-problema que ele deixa de existir.

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Finalmente parei pra ler o playtest hoje à noite e... ah, Wotc. E eu quase acreditei que os designers realmente estavam tentando fazer o que pregam nos artigos.

No caso, estou falando especificamente da questão da raridade dos itens mágicos e tornar eles especiais. Todo o papo sobre tornar esses itens em algo único, memorável... e então colocam que os personagens tem 50% de chance de encontrar um item mágico num encontro FÁCIL.  XD

E agora eu posso usar vários cintos ou colares junto?! Ótima forma de incentivar que as pessoas não fiquem carregando pilhas de itens. Se antes valia a pena descartar um item mágico antigo se você conseguisse um para o mesmo "slot" que fosse melhor, agora não existe sentido descartar se você conseguir convencer o Mestre que conseguiria vestir os dois ao mesmo tempo.

Meu próximo bardo:
(click to show/hide)

E raridade dos itens, sério?

E antes que alguém diga "PESSIMISTA  :frenzied:", note que eu não falei nada que não seja possível dentro das regras.