Autor Tópico: [D&D Next] Metas de design para o Clérigo  (Lida 1283 vezes)

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Offline Macnol

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[D&D Next] Metas de design para o Clérigo
« Online: Abril 24, 2012, 03:12:54 pm »


Novo artigo do Mike Mearls: Cleric Design Goals

Ele dá uma lista dos 3 pontos base que usam pra criação de classes no novo D&D (todos bastante sensatos, ao ponto de serem meio óbvios) e fala sobre as características chave do clérigo, e como são expressas em jogo. Achei que o foco foi meio exagerado demais em "clérigo = curador", mas ok. Não dá pra negar que isso é a visão mais tradicional dos primórdios do jogo.

O que eu achei interessante mesmo foi esse trecho no final:

Citar
For instance, in a playtest I created an elf cleric of Apollo who was a skilled archer, woodsman, and scout. My character wore leather armor, carried a bow and a dagger, and spent the session sneaking ahead to spy on monsters, climbing a tree to escape an enraged ogre's reach, and hiding in a dark corner to ambush a gang of monsters drawn out by the rest of the party. You can easily create a cleric with a mace, healing spells, and plate armor, but you can also use the character customization options to sculpt your character. Keep in mind that I created this character before we had god-specific mechanics in the game, so this level of customization exists for all characters. I didn't gain access to it only by picking a domain or set of spheres for my character's god.

By the same token, we aim to make sure that players can choose a set of options that match their preferred tactics. You can imagine having a set of healing spells that allow you to aid your allies while still attacking, while also having different spells that take your entire turn. As a player, you can decide to focus on serving as a healer, choose to straddle the middle ground between fighting monsters and helping your allies, or even opt to pick spells such as bless or lance of faith and then emphasize the warrior aspect of your character.

SE o sistema realmente der margem pra esse nível de customização e SE isso não significar que o personagem vira um pato mais fraco que o resto do grupo, eu vou ficar bem mais favorável a essa nova edição.
« Última modificação: Abril 24, 2012, 03:18:52 pm por Macnol »

Re:[D&D Next] Metas de design para o Clérigo
« Resposta #1 Online: Abril 24, 2012, 03:37:41 pm »
Sinceramente, não apostaria nisso.
O mais provável é que existam as escolhas mecanicamente mais recompensadoras (formas de espancar monstros mais rapidamente) e algumas mais focadas em tornar o personagem bom em coisas que não acontecem com frequência (bônus de +2 em treinar animais, +2 em cozinhar, etc.).
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D Next] Metas de design para o Clérigo
« Resposta #2 Online: Abril 24, 2012, 03:47:31 pm »
Novamente, pode funcionar se cumprirem a promessa dos três pilares. Essa é a base da 5e, e a maior aposta do sistema. Se eles entregarem os três pilares equivalentes, todas as promessas que fizeram até agora podem se realizar.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Metas de design para o Clérigo
« Resposta #3 Online: Abril 24, 2012, 04:13:54 pm »
Nossa, eu tava entrando no mesmo barco que o Nibe até que me dei conta do quanto isso soa Ursinhos Carinhosos:

"Se eles entregarem os três pilares equivalentes, todas as promessas que fizeram até agora podem se realizar, teremos a cura para o câncer, gatos e cães viverão em harmonia e o mundo se encherá de arco-íris!"  :haha: