Eu duvido consideravelmente disso - o movimento OSR é tão ou mais marginal do que seu antagonistas Forgistas e do RPG-as-Story. Eles podem ser igualmente vocais, mas eu não vejo nenhum motivo para acreditar que eles sejam algo sequer comparável aos defensores de D&D 3.X (Seja o original, seja Pathfinder) - até mesmo 13th Age deve ter mais impacto em D&D Next do que OSR.
Quanto aos americanos, realmente eu não tenho certeza, pode ser que lá eles sejam apenas uma minoria barulhenta mesmo. Mas é de se estranhar esse marketing todo que a Wizards fez em cima da venda de pdfs dos livros antigos e a enxurrada de material OSR que foi lançado nos últimos anos. Por mais que eles ainda sejam minoria, não me parecem estar em tão pouco número como acontecia há uns oito anos atrás.
E ao menos aqui no Brasil, a quantidade de pessoas que aderiu ao Old School foi bem expressiva. Porém, como você bem apontou no seu post, o movimento aqui foi deturpado em relação ao Old School lá de fora.
E um sistema onde Conjuradores tem magias sem limites, não correm riscos de ficar sem recursos, onde métodos de cura são incrivelmente abundantes dentro e fora de combate (algo que nem a 4e Era, Cura em Combate não era fácil) a ponto da aventura do Starter Set gerar reclamações pelo excesso de Cura, onde não há monstros incrivelmente letais que você tenha que fugir ao invés de combate e onde efeitos Save or Die ou Save or be Cursed Forever praticamente não existem não é algo que eu chame de "Old School". É preciso ser bastante crédulo na Wizards of the Coast para considerar Next algo remotamente similar a isso - o mesmo grau de credulidade necessário para achar que o "Módulo de Combate Tático" trará combatentes decentes.
Concordo com você, apesar da política simpática a esse grupo adotada pela Wizards of The Coast, a 5ª edição realmente não é Old School e o principal público alvo dela são os fãs da 3.x mesmo -embora ela tenha adotado elementos da 4E e uma ou outra coisa do AD&D pra tentar atrair também os fãs dessas outras edições.
Inclusive, tem um texto de um blog OSR brasileiro que constata exatamente isso, que embora os designers tenham prometido a possibilidade de se emular um estilo de jogo similar ao das edições antigas com o Basic D&D da 5ª edição,
não foi isso que se observou no material disponibilizado. Aliás, pra quem não sabe, esse blogueiro brasileiro é um exemplo daquele jogador que citei no meu outro post: aquele que era feliz com a 4E até uns 3-4 anos atrás e hoje em dia é um fã fervoroso do AD&D 1E/Basic D&D/0D&D.
Cara, eu não fui pra 4a edição. Eu até queria mas o grupo resistiu pacas e ficamos na 3e mesmo. Não me considero um grognard por isso (talvez eu seja), mas me interessei pela quinta.
Lendo o seu post percebi que eu talvez seja O exemplo estatístico do acerto da WoTC.
Você e seu grupo fazem parte da parcela mais numerosa de jogadores de D&D da atualidade: os que preferem a 3.x. Justamente por esses jogadores serem a maioria, são eles o principal público alvo desse novo D&D.
Curiosamente, aqui neste fórum esse pessoal é minoria, pois a maioria aqui prefere a 4E, mas a realidade lá fora é bem diferente. Quem quiser comprovar isso, basta dar uma olhada nos grupos de RPG que existem pelo facebook.
Notem que ainda não li nenhum material. Eu acompanho as discussões de vcs aqui, mas propositalmente não abri nenhuma imagem sequer de livro nenhum. Nessa edição, eu quero me deixar ser surpreendido pelo que vier. Acho que agora estou me considerando um experimento, hahahha.
Confesso que tem sido difícil aguentar a curiosidade, mas a possibilidade de ter uma boa nova edição me fez acalmar a perereca
Um dia conto pra vcs como foi levar essa 5a edição pro grupo, e como foi a reação do grupo de controle.
Pelo perfil do teu grupo, fãs da 3.x que não aderiram à 4E, a tendência é que vocês gostem da nova edição.
Geralmente quem não está gostando da 5E ou é fã da 4E ou é jogador OSR, daqueles que jogam a primeira edição de AD&D ou afins.
O mais engraçado é ver alguém se denominar Old School Gamer sem ter passado por uma Red Box, Rules Cyclopedia ou mesmo um Blue Book do AD&D 2e, assumindo que o Old School Revival recria toda a experiência deles.
Sem contar que o discurso OSR está se misturando por essas bandas com o discurso Teatralista que você encontraria no final dos anos 90/Começo 00, gerando uma cria exótica entre alguém que quer reviver um estilo de jogo (que praticamente não existiu por aqui) com o discurso que quis sepultá-lo.
Exatamente, tanto está misturado com o discurso teatralista que chegaram ao ponto de afirmar que Dungeon World -um RPG nitidamente narrativista- proporciona uma experiência Old School com mecânicas modernas.
E eu que achava necessário um grid e miniaturas para se representar uma experiência de jogo típica do Basic D&D...