Existe algum sistema que tenha isso equilibrado?
D&D 4e entre sistemas mecanicistas e sistemas narrativistas que dão a todo jogador o poder de influenciar cenas (Houses of the Blooded). Inacreditavelmente, as primeiras encarnações de D&D (AD&D 1e, D&D) tinham um sistema suficientemente cruel que fazia um Conjurador ter grandes dificuldades em sobreviver até chegar ao ponto de ser um "Semideus na Terra". Não é o tipo de equilíbrio desejado por muitos jogadores atualmente, mas não deixa de ser um detalhe curioso - e creio que o Lumine tem dois ou três ótimos textos sobre isso.
Na opinião de vocês que testaram o jogos o Próximo D&D manterá esse problema?
Não necessariamente.
As classes de Next foram construídas para ter seu grau de complexidade parcialmente regulado pelo jogador, então existem algumas opções (Guerreiro Champion que só comprou Atributos é o exemplo mais direto) que só fazem uma mesma ação
por todos seus 20 níveis, enquanto outras classes tem mais opções.
Em geral, se alguém tem medo de "quantidade de opções", pode usar classes marciais (Guerreiro e Ladino) que jogará sem ter que tomar decisão alguma. Caso não queira, existem opções marciais mais complexas (Guerreiro Battle Master focado em Talentos, Monge, Ladino Arcane Trickster) que chegam ao nível de escolha/complexidade de um Conjurador Incompetente (Paladino, Ranger). E dos Conjuradores, todos são complexos - com o Feiticeiro sendo um pouco menos, e o Warlock sendo um exemplo-mor de "Complexidade Estúpida".
Olha, que eles estão fabulosos sim. Mas... eu quero todo mundo fab! @_@
Sistema errado, cowboy. D&D Next é tradição, pô, quando se trata de Combatentes.
Mas é incrivelmente moderno quando se trata de Conjuradores - com todas as benesses que a 4e deu para eles serem divertidos em níveis baixos.