Eu também me incomodo com essa postura da Wizards of the Coast, mas estou curioso. Podem colocar alguns trechos que exemplifiquem o que incomoda e o que não incomoda vocês?
De cabeça, lembro das descrições das magias. Você não tem uma fórmula direta do que faz a magia, obrigando você a ler todo o texto dela. É um ranço meio pessoal, enfim. Embora isso seja bem problemático na ficha de alguns NPCs, quando somente listam as magias que eles possuem e o Mestre que se vire para saber o que elas fazem.
Um detalhe extra, aparentemente vazou o Alpha Draft do Livro do Jogador, que é a prévia do que provavelmente vai aparecer no Livro do Jogador.
E nele, como anunciado, existe uma opção de construir um Guerreiro que não é horrendo, sendo um Eldricht Knight - ele recebe a capacidade de conjurar magias arcanas de nível 4 - limitado a apenas duas escolas, obviamente. Porque nem mesmo um Guerreiro Mágico pode ser útil.
É isso mesmo. E, bem, tem um Martial Archetype à la Warlord também, chamado Battle Master. E nele estão embutidas algumas daquelas manobras vistas nos primeiros playtests.
EDIT: O Rob Donoghue, co-fundador da Evil Hat e co-criador do FATE, fez um boa resenha do Starter Set e do Basic. Confira
aqui. O legal é que ele não participou/leu qualquer um dos playtests do Next/5e e por isso tem novos pontos de vista sobre o que foi apresentado até aqui.