Autor Tópico: [D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo  (Lida 7015 vezes)

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Offline VA

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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #15 Online: Abril 16, 2012, 06:41:26 pm »
Acho que você um substantivo, Smaug.

Offline kinn

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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #16 Online: Abril 16, 2012, 07:30:55 pm »
Dava para fazer algo como declarar áreas no combate.

Junto, perto e longe.

Você luta corpo-a-corpo junto do teu inimigo. Armas com alcance (lanças e etc.) permitem lutar e magias que afetam áreas próximas do spellcaster afetam áreas perto do combatente ou conjurador. E arcos, relâmpagos e coisas do tipo permitem lutar contra oponentes que estão longe.

Fazer algumas ações quando você está junto do alvo provocam ataques de oportunidade, assim como se afastar dele sem se proteger.

Algumas criaturas maiores conseguiriam lutar corpo-a-corpo mesmo estando perto e não junto dos alvos.

E para conseguir usar uma arma que acerte de longe, você precisaria ter algumas pessoas do teu grupo lutando junto dos inimigos para impedir que eles se aproximem.

O problema era que teria gente que não aceita que uma flecha, uma pedra de funda e um relâmpago tenham o mesmo alcance.

Exatamente como eu narrava D&D antes de conhecer grids. Fruto de minha experiência com gurps onde aprendi e também nunca usei grid. Hoje gosto de grids, mas não acho que com o apoio certo o jogo mental seja ruim.

Por isso votei no meio termo.
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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #17 Online: Abril 16, 2012, 10:39:17 pm »
Eu jogo on line pelo RRPG Firecast de vez em quando, e o usamos muito o sistema Mighty Blade, pois é simples para partidas rápidas. E o padrão é não usar grid, corre tudo bem.

Nas mesas de jogos ao vivo as quais participo como jogador ou mestre, o pessoal curte grid, e eu também. Não vejo problema em usar grid, me ajuda bastante.
Mas dependendo do tipo de sistema que se for usar, o grid pode ser dispensável, como o amigo comentou do M&M.

Offline Metal Sonic

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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #18 Online: Abril 17, 2012, 09:38:16 am »
Até porque em M&M, alguém com qualquer Poder de Movimentação com mais de 4 Graduações vai tornar o Grid desnecessário. xD
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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #19 Online: Abril 17, 2012, 09:46:11 am »
O esquema do junto, perto, longe é muito interessante para quem não quer usar o grid (sério, eu nunca tinha ouvido falar nisso, gostei bastante), mas ainda fica longe de propiciar um combate estratégico. A menos que se utilizem tabelas relacionando a posição relativa de todo mundo a todo mundo... e quem está no caminho entre eles. Ou seja, um grid. Exemplo: estou atacando alguem e quero ir atacar aquele cara que está longe de mim. Vou passar perto de quais inimigos, que poderiam aproveitar para me dar ataques de oportunidade? Claro que dá para improvisar e usar critérios indiretos para determinar este tipo de coisa ("ah, o joãozinho tava na tua frente antes, então o monstro que tá lutando com ele também está", "tem 1d4 monstros no caminho", etc), mas assim diminui o nível estratégico das ações.

Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #20 Online: Abril 17, 2012, 10:05:04 am »
Eu realmente acho atrapalhado lidar com ataques de oportunidade e falta de grid ao mesmo tempo.
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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #21 Online: Abril 17, 2012, 10:55:34 am »
Eu realmente acho atrapalhado lidar com ataques de oportunidade e falta de grid ao mesmo tempo.

Estranho é que NUNCA mestrei com Grid e NUNCA tive esses problemas de AdO.

Para mim é simples o jogador fala que vai atravessar uma área eu explico a posição e falo de quem ele iria sofrer o AdO. Se ele optar por desviar eu indico quantos metros ou quantas rodadas ele irá gastar para fazer isso. Mas isso é porque tenho um senso de posicionamento bom e os jogadores costumam confiar nas descrições que dou a ponto de não precisar de grid para resolver um ou outro conflito ocasional, por diferenças de interpretações ou imaginação.

Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #22 Online: Abril 17, 2012, 11:10:39 am »
O esquema do junto, perto, longe é muito interessante para quem não quer usar o grid (sério, eu nunca tinha ouvido falar nisso, gostei bastante), mas ainda fica longe de propiciar um combate estratégico.

Na verdade não tira o aspecto estratégico, tira o aspecto estratégico baseado em posição dos personagens envolvidos.

Usando um outro exemplo: em Exalted é considerado que os personagens se movem todo tempo, INCLUSIVE fora da própria iniciativa. O combate de Exalted é bem estratégico, mas não baseado em posição mas sim ordem de ações.

Certas armas são mais difíceis de usar, demorando mais para fazer um ataque. Certas armas são mais rápidas, permitindo fazer mais ataques. Não lembro o termo exato, mas vamos chamar de clicks.

Exemplo, guerreiro A usando um machado de velocidade 12 clicks e um ladino com uma faca de velocidade 3 clicks, supondo que o ladino venceu a iniciativa e vai agir no terceiro click:
Primeiro click e segundo clicks: ninguém ataca. Os dois escolhem se mover para se aproximar.
Terceiro click: ladino ataca com a faca. Ele pode atacar de novo daqui a 3 clicks.
Quarto e quinto clicks: Ninguém ataca.
Sexto click: O ladino ataca de novo. Ele ataca outra vez daqui a 3 clicks.
Sétimo e Oitavo click: Ninguém ataca.
Novo click: Ladino ataca de novo. Ele ataca mais uma vez daqui a 3 clicks.
Décimo e décimo primeiro clicks: Ninguém ataca.
Décimo segundo click: Ladino e guerreiro atacam. Ladino ataca de novo daqui a 3 clicks. Guerreiro ataca de novo daqui a 12 clicks.

Num sistema de combate assim, atacar mais rápido é uma vantagem grande. Por isso o sistema tem diversas formas de modificar a velocidade dos golpes e várias opções de manobras com velocidades diferentes. Além disso, a cada vez que o personagem pode agir novamente, um pool de recursos que ele utiliza para se manter vivo é recarregado. O jogador acaba tendo que tomar decisões como escolher ações mais rápidas e que permitam recuperar mais rapidamente o pool utilizado para resistir aos ataques do adversário vs a aplicação de seus golpes mais poderosos e mais demorados.

Isso acaba criando um combate estratégico sem preocupação com distância (pois todo mundo se move bastante e estão sempre se movendo) e muita preocupação com velocidade dos teus ataques.

Um combate estratégico não precisa de controle de movimentação. Posição no cenário é só uma das várias formas de tornar um combate em algo estratégico.
« Última modificação: Abril 17, 2012, 11:16:30 am por kimble »
Lido esse ano:
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Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #23 Online: Abril 17, 2012, 11:28:17 am »
Adorei isso XD
Sempre quis esses efeitos numa mesa.
Preciso jogar exalted algum dia na vida.
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Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #24 Online: Abril 17, 2012, 11:33:15 am »
Velho.
Vc tem um Exalted AÍ NO ALBERGUE ONDE VC MORA.
Vc mora num lugar que está cheio de RPGistas. Não joga pq não quer.
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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #25 Online: Abril 17, 2012, 11:04:10 pm »
Nem sabia... fora que a moda aqui é magic agora...
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Offline Heitor

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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #26 Online: Abril 18, 2012, 11:04:21 am »
Rapaz, para um jogo que se propôe (até onde sei) ser um wuxia da vida, Exalted se preocupa com... velocidade de armas?

***

Algum de vocês sabe de um lugar que venda Magic aí em Salvador que seja fácil para um turista encontrar (em um shopping, talvez)?

Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #27 Online: Abril 18, 2012, 11:42:22 am »
Rapaz, para um jogo que se propôe (até onde sei) ser um wuxia da vida, Exalted se preocupa com... velocidade de armas?

Na verdade, velocidade dos golpes. Armas tem velocidade, mas elas são influenciadas por fatores como poderes utilizados ou golpes de artes marciais que o personagem pratica.
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Offline kinn

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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #28 Online: Abril 18, 2012, 12:54:36 pm »
Heirot existe uma loja de rpg chamada Outradimensão perto do Aeroclube que vende.
Outra loja que é virtual em primeira instância é a MTG Salvador e fica em Itapuã.
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Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Resposta #29 Online: Abril 18, 2012, 02:34:00 pm »
Rapaz, para um jogo que se propôe (até onde sei) ser um wuxia da vida, Exalted se preocupa com... velocidade de armas?

***

Algum de vocês sabe de um lugar que venda Magic aí em Salvador que seja fácil para um turista encontrar (em um shopping, talvez)?

Vc está/vai estar por aqui? Marca um spellcontro com a galera como fizemos com o Tetris xD
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