Autor Tópico: [D&D Next] Hit Points, Our Old Friend  (Lida 3136 vezes)

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[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Online: Maio 21, 2012, 08:49:08 am »
Pessoal, saiu um Legends & Lore falando sobre Hit Points e Hit Dice:

http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20120521

A parte de Hit Points tenta esclarecer o que eles representam, dividindo a aparência dos ferimentos em três patamares.

Não mudou nada em termos de mecânica, apesar de eu achar que o bloodied caiu, mas é sempre importante tentar explicitar o que os Hit Points representam, principalmente para os novos jogadores.

Particularmente não sou muito fã de o personagem ficar bloqueando e se esquivando dos ataques que acertaram até que ele chegue ao HP negativo, quando de fato um ferimento ocorre. Mas já que é assim, o que resta é eu me conformar.

Quanto Hit Dice, achei confuso o texto.

Pelo jeito eles substituirão os Healing Surges. Agora, ao invés de curar uma quantia fixa, o personagem rola seu Hit Dice e cura aquele tanto de HP.

O descanso curto permite gastar os HD pra curar e o descanso prolongado recupera os HD.

Eu achei interessante, principalmente por manter a ideia de cura sem necessidade de magia, permitindo mais ação contínua.

Com o início do playtest tão próximo, vamos ver como será na prática.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Resposta #1 Online: Maio 21, 2012, 09:21:26 am »
Ou seja, um sistema de healing surges piorados, com elemento de aleatoriedade no meio. Aceito meu Healing surge de volta, com nome mudada. Não sei como "Hit Dice" é menos gamista que "healing surge", mas tudo bem. Como é um termo das antiga ele passa batido.

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Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Resposta #2 Online: Maio 21, 2012, 01:53:34 pm »
Acho que a maior diferença da 4e é a (provável) retirada do Second Wind.

De resto achei a mecânica boa, reflete um desejo que havia sido expressado aqui (PVs inicialmente representam apenas desgaste físico, e só quando estão baixos ou chegam a 0 representam ferimentos de verdade - ferimentos graves caso < 0 ).

Acho que o ponto mais promissor é a facilidade para o mestre ajustar o quanto a cura não-mágica é efetiva, mudando a forma que os DVs são recuperados.

Só espero que deixem BEM evidente nos livros que perda de PVs não é sempre ferimento, e sejam fiéis a isso.

Re:[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Resposta #3 Online: Maio 21, 2012, 03:13:13 pm »
Soa a uma mistura ruim das formas de cura em D&D 3.5 com terminologia estranha da 4e. Como quase tudo da 5e tem sido até agora  :P

Re:[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Resposta #4 Online: Maio 21, 2012, 11:50:10 pm »
Aceito meu Healing surge de volta, com nome mudada. Não sei como "Hit Dice" é menos gamista que "healing surge", mas tudo bem. Como é um termo das antiga ele passa batido.

Não é. Mas é como o Wyatt Salazar brincou quando começaram os diários de design da 5e: os designers estão com tanto medo de associar a nova edição com a 4e, que eles não conseguem nem 'lembrar' das regras da última edição.

E por isso, entenda-se tentar empurrar algumas das coisas que a 4e tinha, mudando um pouco o nome e fingindo que são diferentes para que o pessoal que eles estão tentando reconquistar não virem a cara automaticamente.

Ou como eu estava brincando no twitter hoje, o próximo post deles vai falar sobre uma nova classe exclusiva da 5e: O Sacerdote com Armadura e Combatente Mediano que Lança Magias de Cura e Afasta Mortos-Vivos. Outra inovação da 5e.

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Meh. Algo que eu gostava dos healing surges é que eles limitavam a cura mágica. Gastou os HS, descansa porquê você não vai se curar mais hoje. Tenho medo que isso traga de volta a festa com as varinhas de Cura.
« Última modificação: Maio 21, 2012, 11:51:48 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Resposta #5 Online: Maio 22, 2012, 07:35:43 am »
De fato, os Hit Dice são os healing surges mais fracos e que limitarão apenas as curas mundanas.

Prometeram que deslocariam a necessidade de descanso mais pro lado de recuperação dos HP do que das magias dos conjuradores, mas pelas coisas até agora apresentadas, não sei como isso vai ocorrer.

Citação de: kimble
Meh. Algo que eu gostava dos healing surges é que eles limitavam a cura mágica. Gastou os HS, descansa porquê você não vai se curar mais hoje. Tenho medo que isso traga de volta a festa com as varinhas de Cura.

Pelo que falaram as varinhas agora gastarão os slots de magia do conjurador para serem usadas, ou seja, não aumentam o número de magias por dia, só a versatilidade.

A título de curiosidade, mantido o sistema de HP atual, como vocês descreveriam durante os jogos as duas situações:

- Mantícora acerta um ataque de mordida e causa 15 de dano em um guerreiro com 100 HP, que agora fica com 85.

- Mantícora erra um ataque de mordida contra um guerreiro com 100 HP.

Re:[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Resposta #6 Online: Maio 22, 2012, 08:33:04 am »
- Mantícora acerta um ataque de mordida e causa 15 de dano em um guerreiro com 100 HP, que agora fica com 85.

- Mantícora erra um ataque de mordida contra um guerreiro com 100 HP.
1) Um ataque bom da mantícora, que arrancaria a cabeça do guerreiro se ele estivesse desatento ou cansado. A bocarra bate contra o escudo, mas ainda consegue machucar o ombro do guerreiro. Aquilo irá doer à noite.

2) Um ataque ruim da mantícora. O guerreiro desvia para o lado sem suar.


A jogada de ataque contra a CA do guerreiro representa o quão bem ela sabe atacar aquele alvo. Os PVs representam o quão bem o guerreiro consegue sobreviver e "aguentar" os ataques.
« Última modificação: Maio 22, 2012, 08:46:42 am por Khalim »

Offline z é d u a r d o

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Re:[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Resposta #7 Online: Maio 22, 2012, 09:20:31 am »
A jogada de ataque contra a CA do guerreiro representa o quão bem ela sabe atacar aquele alvo. Os PVs representam o quão bem o guerreiro consegue sobreviver e "aguentar" os ataques.
Total. Bons exemplos, os seus.
Pode-se ilustrar assim, também:
Com o acerto e os 15 pontos de dano, a Mantícora abocanha o braço do guerreiro. A braçadeira da armadura impede que os dentes cheguem na carne, mas o braço do guerreiro é prensado e só com algum esforço que ele se desvencilha.

Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Resposta #8 Online: Maio 22, 2012, 09:45:26 am »
Realmente, ficou gozado isso. No mesmo artigo em que dizem que deve ser possível jogar sem um clérigo, eles enfatizam que o único jeito de se recuperar rápido é com magia. Aí fica complicado.

Re:[D&D Next] Hit Points, Our Old Friend
« Resposta #9 Online: Maio 22, 2012, 09:52:14 am »
Realmente, ficou gozado isso. No mesmo artigo em que dizem que deve ser possível jogar sem um clérigo, eles enfatizam que o único jeito de se recuperar rápido é com magia. Aí fica complicado.
Interessante que a aventura de playtest terá dois clérigos...