Autor Tópico: [D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)  (Lida 9115 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Online: Abril 27, 2012, 11:25:15 am »
Citar
Heróis Resistentes


Artigo original:  http://community.wizards.com/dndnext/blog/2012/04/25/resilient_heroes
Traduzido por mim. Uso livre, desde que contenha um link para este tópico.



Demascus tossiu areia. Ele tentou cuspir, mas sua boca estava seca demais. Por quê estava tudo escuro? Ele balançou a cabeça para desanuviar a mente. Onde estava? Lembrava de uma luta contra uma matrona drow e... um dragão. Até que uma quantia letal de rochas caiu sobre sua cabeça.

Ele não conseguia ver nada. Suas pernas estavam presas, e suas mãos estavam pegajosas com seu próprio sangue. O ar estava pesado, não apenas devido à poeira, e cada respiração parecia alguém pisando em seu peito. "O ar está ficando ruim", percebeu. Mas se ele não encontrasse algum alívio de suas feridas, a rapidez com que morreria sufocado seria acadêmica...



Alguns dos meus posts anteriores falaram sobre a cura mágica no jogo. Com base nas discussões geradas nesses posts e em outras atualizações, a discussão de hoje se foca na idéia do herói resistente (e quanta capacidade de curar a si mesmo cada personagem tem).

Na situação acima, a capacidade de Demascus se recuperar das feridas é vital, porque ele está sozinho. É pouco provável que algum curandeiro ou outro recurso sobrenatural o resgate antes que morra em consequência dos ferimentos ou seu ar acabe. Se esta história estivesse se desenrolando dentro dos limites de um jogo de D&D, a edição que está sendo usada faz uma diferença enorme nas chances de Demascus sobreviver.

Indo além dos pontos de vida negativos, como foi discutido em A Close Call with Negative Hit Points, as chances de sobrevivência de um personagem também dependem das regras para a cura natural (em outras palavras, o acesso do personagem à auto-cura).

As edições antigas do D&D são bem miseráveis com as opções para os personagens se curarem naturalmente. Elas simulam, assim, o tempo necessário para se recuperar de traumatismos no mundo real. Por exemplo, o livro do jogador do AD&D 1ª Edição indica que, para cada dia de descanso, um personagem cura naturalmente 1 ponto de vida. Nestes jogos, apelar para a magia é mesmo o único jeito de ser um herói resistente.

As edições posteriores oferecem mais opções, como a perícia Cura da 3ª Edição. Mas, mesmo com tratamento extenso, cada dia completo de repouso recupera apenas 4 pontos de vida para um personagem ferido. Magia continua sendo a melhor maneira de voltar logo para a ação.

A edição atual introduziu o conceito de pulsos de cura. Pulsos de Cura dão a todos os personagens a capacidade de recuperar o fôlego, por assim dizer, várias vezes por dia (mas apenas um número limitado de vezes). A vantagem, claro, é que a 4ª Edição permite jogos com heróis resistentes que não dependem tanto da cura mágica. Até certo ponto, esta abordagem abre mão da simulação em troca de retratar heróis que aguentam levar uma surra e continuar voltando para a briga. Pulsos de Cura sofreram algumas críticas, no entanto, por parecerem meio "gamísticos" e não serem tão ancorados no mundo. Na verdade, essas críticas partiram até dos muitos jogadores que gostam de ter acesso pessoal à auto-cura.

O que me leva às perguntas de hoje:

Que tipo de acesso os personagens devem ter à auto-cura?
  • Os personagens não devem ter nenhum acesso especial à auto-cura.
  • Os personagens devem ter acesso a auto-cura de forma limitada.
  • Os personagens devem ter acesso a auto-cura de forma ilimitada.
Em um jogo que dá acesso limitado à auto-cura, o que você prefere?
  • Gosto de Pulsos de Cura como estão; não mudem eles.
  • Gosto da ideia de auto-cura, mas tentem fazer algo mais orgânico ao D&D.
  • Eu tenho uma opinião diferente, que vou explicar nos comentários.
« Última modificação: Abril 27, 2012, 11:29:03 am por Macnol »

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #1 Online: Abril 27, 2012, 11:39:17 am »
Uma boa chamada pra discussão, fazia tempo que eu não sentia vontade de votar nessas enquetes.. Eu gosto do jeito que os healing surges funcionam, por mim pode ficar desse jeito, eu só faria com que os pulsos não enchessem com uma  noite de sono.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #2 Online: Abril 27, 2012, 11:42:31 am »
Espero que os Healing Surges não desapareçam. São extremamente funcionais e condizentes com a proposta de um sistema heróico.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #3 Online: Abril 27, 2012, 12:49:09 pm »
Uma boa chamada pra discussão, fazia tempo que eu não sentia vontade de votar nessas enquetes.. Eu gosto do jeito que os healing surges funcionam, por mim pode ficar desse jeito, eu só faria com que os pulsos não enchessem com uma  noite de sono.

Era uma regra opcional minha pouco usada, mas o descanso prolongado só recuperava pulsos e não pontos de vida.
Assim se vc estivesse muito esgotado e ferido, sem pulsos, teria de se curar só após as seis horas de descanso prolongado, o que significa que começaria um novo dia com menos pulsos.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #4 Online: Abril 27, 2012, 01:03:15 pm »
Por mim, a única mudança realmente necessária é no maldito nome "healing surge".

Coloque qualquer outro nome que não passe a ideia de "feridas se fechando sozinhas estilo Wolverine" e pronto, a aceitação entre os jogadores sobe em 300%.
« Última modificação: Abril 27, 2012, 01:05:02 pm por Macnol »

Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #5 Online: Abril 27, 2012, 01:18:19 pm »
Claro, por que Cure Light Wounds é totalmente verossimilhante. :P

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #6 Online: Abril 27, 2012, 01:24:09 pm »
No momento que você diz que no cenário existe magia que pode curar ferimentos, sim, é verossímil.

Não é REALISTA, mas aí são outros quinhentos. :)

Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #7 Online: Abril 27, 2012, 03:29:19 pm »
Bom, algum lugar pra comentar em português esse D&D Next da vida eheh.

Não sou fã de curas muito fáceis. Sistema heroico é uma coisa, sistema fácil é outra. Sempre curti histórias que mostram aquele ferimento que demora semanas pra curar, o guerreiro épico que fica debilitado por dias depois de uma luta contra um mal sobrenatural, etc. D&D (da 3e pra frente) nunca me deixou fazer o role-play de coisas assim simplesmente porque a cura ficou fácil demais, não existe desculpa para o guerreiro épico não arrumar um clérigo ou paladino que o cure totalmente, remova doenças, maldições, etc em alguns minutos.

A 4ed ficou ainda pior nesse sentido porque o personagem nem sequer precisa de ajuda, ele pode se recuperar totalmente da noite pro dia não importa o que aconteça.

Seria interessante achar um balanço no meio de tudo isso. Nem precisa mexer no HP, mas talvez criar alguns status negativos que deem penalidades graves e que só se recuperem com o tempo ou com magias realmente poderosas, coisas assim. Healing surges são legais quando o HP não é o único meio de demonstrar a sáude do personagem... mas fora disso fica algo extremamente não-humano... e por mais heróico que D&D seja, a idéia dele é intepretar criaturas mortais no meio de seres fantásticos... e não seres fantásticos no meio de criaturas "mortais".

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #8 Online: Abril 27, 2012, 03:37:24 pm »
O super descanso restaurador da 4e que vc citou é algo que outros jogadores já alarmaram, mas healing surges não são nem de perto a cura fácil que você cita. Em meio a um combate a falta de alguém com papel de líder é bastante preocupante, assim como nas edições anteriores era preocupante jogar sem um clérigo no grupo.

Se derem um jeito no descanso restaurador, já é um salto e tanto.
Somos todos bots!

Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #9 Online: Abril 27, 2012, 03:52:27 pm »
Nem tanto, mestrei duas campanhas bastante longas (ambas terminando com jogadores próximos do lvl 20) e ambas sem clérigos no grupo. Em uma delas tinha um paladino que dava uma ajuda, mas nenhuma com clérigo. E essas minhas experiências foram extremamente satisfatórias.

Dava um pouco mais de trabalho para criar encontros pq usar as sugestões padrões de CR para os níveis mais altos podia gerar batalhas um tanto complicadas, mas como já conhecia bem o sistema eu tive um bom sucesso em dosar isso.

O que acontecia é que o grupo geralmente evitava partir pra porrada logo de cara. Exploravam as dungeons com mais cuidado, procurando mais detalhes pra detectar armadilhas (mesmo que eu as usasse MUITO pouco) e sempre tentando se adiantar aos inimigos pra facilitar o combate e evitar danos. Normalmente quando se machucavam muito após um combate eles paravam para descansar e recuperar alguns recursos dentro das limitações deles (já que minhas poções também eram nerfadas) mas isso em geral acontecia só em combates realmente dificeis ou quando eles tomavam decisões ruins e ficavam em desvantagem.

O bacana desses "dias de recuperação" é que eles usavam esse tempo para fazer coisas que não demandavam HP. Procuravam casa para morar, se aliavam a algum exército da cidade, procuravam ajuda pra missão deles, tentavam ganhar algum dinheiro extra, etc. Nas improvisações que isso exigia surgiam situações tão legais que eu acabava ligando com a história principal, alterando o percurso deles, etc.

Tentei fazer isso no 4e (mas sem alterar regras pq conhecia pouco o sistema ainda logo no lançamento) e o que tive foram combates infinitos, pouca importância pra situações de role-play (já que tinham HP full e todos os powers eles preferiam bater em tudo que viam pela frente), e mesmo depois que já dominavamos as regras e com algumas regras que fiz pra limitar os healing surges os combates continuavam muito demorados... =/

Pra não falar que odeio 4e, tem muitas adições legais em termos de combate. O sistema de crítico, os saves transformados em ACs, o HP fixo por nível, padronização das ações em standard/move/minor, etc. Só o healing que continuou ruim (mas no 3.5 era pior ainda com Heal, True Resurrection, super cure extremely serious wounds to all, regenerate all missing limbs, etc)
« Última modificação: Abril 27, 2012, 03:57:32 pm por Irohma »

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #10 Online: Abril 27, 2012, 03:54:56 pm »
Bom, algum lugar pra comentar em português esse D&D Next da vida eheh.

Não sou fã de curas muito fáceis. Sistema heroico é uma coisa, sistema fácil é outra.

Conte-me como em AD&D era mais difícil curar.

Na verdade, nem tenta. A progressão de Magias Divinas é praticamente a mesma em AD&D e na 3.X, e ainda tinha o fato que na 3.X o número de Pontos de Vida é muito mais elevado do que em AD&D, o que reflete em você ter que usar MAIS Magias para curar o grupo. E Heal em AD&D curava TODO o seu HP, e não o limite de 150 da 3.X. Então seu argumento é falho.

E é claro, porque em TODAS as histórias no qual D&D foi inspirado você é obrigado a andar com um hospital ambulante que é o Clérigo, não é?

Tentei fazer isso no 4e (mas sem alterar regras pq conhecia pouco o sistema ainda logo no lançamento) e o que tive foram combates infinitos, pouca importância pra situações de role-play (já que tinham HP full e todos os powers eles preferiam bater em tudo que viam pela frente), e mesmo depois que já dominavamos as regras e com algumas regras que fiz pra limitar os healing surges os combates continuavam muito demorados... =/

Creio que a opnião de outros colegas de fórum diverge bastante da sua.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #11 Online: Abril 27, 2012, 04:07:17 pm »
Nossa Metal Sonic, quanto ódio no post. Só estou colocando minha opinião adquirida através da minha experiência com os jogos.

Em nenhum momento falei que AD&D é mais díficil curar (relendo meu post eu nem sequer mencionei AD&D, so me referi ao 3e pra frente). De qualquer forma, até a 3.5e é mais raro (não mais fácil). Você precisa de um clérigo, não consegue se curar sozinho como no 4e, o que já é uma boa limitação. Mas como falei no meu post, o 3.5 é ainda MAIS fácil de curar do que o 4e.

Meu penúltimo parágrafo eu falo de minha experiência com as regras padrões do D&D 4e e é algo que diversos outros mestres concordam. Os combates estão _MUITO_ mais longos e táticos no 4e. O que antes levava 30min no D&D 3 e uns 45min no D&D 3.5 leva quase 1h30 no 4e. Não é uma falha do sistema, é uma característica... e uma que eu não gosto.

Anyway, leia meu post denovo. Mencionei que eu não usava clérigo nas minhas campanhas justamente porque eles facilitavam demais a cura... logo, minha única "house rule" era não ter clérigos (e nerfar potions), já para usar meu estilo de jogo na 4e eu teria que mudar diversos powers, etc, o que daria muito mais trabalho.

Outa coisa, no AD&D eu mestrava campanhas que chegavam no máximo a level 10~12. Então cura nunca foi tanto um problema pra mim naquela época... além de na época eu mestrar mais outros sistemas do que AD&D, por isso nem sequer mencionei ele no meu post.

Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #12 Online: Abril 27, 2012, 04:13:35 pm »
Senta que lá vem história:
Minhas campanhas na época do Ad&d e anteriores: ou o grupo tinha um clérigo, ou existia alguma outra forma de cura disponibilizada pelo Mestre para evitar que os personagens ficassem parados por muito tempo. Por um motivo óbvio: D&D não é o jogo sobre personagens sentados em suas caminhas esperando o tempo passar enquanto a barra de HP recupera. Maioria dos Mestres que tentaram fazer algo assim, logo percebiam que a história que eles queriam contar morria ou era emperrada por causa do tempo perdido descansando e corrigiam a situação rapidamente.

Minhas campanhas na época de 3e: Terminou o dia. Clérigo olha as magias que sobraram e converte tudo pra curar ferimentos OU quem estiver com a varinha de curar ferimentos começa a gastar as cargas. Termina o dia todo mundo full ou muito próximo. Dorme, todo mundo preparado, clérigo carrega as magias que precisa, se for necessária outra varinha alguém providencia (teleporte -> lojinha -> teleporte -> retornar ao grupo).

Minhas campanhas na época da 4e: Todo mundo está full ou muito perto disso fora dos combates, mas dentro dos combates, era raro alguém não cair desmaiado todo combate. E foi a única edição que eu percebia possibilidade de TPK por descuido dos jogadores em combate quando eles não estavam lutando contra algo muito mais poderoso ou numa situação construída para eles perderem. O que escapa do pessoal que critica a cura na 4e por ser muito 'fácil', é que curar DURANTE o combate (que é o momento mais perigoso pro pj) exigia esforço e era limitado. Mais de uma sessão em que participei, vi combates onde o grupo começou a cair porque os pjs já haviam gasto as formas de recuperar o pv durante a luta, mesmo que ainda tivessem muitos healing surges acumulados.

Eu preferia um modelo que nem seguisse a contabilidade de PVs, não porque tenha problema com isso, mas porque acredito que a parte matemática da coisa atrapalha muita gente. Sim, é subtração básica, mas é rara a sessão que eu não percebo alguém fazendo uma conta errada pra cima ou pra baixo.
« Última modificação: Abril 27, 2012, 04:17:10 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #13 Online: Abril 27, 2012, 04:23:39 pm »
Citar
A 4ed ficou ainda pior nesse sentido porque o personagem nem sequer precisa de ajuda, ele pode se recuperar totalmente da noite pro dia não importa o que aconteça.

Isso é verdadeiro, mas D&D 4e só facilita curas fora do combate. Dentro dele, é consideravelmente difícil conseguir formas de cura que não sejam as dadas por um Leader (e quase todas elas forçam o gasto de Healing Surge - o que faz que poderes capazes de dar Cura sem consumir HS sejam muito quistos por quem joga com um) ou por meio de algumas Utilidades Diárias ou poderes Diários que incluem efeito de cura em classes Defensoras. Fora desse nicho, é rezar para ser Anão ou se contentar com  recupere 1/4 dos PVs sacrificando o recurso mais precioso em um combate (Ação Padrão).
« Última modificação: Abril 27, 2012, 04:26:43 pm por Dr. Faustus »

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Resposta #14 Online: Abril 27, 2012, 04:24:36 pm »
Iroh, se você reparar, o "sucesso" que você teve com sua campanha 3.5 sem clérigos foi mérito seu e do grupo. Foi um esforço mútuo tanto do DM adaptando os encontros para um grupo sem clérigo quanto do grupo sem clérigo agir com cautela em locais desconhecidos. Agora, se você agir como um DM normal atribuindo encontros normais a um grupo sem clérigo, observe o terror nos olhos de seus jogadores. (sim, exagerei propositalmente :p)

Quanto ao "fracasso" que você teve com sua campanha 4e, também foi responsabilidade sua e do grupo. Eu também tive problemas no início com combates lentos (da mesma forma que tive no início da 3e) e só depois de absorver melhor o sistema é que os jogos desenvolviam de forma bem mais proveitosa.

A questão é que sua experiência pessoal é tão relevante quanto a de qualquer outro jogador aqui no fórum. Você pode até usá-la como exemplo, mas não como fonte de confirmação para suas afirmações.
Somos todos bots!