Autor Tópico: [D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas  (Lida 6472 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Online: Maio 02, 2012, 01:51:26 pm »
Estão todos sentados?

Finalmente saiu um artigo  falando decentemente sobre os "pilares" do D&D Next e como eles podem interagir com os talentos/perícias/etc. Fico feliz que uma das opções que eles estão considerando é EXATAMENTE o que eu tinha descrito com o talento "Porrada Cabrosa", hahahaha.
Citar
Evitando armadilhas nas escolhas


Link para o artigo original
Traduzido por Macnol. Uso livre, desde que contenha um link para esse post.


Alguns anos atrás, eu comecei uma nova campanha de 4E com alguns amigos. Eu já tinha matado o grupo inteiro duas vezes, no passado: uma durante a segunda sessão de Scales of War, e outra durante minha campanha de Freeport (as clássicas aventuras para d20 publicadas pela Green Ronin). Eu fiquei com remorso. Sério. Então nós começamos de novo, e eu prometi que iria me esforçar pra não trucidar os personagens dos meus amigos. Eu me voltei para a clássica campanha Age of Worms (que eu já tinha iniciado e interrompido algumas vezes) e improvisei uma conversão de Whispering Cairn, de Erik Mona (e por “improvisar” quero dizer “trabalhei muitas horas nela”). Os jogadores criaram personagens novos. Eles diminuíram o nível de loucura um pouco – nada de shardminds, por favor! - e nós começamos. Guardamos uma lembrança bem marcante dessa rápida excursão para o mundo de Greyhawk: “Fast Runner”.

Meu amigo Ian, que não é um jogador tipo powergamer, escolheu para seu paladino o talento Fast Runner no 1º nível. Ele nunca mencionou isso. Nunca tocou no assunto. Ele apenas fez essa escolha e foi para o jogo. Certa hora, alguém lhe perguntou qual era seu talento. Ele revelou, e isso gerou muitas chacotas amigáveis (quase todas) e gargalhadas de seus colegas jogadores. Pelas regras, não há nada de errado com essa escolha. Absolutamente nada! Na verdade, foi uma escolha que complementou seu conceito de personagem. Claro, ele provavelmente teria se saído melhor com algum talento de Expertise, ou aumento de dano, ou alguma outra coisa que lhe permitisse vencer no D&D. Mas não foi o que ele fez. E isso é ótimo.

Há uma coisa grande, torta e feia jogada num canto da minha mente, e eu fico andando em volta dela para tentar ver de ângulos diferentes. Basicamente, essa coisa é a suposta equivalência entre opções de combate e opções não-combativas. Lá na 3ª edição eu pensava que, já que Ataque Poderoso e Prontidão são comprados com a mesma moeda, eles tinham que ser iguais. E talvez, quando o jogo tinha apenas uns 50 talentos, eles estivessem próximos o suficiente. Mas a 3.5 nos deu uma quantia enorme de talentos que concedem um bônus de +2 em duas perícias ao mesmo tempo, assim como talentos que davam claras vantagens mecânicas em combate (Ataque Poderoso revisado) e em magias (bônus em CDs). Quanto mais talentos eram adicionados ao jogo, mais claro ficava que, embora todos eles tivessem o mesmo custo, alguns rendiam bem mais que outros, tanto em termos de estilo de jogo quanto em termos de peso mecânico real. A menos que você estivesse jogando Atar Nós: o RPG, ter Foco em Perícia (Usar Cordas) seria sempre uma escolha ruim comparada com Anvil of Thunder (Complete Warrior).

Há muitas coisas pelas quais eu tenho lutado na próxima encarnação do nosso amado RPG, mas limpar esta falsa equivalência é uma das minhas principais prioridades. Olhando para os três pilares que discutimos (exploração, interpretação e matar coisas... digo... combate), é tentador fazer todas as mecânicas do jogo interagirem com esses pilares igualmente. A classe deve influenciar em todos os três, assim como a raça e outros pontos de escolha também deveriam. Não é difícil incluir alguma coisa para cada pilar nas grandes decisões mecânicas. Uma classe tem espaço suficiente para fazer tudo isto. Mas e um talento?

As edições anteriores esperavam que você tivesse exploração, interpretação, e feitos de combate. Se os talentos carregam uma parte do peso da nossa mecânica, os personagens que escolherem apenas talentos de interpretação ficarão bem pra trás dos personagens que distribuírem igualmente ou que se focarem em um só pilar. Uma opção seria garantir que todos os talentos abordam os três pilares. Ataque Poderoso, por exemplo, poderia lhe dar um auxílio em combate, uma vantagem ao tentar intimidar um prisioneiro, e um bônus ao tentar destruir portas. Isso funciona muito bem com o Ataque Poderoso. Prontidão poderia dar um bônus para detectar se alguém está mentindo, um bônus para percepção, e um bônus em jogadas de iniciativa. OK. Isso pode funcionar. O problema é que os talentos ficam mais inchados, o que significa que provavelmente teríamos um número menor deles. Criar menos talentos significa ter menos escolhas, e nos incentiva a dá-los com menor frequência.

Outra opção seria fazer diferente. Podemos simplesmente cerrar os dentes e dizer que os talentos são geralmente focados em combate. Talentos refletem opções de personalização que falam diretamente com o pilar do combate. Então podíamos deixar as perícias (entregues através dos Backgrounds) carregarem o peso da exploração e da interação. E por fim teríamos um terceiro elemento, chamemos de Traits, que se voltariam para o pilar da interpretação. Isso garantiria que nunca teríamos que nos preocupar com Power Attack = Fast Hands = Ennui, porque são todos coisas diferentes.

Quais das afirmações abaixo descreve melhor o que você gostaria de ver?
  • Eu quero que todos os talentos lidem com interpretação, exploração, e combate.
  • Eu quero talentos separados para lidar com interpretação, exploração, e combate.
  • Eu quero que a maioria dos talentos lidem com combate, e talvez alguns pros outros pilares.
  • Eu quero que todos os talentos lidem apenas com combate.
  • Eu quero outra coisa e vou explicar nos comentários.
« Última modificação: Maio 02, 2012, 04:06:07 pm por Macnol »

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #1 Online: Maio 02, 2012, 02:05:34 pm »
Parece que finalmente eles se deram conta do óbvio. Eu votei em "coisas que fazem tudo", mas uma divisão entre Feats (Combate) e Traits (Roleplay e Exploração) pode funcionar.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #2 Online: Maio 02, 2012, 02:46:37 pm »
Fico feliz que uma das opções que eles estão considerando é EXATAMENTE o que eu tinha descrito com o talento "Porrada Cabrosa", hahahaha.

Não é a primeira vez que parece que os designers da WotC estão lendo a Spell.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #3 Online: Maio 02, 2012, 03:47:01 pm »
1) Essa idéia de um elemento do jogo atender momentos diferentes das cenas é só a implementação das distinctions, capacidades e uma pilha de outros termos que diversos jogos usam. É mais ou mesmo o que tinha jogado como exemplo do 'War Veteran' em Marvel RPG e como traduzir essa idéia pra D&D;
2) Apesar desse post, tinha gente da WotC defendendo que feats deveriam ser divididos por pilares e que todos deveriam vir da mesma fonte, porque o jogador tem que ter o direito de 'escolher' ser mais fraco.
3) Eu duvido bastante que essa idéia de colocar os 3 pilares em cada talento vai chegar na versão final. Aliás, eu aposto. Se todo talento do PHB trouxer suporte para os 3 pilares, eu passo seis meses usando a foto do Justin Bieber e usando letra de música dele na minha assinatura, se isso acontecer.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #4 Online: Maio 02, 2012, 03:57:25 pm »
A votação ainda está no início, mas por enquanto parece ser quase-empate entre "cada talento com tripla função", "igual quantidade de talentos separados para cada pilar" e "talentos apenas para combate, outros recursos para os demais pilares". Pra ver como o assunto é polêmico.

Eu preferiria a opção feats/skills/traits separados, mas a partir de agora eu votei na primeiro estou torcendo, só pra ver o Kimble cumprindo sua promessa. XD

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #5 Online: Maio 02, 2012, 04:09:15 pm »
Tradução pronta, editei o primeiro post. Ajudem a divulgar pfvr. :)

Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #6 Online: Maio 02, 2012, 04:22:26 pm »
Votei na maioria dos talentos voltados para combate.

Acredito que alguns talentos virão com opções que atendem os 3 pilares enquanto outros atenderão 1 ou 2 pilares, pelo menos é o que eu gostaria.
An Edition to rule them all???

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #7 Online: Maio 02, 2012, 04:43:29 pm »
Eu acho que essa opção é a pior, Leisses. Porque aí volta exatamente ao modelo que era na 3e, e quem não pegar talentos otimizados pra combate se ferra.

Eu ficaria com uma dessas duas:
  • Eu quero que todos os talentos lidem com interpretação, exploração, e combate.
  • Eu quero que todos os talentos lidem apenas com combate.
De preferência a segunda, na qual votei.
« Última modificação: Maio 02, 2012, 04:45:11 pm por Macnol »

Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #8 Online: Maio 02, 2012, 05:04:36 pm »
É engraçado que eles nem sequer sonham em levar em consideração a alternativa "Todos os talentos lidam com interação e exploração".

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #9 Online: Maio 02, 2012, 05:11:07 pm »
Hehehehe, sim.

Sem contar que os "três" pilares parecem mais dois, né? "O combate e o resto".

Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #10 Online: Maio 02, 2012, 05:21:31 pm »
Eltor eu escolhi essa pensando na utilização de skills/traits para suprir as necessidades dos outros pilares.

Na real eu gostaria de algo semelhante a talentos para cada pilar, cada um adquirido separadamente e em maior ou menor intensidade de acordo com cada uma das escolhas feitas pelo jogador na hora de definir sua classe, background e theme.
An Edition to rule them all???

Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #11 Online: Maio 02, 2012, 07:24:02 pm »
Fiquei divido entre "I want all feats to speak only to combat"e a "I want each feat to speak to roleplaying, exploration, and combat", mas votei na primeira só pra não deixar a "I want separate feats to speak to roleplaying, exploration, and combat" ficar entre as duas mais votadas.

O que eu acho estranho nisso tudo é essa pergunta ter sido feita somente agora, faltando pouco mês para o inicio dos playtests públicos.

Não seria o caso de ter definido isso já no começo do desenvolvimento do sistema?

Ou será que a ideia ficou na geladeira e foi desenterrada agora por causa da saida do Mont?

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #12 Online: Maio 02, 2012, 08:36:53 pm »
Efeito placebo.
Somos todos bots!

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #13 Online: Maio 02, 2012, 10:05:52 pm »
Eu quero ver o Kimble cumprir a promessa XD

Item_____________________________________________________Votes_Percent
I want each feat to speak to roleplaying, exploration, and combat._____281__30 %
I want separate feats to speak to roleplaying, exploration, and combat._247__26 %
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:[D&D Next] Evitando armadilhas nas escolhas
« Resposta #14 Online: Maio 02, 2012, 11:38:04 pm »
Nah. Vocês estão colocando muita fé nessas perguntas. Ainda acredito que vai ser tudo do mesmo pool e eles não vão ser feitos pra suportar os 3 pilares ao mesmo tempo.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG