Eu não sei se um nerf faz diferença quando uma classe ainda tem acesso a uma lista de soluções para todos os problemas e as outras não, mesmo que sejam soluções nerfadas... Um martelo é pior que uma pistola de pregos, mas é melhor que martelo nenhum....
Dependendo do nerf é claro que faz diferença , além disso, não tem essa de que as outras classes não tenham solução nenhuma. O que acontece é que as ferramentas possuídas pelas outras classes são apenas as perícias, capacidade de combate e habilidades de classe para resolver as coisas, já os conjuradores possuem as magias, que geralmente são bem mais eficientes em D&D. Se você limitar as magias para que elas fiquem em um nível mais próximo do que as habilidades das outras classes podem fazer, o resultado é um maior equilíbrio e já se vê isso na prática em outros sistemas. Claro que dependendo da situação, não basta só nerfar uma magia, as vezes é preciso removê-la do jogo ou mudá-la para um nível bem mais alto (como a 4E fez com voo); mas o raciocínio aqui é claro: se o problema é a lista de magias desequilibradas, que se modifique essa lista então!
Outros jogos já fizeram isso e deu certo, o Next deu o primeiro passo nerfando várias magias no playtest, então vamos ver se eles tiveram colhões para acabar com as magias que quebram o jogo na versão final. Eu até acho que eles sabem como fazer isso, afinal muitos deles trabalharam na 4E, o meu único receio é que não tenham feito por medo das reações dos grognards das edições antigas.