Realmente isso foi o que mais gostei da 5e (quem quiser saber a opnião do Rolando20 + RPG planet dá uma olhada no podcast do RPG planet, mas resumindo concordamos muito com o que os posts aqui da spell estão falando).
Eu gostei tanto na verdade que fiquei com vontade de levar isso pra minha mesa de 4e. O bom é que a matemática inflacionada da 4e é bem simples de entender e de retirá-la da equação: Na 4e os valores são inflacionados por bonus de nível (+1/2 por nível), habilidades e itens mágicos. A soma desses fatores dá +1 por nível na média (por isso os monstros ganham +1 em defesas e ataque bonus quando você muda o nível dele).
Minha house-rule é simples assim: todos os monstros tem +1 - nível em atk e defesa e os personagens não ganham mais bonus de nível; itens mágicos não dão bonus de de ataque e defesa (só mativeram suas habilidades especiais) e os atributos não sobem mais (eu deixei eles subirem +1 em dois no paragon path e epic).
É um trabalho chato adaptar os monstros, mas acho que vale o esforço. Até porque é uma matemática bem simples: Ok, ogre, level 6, tem +12 de atk então fica +7. Defesa 21, então fica 16. Rabisco uma vez e pronto.
Tentei adaptar o des/advantage, mas isso já fica muito complicado e não rolou.