Autor Tópico: [D&D Next] Ataque Furtivo!  (Lida 8533 vezes)

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Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #15 Online: Março 29, 2012, 08:23:38 am »
Bom, com o que vimos ao longo da 4e, apesar de eu odiar a prática de updates constantes que tornam os livros obsoletos em poucos meses, pelo menos eles demonstraram que é possível ajustar a parte matemática do jogo após o lançamento e deixar os combates equilibrados.

Então a minha preocupação maior não é com a parte matemática, e sim com as filosofias gerais que regem a edição. Isso sim é que vai ser difícil mudar depois de lançado. Essa parte de "você tem que escolher se quer um personagem que seja útil em combate ou que seja útil fora dele" é algo que não se corrige apenas com errata... e é bem relevante pra eu saber se vou me interessar pelo jogo.

Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #16 Online: Março 29, 2012, 08:52:35 am »
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O dano máximo do sneak attack/backstabbing será de 10d6 no nível mais alto, mas como o rogue poderá atacar duas vezes, poderemos chegar a 20d6 em uma rodada.

Pra mim, continua ruim. :P


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O problema que é algo circunstancial e que, como eu disse, se não for uma matemática muito fina, quando acontecer ainda será pior que o ataque normal do guerreiro.

Eu não sei se é tão circunstancial assim. Na 3e, eu concordo, era medianamente circunstancial. Mas na 4e, sério, era mais comum o ladino atacar entrando com ataque furtivo do que sem. Sempre se dava um jeito: ele se escondia, usava um poder que concedia vantagem de combate, algum líder/controller usava poder que dá vantagem de combate, etc... Sempre tinha um jeito de quase todo turno entrar com o furtivo.

Aí vem a 5e e te deixa rolar 10d6, velho. Todo turno, tu vai pegar um monte de dado, jogar e fazer o povo perder tempo enquanto tu soma 3+5+4+3+3+2+1+5+6+3. Eu ainda não sei por que o ataque furtivo TEM que ser baseado em d6, poderiam ser 5d8, sei lá, se fosse pra substituir 10d6.

Mas eu tou com o Kinn, eu acredito que eles vão se mancar e acabar botando um furtivo com até 5d6 de dano, principalmente olhando os gaps entre níveis, que vão ser menores ainda que na 4e, segundo eles.

Citar
Parecem querer enganar o jogador com o número de dados. A ilusão de que simplesmente rolar 10d6 garantiria um dano alto...

Hey, eles gostam que vocês se sintam "inteligente" por descobrir opções ruins ou que uma opção não é tão boa quanto parece. =P

Offline Arcane

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #17 Online: Março 29, 2012, 09:05:32 am »
...apesar de eu odiar a prática de updates constantes que tornam os livros obsoletos em poucos meses...
Off: Foi o que me fez perder a mágica com a 4e... principalmente depois do "big-update-enrustido-4.5 (aka essentials)" tentando enganar jogadores de que era apenas uma nova forma de se jogar e não uma tentativa desesperada de rever o que estava errado na versão original.

On: Sinceramente, eu acho que as outras opções de escolhas serão tão boas, ou melhores, quanto aumentar o dano do sneak ataque. Tanto que se o cara quiser fazer esse tipo de otimização vai ter mto a perder. Neste ponto específico eu prefiro dar o benefício da dúvida. Como não sabemos como serão as demais opções, não temos como avaliar seu peso contra sneaks.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #18 Online: Março 29, 2012, 09:19:27 am »
Tinha alguma demanda grande de transformar sneak attack (algo normalmente exclusivo) em manobra geral? Tipo, isso pra mim parece uma tentativa estranha de suprir algo que não havia necessidade.

Coisas bobas como especialização em armas eu concordo, mas sei lá.

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #19 Online: Março 29, 2012, 09:22:07 am »
Eu particularmente gostei. Mesmo pensando que o poder escalonado pode gerar bizarrices, pelo menos agora existe a opção de escolha.

Se você tem duas opções, mas uma delas é muito superior a outra, então não há escolha, há uma falsa escolha e o risco de criar uma armadilha pra iniciantes. Considerando que é o Monte um dos responsáveis, existe a possibilidade disso acontecer na DDN.

Vamos torcer pra que não seja o caso.
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Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #20 Online: Março 29, 2012, 10:19:01 am »
Tinha alguma demanda grande de transformar sneak attack (algo normalmente exclusivo) em manobra geral? Tipo, isso pra mim parece uma tentativa estranha de suprir algo que não havia necessidade.

Me parece que é uma tentativa de "pensar fora da caixinha". O que não é necessariamente ruim, depende do resultado final.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #21 Online: Março 29, 2012, 10:26:10 am »
Me parece que é uma tentativa de "pensar fora da caixinha". O que não é necessariamente ruim, depende do resultado final.
Eles poderiam pensar que quem faz a caixinha são eles, pô!

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Offline Arcane

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #22 Online: Março 29, 2012, 10:52:18 am »
Eu particularmente gostei. Mesmo pensando que o poder escalonado pode gerar bizarrices, pelo menos agora existe a opção de escolha.

Se você tem duas opções, mas uma delas é muito superior a outra, então não há escolha, há uma falsa escolha e o risco de criar uma armadilha pra iniciantes. Considerando que é o Monte um dos responsáveis, existe a possibilidade disso acontecer na DDN.

Vamos torcer pra que não seja o caso.

Então, por isso que no post seguinte eu disse que:

Sinceramente, eu acho que as outras opções de escolhas serão tão boas, ou melhores, quanto aumentar o dano do sneak Attack. Tanto que se o cara quiser fazer esse tipo de otimização vai ter mto a perder. Neste ponto específico eu prefiro dar o benefício da dúvida. Como não sabemos como serão as demais opções, não temos como avaliar seu peso contra sneaks.

 ^_^
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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #23 Online: Março 29, 2012, 10:59:52 am »
Lumine, não só eles. A caixinha, nesse caso, são décadas de história de D& D. É saudável essa mentalidade de questionar algumas suposições básicas, mas novamente, depende do resultado final.

Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #24 Online: Março 29, 2012, 11:23:16 am »
Eu particularmente gostei. Mesmo pensando que o poder escalonado pode gerar bizarrices, pelo menos agora existe a opção de escolha.

Se você tem duas opções, mas uma delas é muito superior a outra, então não há escolha, há uma falsa escolha e o risco de criar uma armadilha pra iniciantes. Considerando que é o Monte um dos responsáveis, existe a possibilidade disso acontecer na DDN.

Vamos torcer pra que não seja o caso.

Então, por isso que no post seguinte eu disse que:

Sinceramente, eu acho que as outras opções de escolhas serão tão boas, ou melhores, quanto aumentar o dano do sneak Attack. Tanto que se o cara quiser fazer esse tipo de otimização vai ter mto a perder. Neste ponto específico eu prefiro dar o benefício da dúvida. Como não sabemos como serão as demais opções, não temos como avaliar seu peso contra sneaks.

 ^_^

 :victory:

Pra não ficar no vazio, os melhores artigos que tenho visto falam sobre a arte do jogo. Como eu não sou daqueles que acha que a arte tem que ser algo igual a (insira sua edição favorita), tem sido interessante ver a discussão dele sobre como ilustrar os livros. O último está aqui.
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Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #25 Online: Março 30, 2012, 09:34:02 am »
Eu achei interessante a onda de aproveitar vantagem pra dar mais dano em vez de ganhar bônus no ataque. Backstab como manobra normal.
E só.

O resto, como widget substituindo sneak attack, dano do sneak attack voltando a 3.x., etc, dispenso.

Se bobear, num 4.75 que estávamos discutindo voltar a fazer, caso a 5e saia uma bosta fumegante mesmo, vira uma boa regra opcional.
DEVORAR PARA DECIFRAR
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https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #26 Online: Março 30, 2012, 09:52:22 am »
Pensando aqui...

Será que não seria mais interessante o sneak attack, ou invés de causar essa baciada de dados de dano, ter uma chance de matar o inimigo direto? Tipo um save vs. death...

Offline Arcane

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #27 Online: Março 30, 2012, 10:21:36 am »
Sinceramente, qualquer efeito do tipo "resista ou morra" ou "resista ou foda-se" deveria ser justamente minimizado ou, ao menos, dificultado para ocorrer.

Nunca gostei desses efeitos justamente por serem totalmente anticlimáticos (isso existe?). Dificilmente uso ou permito que meus jogadores utilizem poderes assim, a menos que o contexto seja razoável.
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Offline kinn

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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #28 Online: Março 30, 2012, 10:26:48 am »
Vocês encontram o tarrasque com seu 1 milhão de pvs e se preparam para o combate épico de suas vidas.

Ladino: ganhei a iniciativa. Sneak attack, crítico. Faça save x morte.

Ih, tirei 1... e o combate épico de suas vida acabou.

 :furioso: :parede: :nao:

Odeio isso com todas as minhas forças.
Pesquisas provam:
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Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Resposta #29 Online: Março 30, 2012, 10:33:23 am »
É, meu lado mestre ia odiar isso também!

E dano fixo, tipo +5 por nível ou de acordo com a progressão que eles colocarem?

Evitaria a rolagem, mas manteria o dano alto.