Autor Tópico: [D&D Next] Ajude a definir High-Level  (Lida 6660 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Online: Abril 02, 2012, 03:07:33 am »
Mike Mearls pergunta: Em que nível suas campanhas terminam, quanto tempo demora pra chegar neste nível, e se você acha que ao chegar em níveis altos o jogo deve mudar de estilo.

Eu votei 10° nível, 1 ano, com o jogo permanecendo o mesmo, mas em um cenário diferente (viagens planares e shit).

Eu acho que o pessoal do DDN tá vigiando a Spell. É a segunda vez que o artigo da semana cobre exatamente o que estamos discutindo.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #1 Online: Abril 02, 2012, 05:41:46 am »
Se tem uma coisa que irrita em sistemas estilo D&D like são o número de níveis máximos entre 20 e 30.
Mesmo em D&D 1E  usando o Rules Cyclopedia pode-se jogar até níveis 30 ou mais.
Quando um sistema trás essa possibilidade de muitos níveis, e o jogadores não jogam todos os níveis, fica a impressão de não degustar o sistema no máximo de seus níveis avançados.
Nas mesas pelas quais joguei/jogo  é comum o grupo de jogadores ficarem atiçados quando começa uma nova campanha, eles logo perguntam se irá até os níveis épicos (vou me ater a D&D). Na teoria todos querem jogar do nível  1 ao 30 para poderem desfrutar de todo o potencial de seus personagens e curtirem a passagem de poder nível a nível.
Na prática o que se vê no final são Mestres Frustrados e Campanhas Inacabadas.
Uma campanha que englobe 30 níveis raramente dará certo, dificilmente terá os mesmos jogadores iniciais nela até o final desses 30 níveis.
No decorrer dessa campanha N coisas podem influenciar a saída de jogadores, tanto atribulações da vida real quanto frescurites agudas.

Imaginem só os pontos que vou levantar e se fazem sentido.
O normal e padrão que vejo nas mesas as quais eu mestro ou jogo é que 1 personagem leva 3 sessões para passar de nível, é bem ideal esse tempo pois assim os personagens se acostumam com os seus novos poderes.
O normal é jogar 1 sessão/por semana,  e dúvido que alguém jogue todas as semanas de 1 ano completo.
O que eu noto é que 1 ano bruto de RPG equivale a 9 meses líquidos de sessões jogadas, o que equivale a 36 semanas (considerando 1 mês = 4 semanas).
Pelo menos 3 meses do ano são consumidos por : Não deu para rolar sessão, férias, feriados, etc ... .
Logo, 36 semanas dividido por 3 (1 nível/3 semanas) dá 12 níveis por ano. Jogar 30 níveis fica em 2 anos e meio em termos de  tempo bruto ( 1 ano = 9 meses), quanto tempo hein ?
Para mim seria melhor jogar uma campanha completinha em 1 ano ou um pouquinho além, e no próximo ano uma Campanha nova. Ficar preso 2 anos e meio numa campanha é dose para leão (sem mencionar campanhas que possuem muito mais anos que esses).

A 4E trouxe uma divisão explícita de estágios baseados nos níveis dos personagens (estágio: Heróico, Exemplar, Épico).
Eu vejo que um sistema contendo 12 níveis (incluindo nível 0) seria  ideal para uma campanha completa, e que esses 12 níveis fosse divididos por 3, para simular os estágios.

Patamar Básico :            Nível 0~4
Patamar Intermediário:  Nível 4~8
Patamar Avançado:        Nível 8~12

12 níveis levaria 36 semanas (9 meses), ficaria mais simples ter o mesmo grupo de jogadores por 9 meses. No próximo ano reintero, uma nova campanha.

Tenho estudado vários sistemas, e gosto de Elementos isolados de vários deles, tou pensando seriamente em criar futuramente um sistema de 12 níveis com colcha de retalhos do que me agrada em outros sistemas, possivelmente eu use o sistema do FUDGE como caixa de ferramenta primária.
Cansei de sistemas de que para se sentir o sistema na sua totalidade eu tenha que jogar 20 ou 30 níveis.

O sistema de RPG brasileiro Mighty Blade possue 10 níveis, mas não me agrada no geral para o que eu pretendo, porém é o sistema que mais uso para jogar com novatos em RPG, pois é simples e intuitivo de verdade, não é como o GURPS que cita nas primeiras páginas que o sistema é simples e você cae na pegadinha do malandro.

Óbvio que o mestre pode evoluir os níveis dos personagens mais rápidos, mas para mim perde-se qualidade, o saborear nível a nível.

Existem sistemas que não possuem níveis, como o GURPS por acaso, mas não curto o free form de controle de poder dos personagens em sistemas com esse estilo.
Gosto de sistemas aonde os níveis sejam bem definidos e que dê para acompanhar bem o nível de poder com a passagem do tempo.
« Última modificação: Abril 02, 2012, 06:11:46 am por Doneone »

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #2 Online: Abril 02, 2012, 07:08:11 am »
A minha campanha mais longa terminou com os jogadores no nivel 15.
« Última modificação: Abril 02, 2012, 07:24:30 am por Tyrael »
War never changes

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #3 Online: Abril 02, 2012, 07:23:32 am »
Esse tópico me fez parar pra pensar em duas coisas.

Acho que o Mearls está com a ideia muito forte de reduzir o número de níveis do jogo e o tempo total de cada campanha, e fez a enquente pra ver se o povo aprova ou ia chiar demais.

Eu sou totalmente a favor, tendo inclusive votado por um sistema com 10 níveis e que cada campanha durasse mais ou menos um ano.

Meu grupo se reune geralmente duas vezes por mês, e jogamos geralmente sessões de 5 a 6 horas, então acho razoável passar de nível a cada duas sessões, ou seja, um por mês.

Como disse o Doneone, acaba que nem sempre da pra jogar, então devemos ter cerca de 20 sessões por ano, ou 10 meses de jogo. Fecha certinho, portanto, com minhas pretensões.

Campanhas mais longas, como disse o Mearls, raramente dão certo, principalmente quando estamos mais velhos.

Além de ser muito difícil comprometer os jogadores, jogar 2 ou 3 anos com o mesmo personagem, cenário e sistema é muito chato.

A outra coisa que pensei é: será que realmente os designs teriam coragem de fazer o D&D 5e com apenas 10 níveis?

Quanto a outra pergunta, votei "The style of adventure should remain the same, but the fundamental setting should change". Ora, se quisse que o tipo de jogo mudasse inteiramente nos níveis altos, mudava de sistema logo de uma vez!

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #4 Online: Abril 02, 2012, 09:51:41 am »
Quando um sistema trás essa possibilidade de muitos níveis, e o jogadores não jogam todos os níveis, fica a impressão de não degustar o sistema no máximo de seus níveis avançados.
Nas mesas pelas quais joguei/jogo  é comum o grupo de jogadores ficarem atiçados quando começa uma nova campanha, eles logo perguntam se irá até os níveis épicos (vou me ater a D&D). Na teoria todos querem jogar do nível  1 ao 30 para poderem desfrutar de todo o potencial de seus personagens e curtirem a passagem de poder nível a nível.

Muito bem colocado. Na verdade, esse era um ponto que eu queria levantar no outro tópico e acabei esquecendo: Tem toda essa história de "o jogo é uma coisa em níveis baixos e outra totalmente diferente em níveis altos, você escolhe qual quer jogar", mas não é essa a expectativa que o sistema passa. O que ele passa é a ideia que se espera que seus personagens que estão começando agora naquela campanha de nível baixo vão chegar em níveis altos e se tornar semideuses. Ele passa a impressão que esse é o jeito "certo" de jogar, e que uma campanha "completa" inevitavelmente vai terminar naquele ponto.

No mais, eu acho interessante que pelo menos eles parecem dispostos a admitir que a experiência de jogo MUDA muito em níveis altos. Falta só admitirem que ela QUEBRA em níveis altos nas edições até agora, ao invés de negarem como naquele artigo anterior. :P

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #5 Online: Abril 02, 2012, 10:15:39 am »
Nós não temos o costume de encerrar campanhas. Normalmente alternamos entre elas: quando muitos estão com vontade de "tentar algo novo", criamos personagens novos. Quando o mestre tem uma boa ideia para nível alto, voltamos a uma das antigas.

Minha campanha mais antiga começou em AD&D e migrou para 3E cedo; está parado no nível ~26, no semi-plano que o mago criou sendo invadido por hordas infernais e shit. Uma outra 3E está no nível 15, e as demais não chegaram ao 10; a mais alta de 4E está por volta do nível 13.
A opinião geral do grupo é que o exagero dos níveis altos são nos incomoda desde que seja algo ocasional. A nossa principal é sempre a que está abaixo do nível 8, e foi com base nisso que respondi: 1) no 6~9 eu penso em criar um novo (mas não "abandonar" o antigo); 2) nível 10 em 7~9 meses; 3) mesmo estilo, mudança no cenário.

Também temos campanhas com apenas certos membros do grupo (se só os jogadores A, B e C estão presentes, temos uma campanha deles sem personagem de D e E).

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #6 Online: Abril 02, 2012, 03:04:35 pm »
Minha campanha mais longa durou 1 ano e 6 meses foi em uma Rokugan que tinha misturado Mitica, o surpreendente é que não ficou ruim  :P.

O grupo chegou até nível 18 se não me falha a memória. A ironia é que tinha ainda história para continuarmos até o nível épico, em tese, só por frescura de um dos jogadores que resolveu mudar o personagem pq segundo ele não tinha mais graça jogar com o samurai dele que todos eram amigos e tava na mesa desde do primeiro nível só pq o arco da história dele tinha terminado e iam entrar em outro.

Eu fiquei puto pq ele queria se tornar o ranger vermelho, mandei o jogo para o buraco. Pelo menos eu terminei dois arcos da minha história  :victory:
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #7 Online: Abril 02, 2012, 11:04:25 pm »
Eu jogo RPG  a 11 anos, comecei com D&D 3E.
O Mestre da 1ª campanha que joguei,  joga RPG desde o começo dos anos 90, e hoje ele é jogador da mesa a qual mestro.

A 1ª Campanha que joguei com esse mestre até hoje não acabou (começou em 2001). Jogamos campanhas alternadas em relação a 1ª campanha. Essa 1ª Campanha está paralisada no épico, os personagens no nível 25, o mestre disse que iria até o nível 30 e que ele ainda irá finalizar essa campanha (apesar de ser um bom mestre, e como joga desde o começo dos anos 90, esse mestre é classificado como mestre frustado, pois tem no seu portifólio 90% de Campanhas Inacabadas).

Eu joguei com diversos mestres vários "projetos de campanhas", todas elas pararam e tornaram-se Campanhas Inacabadas, pois os tais mestres dessas campanhas não voltarão a da continuidade a elas.

Eu já tive a sorte de também jogar 2 Campanhas de 3E do 1 ao 30, duas vezes. Neste caso o mestre  ás vezes fazia evoluções rápidas de níveis dos personagens, já houve sessões do mestre evoluir 2 níveis numa lapada só, porém o  resultado de desfrutar os novos poderes dos personagens ficaram muito corridos e sem qualidade alguma.

Geralmente as Campanhas Inacabadas das quais participei como jogador "morriam" entre o nível 7 ao 12.

Eu tenho uma campanha  em aberto de 3E a qual continuarei a mestrar logo termine minha campanha atual de 4E.
Essa campanha de 3E em aberto é a única campanha minha que não fui até o final como mestre, as outras campanhas que mestrei eu jogava-as até o nível 12 de forma fechada, pois ir além geraria Campanhas Inacabadas.
Essa Campanha da 3E e de 4E são a que irei até o nível 30, mas depois disso nunca mais quero mestrar campanhas com tantos níveis.
« Última modificação: Abril 02, 2012, 11:07:38 pm por Doneone »

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #8 Online: Abril 03, 2012, 08:43:49 am »
Citar
Quando um sistema trás essa possibilidade de muitos níveis, e o jogadores não jogam todos os níveis, fica a impressão de não degustar o sistema no máximo de seus níveis avançados.

Particularmente, isso nunca me incomodou. como eu disse antes, minha campanha mais longa terminou no nivel 15. os jogadores derrotaram o "ultimo mestre", a historia chegou a seu final e todos ficaram satisfeitos
« Última modificação: Abril 03, 2012, 08:45:44 am por Tyrael »
War never changes

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #9 Online: Abril 03, 2012, 10:45:12 am »
Concordo com o ponto do Tyrael. Não é porque o jogo tenha trocentos níveis que todos tenham que ser jogados. Eles existem puramente para que os próprios jogadores decidam seu level cap baseado no nível de poder desejado para a campanha.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
« Última modificação: Abril 03, 2012, 11:05:41 am por Lumine Miyavi »

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #11 Online: Abril 03, 2012, 11:05:35 am »
Essa é uma das (várias) razões para eu gostar de M&M: a única coisa que difere um PL 4 do PL 10 é a quantidade de poder que você tem, e não as possibilidades. Os poderes que você pode ter no PL 10, você pode ter num PL 4, mas com graduações mais baixas, claro.

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #12 Online: Abril 03, 2012, 11:54:55 am »
A maior campanha que joguei foi uma de Forgotten Realms na 3e, jogamos aproximadamente 2 anos e meio e chegamos ao nível 15, a historia era foda, os personagens muito bons...Mais jogar D&D 3e no nível 15 se tornou impossível e inviável

Retomamos recentemente esta mesma campanha, agora na 4e (todo mundo nivel 15) e o tom mais épico esta deixando o negocio como realmente imaginávamos, a campanha tem fluido muito bem (na verdade absurdamente bem), a guerra entre as forças da luz e das trevas esta no nível de poder correto

Eu espero que a campanha termine no nível 30 (provavelmente na praga magica) e que no final enfrentemos a maldita Shar!
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #13 Online: Abril 03, 2012, 04:33:17 pm »
A maior que joguei foi em Forgotten também e chegou ao nível 15, mas levamos cerca de 5 anos para isso (mestre murrinha de XP =P).

A campanha foi até quase o fim, mas como o mestre aloprou nos poderes especiais acabou perdendo a graça perto do fim e o pessoal resolveu começar outra. Mas foi a melhor campanha que já joguei até hoje.

Não tenho muito problema em não chegar ao nível máximo do jogo, muita gente se diverte nesses níveis, logo não vejo motivo de retirá-los. Mas prefiro que façam um jogo de 15 níveis onde cada nível é bem trabalhado que um jogo de 30 níveis onde os níveis mais altos acabem sendo deixados de escanteio no decorrer dos anos.
An Edition to rule them all???

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #14 Online: Abril 03, 2012, 09:24:16 pm »
Eu gosto de níveis épicos. Minha mesa 3e durou do level 1 até o 20... mas lá pelo lv20 o povo já estava despertando poderes épicos. O final da campanha foi espetacular com direito a luta emocionante contra o monstro final no início dos tempos (bem similar ao plot do FF1, onde iam criar o futuro como ele aconteceu) no qual o grupo foi todo destruído de forma permanente na batalha contra o avatar da versão de Hastur que eu usava.

Porém, os heróis conseguiram seu feito e lacraram a passagem e um dos jogadores ficou sendo o lacre vivo que mantinha a criatura presa e absorvia a mácula emanada por ele por toda a eternidade.

No jogo, o povo encontrou a mácula como uma espécie de mal que vazava de um certo templo. Era o local que milênios depois a resistência do lacre foi caindo e o mal vazando pro mundo. Eles não impediram nem venceram o mal, mas conseguiram tornar o presente possível com sua vitória.

Eu já disse que adoro viagem no tempo? XD
Pesquisas provam:
(click to show/hide)