Autor Tópico: [D&D 5e] Valores Raciais  (Lida 7682 vezes)

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Offline Heitor

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[D&D 5e] Valores Raciais
« Online: Janeiro 07, 2015, 08:37:50 pm »
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Puseram num grupo do Facebook essa tabelinha de quanto "vale" cada raça do Livro do Jogador, seguindo aquelas diretrizes do Livro do Mestre.

Tem coisas bem relativas, especialmente proficiências com armas, armaduras e ferramentas, que podem ser invalidadas por um escolha de classe e teve uma forçada braba pro Tiefling sair com 6.66.

D&D tem um histórico de combinações de raça+classe melhores que outras, mas vocês acham que nesta edição existem raças que inutilizam outras completamente?


Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #1 Online: Janeiro 07, 2015, 08:59:07 pm »
D&D tem um histórico de combinações de raça+classe melhores que outras, mas vocês acham que nesta edição existem raças que inutilizam outras completamente?

Depende: feats estariam permitidos? Mas não creio que chegaria a "inutilizar" uma raça completamente. Apenas que existem raças mecanicamente superiores a outras para determinados builds (com o material que temos disponível até agora).

Aliás, deram uma amenizada no valor de um feat. Ou eu que estou superestimando.

Offline Macnol

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Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #2 Online: Janeiro 07, 2015, 09:43:17 pm »
Bem interessante.

Mas achei muito idiota contar "Armor proficiency" duas vezes pro Mountain Dwarf. Um personagem costuma usar apenas um tipo de armadura pela carreira toda. Mesmo que a Armor Proficiency ganha por acaso seja algo útil pra classe, não vai ser 2x mais útil que uma outra raça que tenha apenas um tipo de Armor Proficiency.

Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #3 Online: Janeiro 07, 2015, 09:54:21 pm »
Assim como dar o mesmo valor para o bônus em todos os atributos do Humano. Em uma distribuição comum de atributos (15, 14, 13, 12, 10 e 8), apenas 2 atributos terão seu modificador aumentado (15 e 13), sem contar que praticamente toda classe tem ao menos 2 atributos que sao completamente ignoráveis, então ter +1 neles é algo praticamente inútil.

Also, +2 em um atributo vale mais do que +1 em dois atributos em diversos casos justamente porque é sempre um aumento automático de modificador (era o "o" motivo da 3e e 4e nunca colocar modificadores ímpares em atributos).

Pessoalmente, eu detesto modificadores de atributos raciais e proficiências automáticas raciais, então Next é um passo atrás (embora a 4e não fosse muito melhor).

Offline kinn

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Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #4 Online: Janeiro 07, 2015, 10:41:29 pm »
Você pode trocar um feat pelo aumento de atributo, então, por definição, feats tem que ter mesmo poderio... na prática não sei se ficaram equivalentes...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #5 Online: Janeiro 07, 2015, 10:45:35 pm »
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Você pode trocar um feat pelo aumento de atributo, então, por definição, feats tem que ter mesmo poderio... na prática não sei se ficaram equivalentes...

No caso do humano, é uma troca a ser feita sem pensar - o Humano com Talento Extra é bem melhor do que o com +1 em todos atributos porque ele terá +1 nos dois atributos que realmente interessam a ele (aka, os ímpares 15 e 13, que alteram o modificador) e o acesso a um talento 4 níveis antes do que qualquer outro personagem.

Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #6 Online: Janeiro 07, 2015, 11:13:11 pm »
No caso do humano, é uma troca a ser feita sem pensar - o Humano com Talento Extra é bem melhor do que o com +1 em todos atributos porque ele terá +1 nos dois atributos que realmente interessam a ele (aka, os ímpares 15 e 13, que alteram o modificador) e o acesso a um talento 4 níveis antes do que qualquer outro personagem.

Ainda tem a proficiência extra em mais uma skill, que também pode ser bem útil.

Essa variante do humano é tão boa, que em termos de otimização, se torna obrigatória para vários builds. A maioria das classes só tem direito a 5 talentos ou aumentos de atributo, e se a build em questão for daquelas que precisam de um atributo pra bater e outro para as CDs de suas magias/habilidades especiais o humano variante se torna praticamente uma escolha automática.

Me lembra o humano da 3.x, que de uma forma geral era visivelmente a melhor raça do jogo.

Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #7 Online: Janeiro 08, 2015, 04:47:00 am »
Essa tabela me lembra as disponíveis no BESM D20. Quem diria que o Anão da Montanha fosse o mais overpower entre eles?
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Offline ferdineidos

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Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #8 Online: Janeiro 08, 2015, 11:39:21 am »
Essa é a típica análise que não leva em consideração o contexto.

Anão da Montanha só é mesmo uma boa escolha pra algumas classes. E pra essas classes que ele é bom, a proficiência de armadura é inútil e a de arma também é meio inútil.

No fim, o D&D ainda mantém que determinadas raças são bem melhores que outras para certas classes.

Sendo que o humano do feat é tipo um curinga, serve na maioria dos casos.
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Offline Macnol

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Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #9 Online: Janeiro 08, 2015, 12:45:59 pm »
Sim, é uma análise muito fraca porque presume que todas as vantagens de uma raça vão ser sempre úteis pra todos os personagens, ou mesmo que um personagem vai conseguir tirar proveito de todas elas. É o tipo de coisa que passa longe da realidade da mesa.

Offline Atmo

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Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #10 Online: Janeiro 08, 2015, 01:14:47 pm »
O que calha mais é o Trance do elfo, que serve tanto pra dungeon crawl como para viagens de muitos dias e talz; pessoal precisa montar guarda e um elfo ranger é sempre bom de se ter como guarda.
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Offline Macnol

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Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #11 Online: Janeiro 08, 2015, 02:22:31 pm »
Não que isso seja um benefício que aumente muito o poder pessoal do personagem. Na verdade tá mais pra um benefício pro resto do grupo, que pode dormir mais.  :laugh:

Offline Atmo

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Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #12 Online: Janeiro 08, 2015, 03:25:18 pm »
Sim, e isso já corta um daqueles "papéis no grupo" pro pessoal que quer dormir em paz e recuperar as magias. Sendo que poderiam interpretar que fazer a vigia e "transar" por alguns momentos já contaria como long rest. Exceto nos casos do ranger for chamado pela sorceress e rolar um  :adulto:
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Offline Skar

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Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #13 Online: Janeiro 08, 2015, 11:25:38 pm »
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Sim, e isso já corta um daqueles "papéis no grupo" pro pessoal que quer dormir em paz e recuperar as magias. Sendo que poderiam interpretar que fazer a vigia e "transar" por alguns momentos já contaria como long rest. Exceto nos casos do ranger for chamado pela sorceress e rolar um  :adulto:

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Offline Atmo

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Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Resposta #14 Online: Janeiro 08, 2015, 11:40:26 pm »
:doido:
O que, é mentira minha? Short e long rest se caracterizam quando o cara faz o mínimo possível de esforço para enquadrar em descanço; ficar vigiando uma área não demanda esforço físico algum. Qualquer outra atividade mais elaborada, como rala-e-rola, já corta o tempo do rest.  :cthulhu:
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