Autor Tópico: [D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats  (Lida 1825 vezes)

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[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Online: Maio 20, 2015, 05:05:13 am »
Pra quem não viu, o Jeremy Crawford falou um pouco sobre a intenção dos designersem relação a alguns Talentos/Feats do D&D 5e/Next  (especificamente: Crossbow Expert, Lucky, Magic Initiate e Polearm Master). Segue o link para o Sage Advice (18/05).

Embora alguns esclarecimentos sejam bem-vindos, as voltas para sustentar algumas argumentações quanto às regras (a questão da munição para o Crossbow Expert, por exemplo) é intrigante. Ou o sistema tem uma organicidade bem sólida ou ele construiu sua argumentação pelo fim, costurando as relações entre o Feat/Talento e o resto do sistema (o que demonstraria que eles não tinham tanta visão assim quando o propuseram).

Enfim, é o Sage. Pra quem conhece o histórico de argumentações dele, já sabe como isso funciona.

Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Resposta #1 Online: Maio 21, 2015, 01:56:43 am »
Detalhe engraçado: Pela maneira como o Crawford interpreta o talento Lucky, ele se torna melhor usado quando você tem Desvantagem do que em situações normais, já que Desvantagem você rola 3 dados e escolhe um deles, enquanto em situações normais você rola 2 dados e escolhe um deles.

Ou seja, ataque com os olhos fechados e faça o melhor uso do talento. Incrivelmente apropriado:b

Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Resposta #2 Online: Maio 21, 2015, 07:54:18 am »
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Is it intentional that the second benefit of Crossbow Expert helps ranged spell attacks? Yes, it’s intentional. When you make a ranged attack roll within 5 feet of an enemy, you normally suffer disadvantage (PH, 195). The second benefit of Crossbow Expert prevents you from suffering that disadvantage, whether or not the ranged attack is with a crossbow.

When designing a feat with a narrow use, we consider adding at least one element that can benefit a character more broadly—a bit of mastery that your character brings from one situation to another. The second benefit of Crossbow Expert is such an element, as is the first benefit of Great Weapon Master. That element in Crossbow Expert shows that some of the character’s expertise with one type of thing—crossbows, in this case—transfers to other things.

Eu posso estar ficando paranoico mas o que eu li aqui foi: você acha que nos íamos perder a chance de dar uma vantagem aos floquinhos de neve  :b
War never changes

Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Resposta #3 Online: Maio 21, 2015, 09:03:06 am »
Citação de: Elfo
Detalhe engraçado: Pela maneira como o Crawford interpreta o talento Lucky, ele se torna melhor usado quando você tem Desvantagem do que em situações normais, já que Desvantagem você rola 3 dados e escolhe um deles, enquanto em situações normais você rola 2 dados e escolhe um deles.

Ou seja, ataque com os olhos fechados e faça o melhor uso do talento. Incrivelmente apropriado.

Tem isso também. Por isso, na mesa em que jogo a gente combinou em dividir as rolagens afetadas por Lucky em duas paradas: a primeira para definir a "rolagem base" (se vantagem, guarda-se o maior valor; se desvantagem, guarda-se o menor valor). Depois, a rolagem do d20 garantido pelo Lucky, comparando com a "rolagem base".

Ainda não é o melhor dos mundos (aumenta a complexidade, gera uma certa morosidade nas rolagens, etc.), mas pelo menos ameniza esse tipo de bizarrice.


Eu posso estar ficando paranoico mas o que eu li aqui foi: você acha que nos íamos perder a chance de dar uma vantagem aos floquinhos de neve  :b

Acho que é paranoia mesmo. Primeiro porque nem todos os Floquinhos™ têm proficiência automática com alguma crossbow (Wizard e Sorcerer somente têm proficiência com light crossbows). Segundo, porque considerando os elementos somáticos de conjuração de magias (verbais, gestuais, materiais, etc.), isso abre para a interpretação do mestre permitir o Floquinho™ lançar ou não uma magia estando com uma crossbow em mãos (e mesmo que ele use uma hand crossbow, salvo em builds específicos para isso, ele não vai tirar muito proveito do talento). Terceiro porque, bom é um talento ainda, né? Até Magic Initiate na própria classe Floquinho™ é melhor (salvo, de novo, builds muito específicos que aproveitem brechas nas regras).

Do meu ponto de vista, Crossbow Expert do jeito como está benefícia Rangers, Eldritch Knights e Paladinos baseados em DES, Arcane Tricksters, Magic Iniatiated e, talvez, algum clérigo muito louco (baseado em DES).

Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Resposta #4 Online: Maio 21, 2015, 10:07:06 am »
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Acho que é paranoia mesmo. Primeiro porque nem todos os Floquinhos™ têm proficiência automática com alguma crossbow (Wizard e Sorcerer somente têm proficiência com light crossbows). Segundo, porque considerando os elementos somáticos de conjuração de magias (verbais, gestuais, materiais, etc.), isso abre para a interpretação do mestre permitir o Floquinho™ lançar ou não uma magia estando com uma crossbow em mãos (e mesmo que ele use uma hand crossbow, salvo em builds específicos para isso, ele não vai tirar muito proveito do talento).

Só que ele não precisa estar segurando uma besta para se aproveitar desse beneficio

Yes, it’s intentional. When you make a ranged attack roll within 5 feet of an enemy, you normally suffer disadvantage (PH, 195). The second benefit of Crossbow Expert prevents you from suffering that disadvantage, whether or not the ranged attack is with a crossbow.

War never changes

Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Resposta #5 Online: Maio 21, 2015, 02:39:20 pm »
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Ainda não é o melhor dos mundos (aumenta a complexidade, gera uma certa morosidade nas rolagens, etc.), mas pelo menos ameniza esse tipo de bizarrice.

Honestamente? Eu adorei essa "bizarrice" do ponto de vista temático e mecânico. É bastante apropriado para mim que uma pessoa sortuda se dê bem justamente nos seus piores momentos (AKA, afetado por Desvantagens).

It's not a bug, it's a feature. :)

Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Resposta #6 Online: Maio 21, 2015, 07:17:34 pm »
Honestamente? Eu adorei essa "bizarrice" do ponto de vista temático e mecânico. É bastante apropriado para mim que uma pessoa sortuda se dê bem justamente nos seus piores momentos (AKA, afetado por Desvantagens).

It's not a bug, it's a feature. :)

Então, desse ponto de vista é algo interessante mesmo, mas aí depende de uma outra questão (e aproveito aqui para responder também o Ultramantis black em seguida): é o RAW vs. RAI e o senso da mesa. Conheço gente que usaria esse conceito de "pessoa sortuda" para representar o Lucky. Como conheço gente que forçaria a sorte para ganhar as três rolagens. Agora: o que ocorre se esses dois personagens "Sortudos" estiverem na mesma mesa? Funciona de um jeito para um e diferente para o outro? É um exercício imaginativo, mas convenhamos que Lucky tem até seu apelo entre os jogadores, dos "enroleplayers" aos powergamers.

Quando mestrar (se isso ocorrer), eu simplesmente diria que três vezes por dia você: i) ou transforma um erro numa rolagem de d20 (aí englobando jogadas de ataque, Saving Throws, Perícias, etc.) num acerto; ii) transforma um acerto numa rolada de d20 contra você em erro. Escolhas intercâmbiáveis entre si. Você pode escolher depois de ver a rolagem e saber o resultado dela. Restaura após descanso longo.

Pronto, sem ficar complicando demais uma ferramenta boa de jogo que é Dis/Advantage. Lógico, quebra a emoção de encher a mão de d20 e escolher o melhor, mas ainda representa, do meu ponto de vista, o cara sortudo.

Quanto ao Crossbow Expert: de novo, RAW vs. RAI. Eu até entendo um jogador argumentar que seu personagem tem tanto treinamento em crossbows que aprendeu técnicas de uso dela com qualquer outra coisa, inclusive lançando magias, e sem precisar da dita cuja. Mas o cara pegar o Talento só para ter esse benefício, ignorando que ele foi pensando para o uso de crossbows é meio cara-de-pau. E burrice também, para falar a verdade. Afinal, se você é um Floquinho™ tem coisa melhor para você pegar. Esse segundo benefício do Talento só vale (muito limitadamente, na minha opinião) para personagens devotados ao combate à distância (um Ranger, um Eldritch Knight de arco/crossbow, ou um Warlock especializado em Eldritch Blast por exemplo).

Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Resposta #7 Online: Maio 21, 2015, 09:40:13 pm »
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Então, desse ponto de vista é algo interessante mesmo, mas aí depende de uma outra questão (e aproveito aqui para responder também o Ultramantis black em seguida): é o RAW vs. RAI e o senso da mesa. Conheço gente que usaria esse conceito de "pessoa sortuda" para representar o Lucky. Como conheço gente que forçaria a sorte para ganhar as três rolagens. Agora: o que ocorre se esses dois personagens "Sortudos" estiverem na mesma mesa? Funciona de um jeito para um e diferente para o outro? É um exercício imaginativo, mas convenhamos que Lucky tem até seu apelo entre os jogadores, dos "enroleplayers" aos powergamers.

Bom, eles coexistiriam sem problemas a meu ver. O jogador que "forçar a sorte" provavelmente terá que arcar com as consequências mecânicas disso. Usando a situação que mencionei, alguém que se "cegou" (condição Blinded) para poder usar 3 dados em uma rolagem de ataque sofreria os efeitos negativos dessa condição até o fim do turno.

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Quando mestrar (se isso ocorrer), eu simplesmente diria que três vezes por dia você: i) ou transforma um erro numa rolagem de d20 (aí englobando jogadas de ataque, Saving Throws, Perícias, etc.) num acerto; ii) transforma um acerto numa rolada de d20 contra você em erro. Escolhas intercâmbiáveis entre si. Você pode escolher depois de ver a rolagem e saber o resultado dela. Restaura após descanso longo.

Pronto, sem ficar complicando demais uma ferramenta boa de jogo que é Dis/Advantage. Lógico, quebra a emoção de encher a mão de d20 e escolher o melhor, mas ainda representa, do meu ponto de vista, o cara sortudo.

Não nego, é uma solução mais elegante. Embora eu ainda considere quase todos os talentos praticamente inúteis comparados ao que se sacrifica por eles (+2 em atributos).