Bom, detalhes mecânicos de lado e um problema considerável em "usabilidade" (não há nenhuma tabela de Monstros por CR ou por Ambiente)...
Realmente ficaram devendo nesse aspecto. Eles bem que poderiam publicar essas tabelas na seção de design de encontros para remediar isso. Se bem que é bastante provável que elas já estejam disponíveis por aí na web como material fan made.
Enquanto o Monster Manual I de D&D 4e é maravilhoso para ser utilizado (todos monstros apresentam diversas versões em diferentes CRs, os poderes são autocontidos, os monstros são variados e você sabe o que esperar de cada um deles), ele tem a pior apresentação possível e faz com que o leitor tenha que "brigar com o livro" para descobrir as qualidades dele (sério, um livro todo branco, sem bordas, com ilustrações contidas em quadradinhos e reutilizadas?), o do D&D Next não sacrifica muitas virtudes da 4e (bom, salvo para humanoides, que são praticamente iguais, e por forçar você a decorar magias, ao invés de deixar os poderes contidos apenas na ficha do monstro), mas tem uma apresentação de fluff infinitamente superior (texto contínuo, não separado em duas partes diferentes) e um visual que aparenta ser de um livro antigo de monstros.
Por enquanto, acerto seu, Wizards.
Concordo e eu não achei a arte ruim como o Sirus afirmou, muito pelo contrário, o livro está muito bonito e tem várias ilustrações de alta qualidade técnica.
Quais foram as imagens que você viu, Sirus?
Ao que tudo indica, é verdadeiro, mas com um imenso caveat - Magias. Como a evolução do poder mágico em D&D Next é basicamente quadrática (com limites em buffs), Monstros de níveis baixos não são uma ameaça se o grupo tem conjuradores competentes.
Realmente, as magias em área me parecem muito eficazes na resolução de encontros com múltiplos monstros de CR baixo. Porém, na época em que fiz o playtest, os personagens tiveram muita dificuldade em enfrentar encontros contra muitos alvos de CR individual abaixo de seu nível, mas não muito abaixo (fiz um encontro com múltiplos monstros de CR 2 contra PCs de 4º nível e deu em TPK), então me parece que os monstros de níveis baixos são utilizáveis por uma faixa maior de níveis, mas ainda existe um limite para isso.
Não adianta forçar a barra e colocar Kobolds para enfrentar um grupo de 12º nível, pois não vai funcionar. Por outro lado, eles podem dar trabalho para PCs de 5º nível (algo impensável para criaturas de CR 1/8 na 3.x).
E por algum motivo profano, a maioria dos monstros humanoides que não tem magia são agora "Novos Combatentes" - eles só tem habilidade de atacar, sem nenhum efeito secundário ou poder distinto.
Acredito que a opção por monstros mais simples se deve ao foco do Next em acelerar os combates e facilitar a tarefa de mestrar para os iniciantes.
Monstros mais simples requerem menos tempo do DM em decidir as ações deles, ainda mais quando consideramos que o DM sozinho pode estar controlando vários monstros no combate, então esse detalhe pode fazer a diferença na velocidade do combate.
Para muitos aqui que são mestres experientes isso pode não ter muita relevância, mas eu já participei de uma mesa onde o mestre demorava consideravelmente nas ações dos monstros (não ajudava o fato desse mestre ter um perfil estrategista e usar muitos monstros inteligentes) e a lentidão era justamente na tomada de decisões - algo que tende a se agravar quando se tem criaturas com muitas habilidades especiais. E o pior que nessa mesa, os jogadores foram entrando na mesma onda e na última sessão chegou-se ao ponto de uma batalha durar por 4 horas.
Enfim, é muito provável que o formato dos monstros de CR baixo na 5ª edição não seja apenas uma questão de agradar fãs de AD&D, como seria também uma forma de tornar o novo D&D mais fácil de mestrar.