Bom, eu tenho duas experiências com D&D Next, uma de "Next Puro e By-the-Book" do nível 1-7 e outra em jogo, em Eberron com algumas modificações, nível 3-4 (atualmente). Indo ao ponto:
1. D&D Next é um retorno ao "Conjuradores Predominam", mas a um nível mais controlável porque certas regras que reforçavam o poderio deles são opcionais, como criação de itens mágicos. Contudo, não espere nenhuma versatilidade de Não-Conjuradores (embora Conjuradores Parciais como Paladinos e Rangers são realmente bons).
2. Eu ainda não testei ainda em níveis altos, mas em geral, não, o sistema de CR não é tão quebrado. É que CR não quer mais dizer um "oponente médio para o grupo do nível X", mas sim um "oponente difícil para o grupo do nível X" - e a forma como XP é calculado também mudou. Tem um ótimo post do Eltor
aqui sobre isso.
Sobre Wide Magic em Eberron, o que eu faço:
1. Encontrar pessoas com acesso a Rituais (talento Ritual Magic) não é particularmente raro, assim como Poções não são difíceis de encontrar e comprar.
2. Eu expando o uso de itens consumíveis em geral, através de Dragonshard Itens, Alquimia e Elixires que permitem um efeito mágico de duração curta. Exemplo usado em jogo, os jogadores tem acesso a Óleo Flamejante (Ação Bônus para usar, Arma ou 10 Virotes causam Dano Flamejante por um Encontro), Cristais Magirressonântes (Arma se torna Mágica por 1 encontro) e Relâmpago Portátil (O frasco explode em uma área de 3m causando 3d6 de dano elétrico), todos compostos alquímicos de Zilargo.
3. Nunca perca a chance de descrever algo trivialmente tecnológico como algo mágico. Sharn é um lugar perfeito para isso.