Autor Tópico: [D&D] Tormenta  (Lida 104966 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #15 Online: Abril 09, 2012, 10:35:55 pm »
@Youkai

Até aew não vejo um grande problema.

 :seta: Primeiro achar que todos os minotauros eram escravos é meio estranho. Provavelmente a maioria dos integrantes da raça se encontrava sob julgo.

 :seta: Segundo, os captores deles deveriam ceder um fluxo de mulheres para os minotauros, com o objetivo de aumentar a mão de obra escrava.

Isso  foi em menos de 10s pensando  :b
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #16 Online: Abril 09, 2012, 10:38:12 pm »
é que tô falando que não é citado que os minotauros usam mulheres humanas como esvravas nos tempos antes do rei orc. E por lá onde viviam quase não haviam humanos. Citam os minotauros dessa época como pacíficos até. Então como eles conseguiriam mulheres pra se reproduzir? Isso foi muito mal pensado.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #17 Online: Abril 09, 2012, 10:48:51 pm »
Vamos combinar que tormenta nunca foi um cenário que deu os maiores detalhes.

O minotauros mesmo sendo pacíficos ainda eram muito mais fortes que o humano médio extrapolar e dizer que eles se reproduziam com as tribos barbarás é fácil.  Creio que eles eram poucos naquele tempo.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #18 Online: Abril 09, 2012, 11:11:32 pm »
O que vira mesmo é um "Bolão".

Do Tipo vamos fazer um bolão para ver quem ganha qual é o próximo tema a ser jogado no meio do cenário e que nunca tinha aparecido antes...

Já tivemos Ninjas, Piratas, pistoleiros, Minotauros, grupos Sentai.

O que virá agora?

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #19 Online: Abril 09, 2012, 11:54:38 pm »
O negócio é saber como os minotauros existiam sem escravas sexuais, nos tempos pré-Goratikis. Ou se eles tinham, nunca foi citado direito. Ou vai ver é mais uma incoerência típica de coisas jogadas ao caos no cenário.
Ninguém sabe de onde veio, nem se são nativos. Sabe-se que foram criados por Tauron e só. Viviam em tribos e eram escravizados, até se unirem e revidarem, escravizando os outros.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #20 Online: Abril 10, 2012, 12:05:12 am »
 :seta: Ninja

Não foram jogados lá. Eles desde quando início já tinham criado uma justificativa para poder colocar elementos orientais no cenário com a criação de Tamu-ra e a formação de Nitamu-ra no meio da maior capital do reinado. Era questão de tempo.

 Além do que a classe Ninja que vc pode estar falando saiu em uma DS, adaptação de Naruto , por default tudo das DS pode ser usado no cenário. Exatamente como tudo que era lançado na 3,x podia ser usado em eberron

 :seta: Piratas

Tem um fucking oceano por ali realmente achou que nunca iriam colocar esse tema.  Galrasia é uma ilha que muitos aventureiros vão lá para explorar, óbvio que alguém ia começar a atacar esses grupos. Pior os piratas realmente são inseridos no mundo junto com o minotauros. Uma das poucas vezes que temas diferentes se relacionam. [ no caso os minotauros fizeram um marinha forte para tentar evitar que seus navios fossem atacados por piratas]

 :seta: Pistoleiros

Eles estão em uma unica cidade que pode ser ignorada sem perda nenhuma no cenário. Eles foram inseridos para ter um pouco de diferença expandindo a idéia de se usar armas de fogo que já vinha no primeiro livro do mestre.

 Só acho muita falta de reclamação atacar coisas que foram pedidas pelos fãs. Os fãs pedem é o que eve ser feito cliente tem sempre razão, ou será que isso está errado ?
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #21 Online: Abril 10, 2012, 06:59:27 am »
"os clientes querem cowboys. como a gente faz ?". "Ah mete uma cidade do velho oeste no meio de um reino medieval, que tá bom"

Tudo bem dar ao cliente o que ele quer. mas pelo menos faz direito

quanto ao lance Sszzas, continuo não vendo nenhum plano genial. os deuses praticamente deram a faca e o queijo pra ele.

« Última modificação: Abril 10, 2012, 07:09:39 am por Tyrael »
War never changes

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #22 Online: Abril 10, 2012, 08:50:20 am »
Esse tópico me passou batido.
De fato a ilustração do minotauro junto com seu escravinho + o texto "nós minotauros não somos malignos" ficou bizarra.

No fim das contas acho que a discussão representa um problema que está muito mais embaixo, a deficiência das tendências maniqueístas de D&D.

Ainda bem que, na 4e, dá pra retirar com toda facilidade as tendências, enquanto que nas edições anteriores e, claro, no TormentaRPG, isso é impossível.

***

Quanto ao cenário, deixa eu apresentar minhas pseudo-credenciais: eu jogava desde o suplemento da DB 50, usando D&D 3.0, quando não haviam regras oficiais para tanto.
Na verdade as primeiras regras oficiais pra Tormenta em 3.0 foram, em parte, de minha autoria. Não regras pro cenário em si, mas fichas dos personagens de Holy Avenger. Quem tem a Dragão Brasil 76 vai achar lá as fichas, que foram feitas por mim (estou como "Artur Oedipus", apesar de meu nome ser ArTHur, e não sou o único da minha cidade a ter o nome escrito errado pela DB), por um cara jogador do meu grupo chamado Rafael Botto que deu uns pitacos, e um sujeito da lista de Tormenta, chamado Johan Spellcaster.
Esse aí é que deve ser literalmente culpado pela ficha do Paladino, que tava toda lokona. Eu fiz a ficha dos protagonistas, apenas.
O que é relevante pra mim é que Tork ali aparecia pela primeira vez como bárbaro, além de guerreiro. O Cassaro veio me dizer que "não existiam bárbaros em AD&D" como se a própria DB 36 não houvesse publicado os kits pra bárbaro. Niele era do kit Charlatão, pra dizer que eles não usavam kits. (Aliás parte do plot era que ela usava as habilidades desse kit pra fingir ser maga.) Depois da matéria, ficou comum na HQ o Tork sair em literal fúria de combate.

Bom, eu passei um bom tempo jogando no cenário, comprando a revista da Tormenta e etc., até que encheu e eu fui fazer outra coisa mais legal.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #23 Online: Abril 10, 2012, 09:04:29 am »
Citar
No fim das contas acho que a discussão representa um problema que está muito mais embaixo, a deficiência das tendências maniqueístas de D&D.

Não acho que seja questão de deficiência das tendências. acho que é uma questão de escritores que não leram como as tendências funcionam (ou leram e ignoraram).

seria mais facil não terem colocado tendências em TRPG
War never changes

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #24 Online: Abril 10, 2012, 09:05:23 am »
Estou cansado, cansado de só ler o nome Tormenta. Anos de Jambô dá nisso. Só deixo essa imagem que eu fiz muito tempo atrás:

"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #25 Online: Abril 10, 2012, 09:12:49 am »
Citar
No fim das contas acho que a discussão representa um problema que está muito mais embaixo, a deficiência das tendências maniqueístas de D&D.

Não acho que seja questão de deficiência das tendências. acho que é uma questão de escritores que não leram como as tendências funcionam (ou leram e ignoraram).

seria mais facil não terem colocado tendências em TRPG

Eu acho tudo isso, mas continuo crendo que as tendências são limitantes demais. Quando se trata de regular as coisas por elas, praticamente todos os governos reais da antiguidade e do medievo seriam malignos, sem exceções. Considerando que o passado do nosso mundo real inspira essas criações de fantasia, fica meio difícil trabalhar com um império NORMAL, que não seja dominado por magos ultrafoda de netheril ou alucinados a la Nero, sem desviar das definições ou classificá-lo como maligno.
Escravidão é algo indiscutivelmente maligno, dizem, mas foi usado e achado normal por tudo que é sociedade real em contextos parecidos aos cenários de D&D. E na maioria das vezes achado normal pelos próprios escravos.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #26 Online: Abril 10, 2012, 09:18:19 am »
Citar
Eu acho tudo isso, mas continuo crendo que as tendências são limitantes demais

Eberron, Planescape e Dark Sun passam aqui para dar um alô.

Citar
Tudo bem dar ao cliente o que ele quer. mas pelo menos faz direito

Algum momento Tormenta teve pretensões não ligadas à Rule of Cool? Porque dentro de um cenário onde a Rule of Cool é o parâmetro-mor, Tormenta está fazendo isso direito.

Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #27 Online: Abril 10, 2012, 09:21:18 am »
Citar
Escravidão é algo indiscutivelmente maligno, dizem, mas foi usado e achado normal por tudo que é sociedade real em contextos parecidos aos cenários de D&D.

Sim, mas um cenario de D&D não é uma sociedade do mundo real
War never changes

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #28 Online: Abril 10, 2012, 09:30:56 am »
Citar
Escravidão é algo indiscutivelmente maligno, dizem, mas foi usado e achado normal por tudo que é sociedade real em contextos parecidos aos cenários de D&D.

Sim, mas um cenario de D&D não é uma sociedade do mundo real

Pra que me citar ignorando que eu falei também
Citar
praticamente todos os governos reais da antiguidade e do medievo seriam malignos, sem exceções. Considerando que o passado do nosso mundo real inspira essas criações de fantasia, fica meio difícil trabalhar com um império NORMAL, que não seja dominado por magos ultrafoda de netheril ou alucinados a la Nero, sem desviar das definições ou classificá-lo como maligno.

Eu vi um gancho bastante promissor na ideia: em vez de OOOOH STAR WARS IMPÉRIO DO MAL VAMOS NOS UNIR À REBELIÃO, que tal vc se rebelar contra os escravocratas e ser mal visto pela população subjugada?
Aliás, eu tenho aqui uma HQ de Star Wars que justamente usa essa ideia: Luke vai de emissário num planeta que é controlado pelo Império, querendo convencer o povo e seus líderes a apoiar a rebelião, quando estes simplesmente acham que é mais fácil viver sob o jugo do Império e ninguém estava insatisfeito. Coisa que não aparecia nos filmes, onde só víamos "agasgasgasg império maligno, todos estão revoltados por dentro e por fora"
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #29 Online: Abril 10, 2012, 12:19:27 pm »
Só acho muita falta de reclamação atacar coisas que foram pedidas pelos fãs. Os fãs pedem é o que eve ser feito cliente tem sempre razão, ou será que isso está errado ?

Se é prá ser fã-boy seja direito, oficialmente não existem Ninjas em Tormenta e isso foi uma pegadinha minha.

Há! Você caiu!

É engraçado alguém tentar dar uma explicação. Tentar achar uma razão coerente para algo que não existe. É melhor usar um argumento "Tem Pistoleiros porque é legal. (Ponto Final)". Do que tentar achar uma justificativa Pseudo-Intelectualóide para o caso.

Segundo não foram os fãs que pediram... Se tem uma coisa que o Cassamuran é bom é antecipar tendências e ele fazia isso inserindo elas nas revistas e na Tormenta e o jogadores ficam com aquela sensação de "Nossa é exatamente o que eu estava pensando em fazer!".

Ou seja ele manipulava as informações da forma que fosse mais convincente para ele (1984). Ele poderia publicar várias cartas elogiando as decisões deles e só publicavam alguma crítica se ele pudesse voltá-la a seu favor (geralmente ridicularizando quem a tinha feito em vez de realmente dar os motivos para a decisão que foi criticada). É mais fácil dizer "Estamos dando o que os fãs querem!" pois isso é ao mesmo tempo dizer "Hey... se você é fã é isso aqui que você quer", e ainda a celebre frase "Se você não gosta é porque não tem bom gosto.", ou a mais legal "Se você não gostou é porque é viado."

E isso se tornou um habito das suas legiões...

Mas novamente "Antecipar uma tendência" e "Fazer isso de forma coesa" não são sinônimos.


O que levanto em conta quando falo de "eventos jogados/soltos" são coisas como POR EXEMPLO um exército numeroso simplesmente aparecer do nada sem nenhum evento que o justifique e dizer "Eles sempre estiveram lá! É que ninguém tinha reparado neles antes."


Ao mesmo tempo que outros elementos ditos "importantes" simplesmente somem...
 

« Última modificação: Abril 10, 2012, 12:21:54 pm por Gun_Hazard »