• Nível em Tudo
O problema disso, como dito antes, é que deixa de ser bom um bônus qualquer de +1. Um +1 atualmente, representa dois níveis a mais nas suas chances. Reduzir esse bônus para 1 nível pode ser um pouco tenso.
Só transformar os +1 em +2.
Não é bem assim.Tu tá duplicando o bônus "corriqueiro". Daí, se você consegue um bônus total de, sei lá, +6, nessa métrica, ele passaria a ser +12, e assim por diante. Já fica meio ruim administrar bônus muito grandes e eles seriam aumentados? Sei não. Não me parece uma boa.
Principalmente agora depois de ler o post do Deicide em que ele chama a atenção para um grande detalhe: quanto mais gradual é o crescimento dos bônus de ataque e dano dos personagens mais "reaproveitáveis" são os monstros.
Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.
O problema de deixar aberto de mais é a chatice para se escolher tudo. Todo nível que você ganha um novo poder por encontro ou diário, você tem uns 4 poderes (por padrão) para escolher 1. Ainda assim, as pessoas demoram para se decidir porque tem que ler os poderes e tal. Imagine se tivesse que escolher um poder numa lista muito maior. Fora que isso atrapalha a questão do iniciante, que tem preguiça de ficar lendo muito. Então se torna muito mais prático um "escolha 1 entre 4" do que "escolha 1 dessa listona aí".
Contudo, pessoalmente, eu não vejo problemas na listona, já que eu gosto de ficar lendo e escolhendo os poderes de qualquer forma.... Mas eu tou imaginando que esse foi um dos motivos para os poderes serem arquitetados assim, embora os poderes de um mesmo patamar tenham mais ou menos o mesmo poderio (já vi casos em que um poder por encontro de nível mais baixo é até melhor que algum outro poder por encontro de nível mais alto).
Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Eu concordo. Acho um exagero os personagens de níveis altos com 4 poderes diários e tudo o mais. 4 poderes diários é muita coisa, o cara passa até a quase usar como poder por encontro, levando em conta que um dia tem o que, uns 4 ou 6 encontros. Isso tira a dramaticidade do poder diário (que é particularmente emocionante nos níveis baixos) e banaliza o dano.
Poderes modificáveis ou combináveis
Apoiadíssimo. Era basicamente o que eu disse antes: poderes modulares que sirvam para mais de um tipo de situação. E isso, para mim, é a chave para a redução das listas de poderes.
Classes menos específicas, Papeis mais livres
Eu acho preferível uma classe específica que tenha mecanismos que façam ela tender para um outro papel, mas no máximo 1 outro papel além do padrão. Mais do que isso, o jogo perde o foco no grupo e isso é um retrocesso.
O que acontece: quanto mais específicos, melhor as classes fluem, pois possuem papeis específicos no combate e ninguém vai fazer isso melhor que eles. A adição de um segundo papel baseado nas escolhas internas do jogador em sua build faz com que ele se torne mais versátil, mas não tão versátil assim ao ponto de tentar ser "autosuficiente". E isso, a meu ver, já é suficiente para termos um grupo se virando bem na ausência de um papel em espefícico. Digamos que, na ausência de defensor, o agressor do grupo adote secundariamente o papel de defensor e o mesmo sendo feito pelo líder, enquanto o controlador adota um segundo papel de agressor. Isso provavelmente, sendo bem arquitetado, já resolveria o problema da ausência do defensor. Algumas classes já tem esse "jeito" de flertar com outros papeis, acho que basta isso ser expandido tanto em qualidade, quanto em quantidade (isso é, a classe poder adotar todos os outros 3 papéis como secundários).