GG, não é diferente de um grupo low level vencer um desafio bem alto para o que normalmente conseguiriam. O ganho de xp, relativo ao nível deles, é muito mais recompensa que um grupo nivelado vencendo o mesmo desafio. A mesma coisa. Obviamente é impossível fazer algo prático que calcule precisamente o desafio conforme toda build dos personagens, mas há uma quantidade de coisas bem razoáveis de fazer.
Por exemplo, dane-se nd, um grupo de inimigos voadores contra um grupo sem nada que os alcance vai ser um desafio bem mais complicado. Eu acho que esse tipo deveria ser contabilizada... de verdade já fazem isso, o narrador coloca bom senso, mas sabemos o quão preciso bom senso é. D&D já tem essa base ótima para calcular desafios, não seria difícil colocar ao lado de certas habilidades ou fraquezas dos monstros uma nota do tipo 'ajuste +1'(traduzindo: se o grupo não tiver defesa/resistência aquilo, +1 na ND). Coisa do tipo.
O lance de xp por ND é mais uma questão da lógica do próprio jogo. A idéia não é que o grupo de heróis fodas é menos recompensado: aquilo pra eles agora é bobeira, eles agora podem lidar com coisas muito maiores. XP relativo ao nível de desafio(o quão difícil é) parece-me mais do que justo.
O ponto do que eu falei não era o xp entretanto: e sim ajudar ainda mais o narrador a bolar desafios bacanas para o grupo, contabilizando itens mágicos. Com eles de fora da matemática dos níveis, o grupo conseguir(ou o narrador dar) itens mágicos tornaria difícil equilibrar as coisas. Atualmente d&d 'dê no mínimo isso de itens e no máximo isso, conforme nível, senão a matemática quebra'. Mais prático seria o contrário, calcular o desafio conforme o que o grupo tem(principalmente com itens).
Daí alguém querendo rolar campanha low magic e alguém rolando uma campanha monty haul poderiam usar as mesmas regras básicas, sem se preocupar em adaptar nada...