Então,
Acho que a matemática do jogo poderia muito bem já estar incluindo os bônus e valores de itens mágicos, não necessitar de itens, o personagem já tem isso.
Então os "Itens Mágicos" teriam apenas um bônus situacional de +1 para uma situação muito específica.
Deixa eu dar um exemplo para facilitar:
Considerando que o personagem já tem tudo preparado, ou seja enfrentar um desafio de nível 15 para um personagem de nível 15 significa ter uma chance de pelo menos 55% de sucesso (10+ no d20).
Se tiver um Item Mágico que o mestre "presenteou" o personagem pelo seu desempenho, ou mesmo porque a história pede que o personagem tenha o item ou qualquer que seja a razão, irá conferir APENAS +1, não importando o nível do item.
Logo, a matemática fica em 60% de sucesso (11+ no d20), apesar de ser 5% de aumento, não representa um valor realmente alto ao ponto de quebrar toda a mecânica do sistema.
Logo é aceitável.
Quando a "mágica" do item,
Irei tentar usar as regras de itens mágicos da 4e para demonstrar:
Banidora dos Mortos-Vivos
Aprimoramento: Ataque Contra Mortos-Vivos
Propriedades
• Emana uma luz de 10 metros de raio. Você sabe da presença de qualquer morto-vivo dentro dessa área.
• Qualquer ataque contra mortos-vivos causa +1d6 de dano.
Golpe Sacro: Ataque contra Vontade; O morto-vivo fica Paralizado (TR Encerra); Ataque secondário contra todos os mortos-vivos a até 2 quadrados de distância, estes mortos vivos estão Pasmos até a próxima rodada.
Qual a moral,
A arma possui um poder por encontro (já que estou desconsiderando que existem poderes diários), e algumas propriedades interessantes para o personagem. Além disso contra mortos-vivos a arma recebe um bônus de +1 no acerto, e +1d6 no dano.
Uma ideia simples para um equipamento.