Por uma acaso a 4e foi um fracasso de vendas que justificasse uma mudança ou retrocesso no paradigma tão grande assim?
Ou eles tem o pesamento de que quem gostou da 4e vai continuar jogando qualquer coisa que eles fizerem?
Mark, a estória é longa :
As pessoas se baseiam nas informações de preferências feitas pelo site
http://www.icv2.com, para afirmar que o Pathfinder vendeu mais que a 4E.
Os critérios que esse site usa são vagos e não comporta a realidade, ele não tem acesso as vendas e lucros dos dois sistemas, seja D&D seja Pathfinder.
O próprio
The New York Times mostrou numa reportagem no ano passado as vendas entre os dois sistemas, usando de informações reais financeiras dos mesmos,
D&D 4E vendeu mais que Pathfinder sempre, em todos os anos.
Fanboys de Pathfinder adoram espalhar mentiras para colocar o seu sistema a frente de D&D.
D&D 4E manteve boas vendagens e o 1º lugar sempre, nunca deu prejuízos a Wizard/Hasbro, mas não correspondeu a expectativa de lucro maior desejado pela empresa.
Existe dois motivos principais para isso, porém um motivo foi o mais destacado.
Motivo nº 1: As revistas Dungeon Magazine e Dragon Magazine em papel e sua distribuição era feita a alguns anos por uma empresa terceirizada contratada da Wizard, o nome da empresa é Paizo.
A Paizo ganhou muita grana com esse trabalho.
O anúncio da 4E gerou uma ruptura entre a Wizard e Paizo.
A Wizard decidiu que o conteúdo das revistas continuassem com a Paizo, porém não mais produzidas em papel e sim de forma digital, aonde os usuários acessariam o conteúdo através da ferramenta digital chamada D&D Insider.
O conselho da Paizo viu que o seu lucro seria pífio e decidiram continuar o D&D 3E usando a licença aberta na forma do Sistema Pathfinder, e se deram muito bem, pois ganharam muito lucro com isso.
Todo o lucro que o Pathfinder ganhou é um lucro que não entrou no bolso da Wizard/Hasbro e por isso o Pathfinder tornou-se algo tão incomodo para a Wizard, pois uma empresa rival está ganhando rios de dinheiro com um produto D&D.Agora me digam com toda sinceridade, SE a Wizard/Hasbro mantivesse a produção das revistas em forma de papel com a Paizo como era no D&D 3E, não existiria um tal de Pathfinder RPG incomodado os lucros da Wizard/Hasbro e o seu D&D e
não teríamos uma 5E batendo na porta tão cedo. Logo, os motivos principais foram tomadas de decisões erradas da própria Wizard/Hasbro.
O Pathfinder é o motivo principal de uma nova edição do D&D sair por agora e não o sistema do D&D 4E em si, logo, é bom separar alho de bugalhos.Sistemas Indies não fazem sombras aos lucros da Wizard/Hasbro, somente o Pathfinder faz, e na real, Pathfinder é D&D, ou seja, se D&D fosse perder para alguém, perderia para si próprio, e nem isso ocorreu com o Pathfinder.
Motivo nº 2: Esse motivo tem um impacto menor comparado ao 1º motivo. A Wizard/Hasbro produziu uma nova licença aberta mais restritiva e as empresas parceiras se viram traídas por causa dessa nova licença e não pelo lançamento da 4E.
Se a 4E tivesse uma licença aberta, a produção de produtos paralelos seriam grandes, e a propaganda e vendas indiretas envolvendo o D&D 4E seriam maiores para a própria Wizard/Hasbro.
Logo, a Wizard/Hasbro deu um tiro no próprio pé ao tomar medidas unilaterais traindo seus parceiros e com isso não lucrou tudo o que pretendia com o novo sistema. O D&D 4E é um sistema elegante e bem produzido, possue prós e contras tal qual o próprio D&D 3E e Pathfinder.
Se a Wizard/Hasbro tivesse sido esperta na época, teria mantindo a licença antiga, as revistas em papel nas mãos da Paizo, e produziria paralelamente as duas linhas: D&D 3E e D&D 4E. Obviamente não existiria um tal de Pathfinder.
A
*TSR produziu ao mesmo tempo a linha do D&D 1E e do AD&D e lucrava com as duas linhas.
A 5E é uma forma da Wizard/Hasbro tentar lucrar com todas as edições ou pelo menos atrair o público dessas edições novamente.Resumindo: O sistema da 4E nunca foi o problema real, seja ele parecido com MMO ou não, o motivo foram as decisões erradas tomadas pela Wizard/Hasbro.A liderança atual da Wizard/Hasbro descaradamente procura colocar a culpa da 4E não ter gerado todo o lucro esperado no sistema de regras e não em seus erros do passado que nada tem a vê com o sistema de regras da 4E.
*. O motivo principal da falência da TSR não foi a produção das duas linhas simultâneas, mas sim a produção excessiva de cenários que no final não deu o lucro desejado e fudeu literalmente com a empresa.