lembre-se que um aventureiro não é uma pessoa normal. um guerreiro pode ter força 18 enquanto uma pessoa normal tem força 10, ou seja, ele é MUITO forte
Sim, meu caro. Mas veja só, o design de D&D condicionou os jogadores a aceitarem magia como um
a catch-all term[/Silva] termo abrangente pra explica coisas que funcionam na base do "Porque sim, Zéquinha".
Boa parte da reclamação da 4e como um todo (além de sua apresentação enfadonha) é que agora "todo mundo solta magia, e por isso mago não é mais especial" ou então "virou videogame porque guerreiro solta magia". A resenha da Dragonslayer por exemplo, é um bom exemplo de mídia especializada martelando esse ponto.
Tu tá pensando exclusivamente em fontes Lumine.
O que eu acho é que não é por que algo é mundano que ele é igual a todo o resto que é mundando.
Não separo o sistema apenas em mundano/mágico, prefiro que tenha mais nuances.
Se fosse simples assim, une o clérigo e o mago de uma vez. Ou pra você existe tanta diferença, além das fontes, entre as magias arcanas e divinas?
Sim, e não, Mark. Citei classes e não fonte, mas é um bom ponto - é pensar nas limitações que as classes que representam as fontes oferecem quando comparadas umas as outras. Uma classe marcial TEM limitações de diversidade - ou você consegue imaginar um poder marcial que cause efeitos acima do comum sem erguer sobrancelhas?
Pombas, cara, o Blinding Barrage (que é um ataque LIDNOD) já teve reclamação no fórum da wizards porque é um "ataque de área" marcial!