Como eu leio e jogo/testei sistemas diferentes, tem elementos individuais que aprecio em cada um.
Quando o assunto é HP, o sistema que mais me agradou é o de Tagmar 2, com Energia Heroica e Energia Física, não existe essa de HP ( muito menos o nome torto em português: PV).
Como o jogo é heroico, lógico que eu não quero uma letalidade estilo GURPS ( no modo padrão) e muito menos de jogos Old School.
Condição Sangrado: Não gostei na 4E da Condição Sangrando, só presta para disparar poderes mesmo, e o nome é terrível.
Lentidão de Combate 3E/4E :
Qualquer mestre de 4E que se preze sabe que reações imediatas/interrupções imediatas apesar de teoricamente e estrategicamente serem lindas, é um dos motivos principais da lentidão no combate ( se ataques de oportunidade já enche o saco, imagina esses outros dois que inventaram).
Combate lento é uma praga em 3E ou 4E, tem mestres que arrumam 1000 artifícios para acelerar o combate, procurando corrigir esse erro evidente do sistema, mas para mim, combates dinâmicos e rápidos tem que vim de "fábrica" no Sistema.